nas tribos da cidade '

-

12/03/2009

É preciso conhecer a história




Repito. Indonesia e um pais com mais mulcumano do mundo , mas Bali e Hindu . Uma mistura de Hindu da India , Budismo da China com as crencas dos seus antepassados. Esta mistura se deu no inicio da era crista devido ao comercio de especiarias . Abriu-se os mares , mercadorias e culturas foram trocadas.
Seguimos - Apesar da Indonesia ser um pais milenar , onde se tem vestigios da era neolitica – idade do bronze. Somente na segunda Guerra consegiu se libertar da Holanda que foi invadiada pela Alemanha e perdeu as forcas em consequencias perde a colonia . Indonesia passa a ser liderada por Japao que no final da Guerra concede liberdade para a Indonesia , pois tinha recebido apoio desta.
Os holandeses retomam suas forcas e resolvem brigar pela Indonesia , foram 4 anos de luta ate que a Indonesia deu seu grito de Liberdade.
Foi assim que a cultura ( milenar) da Indonesia foi construida , sob influencia de varias invacoes culturais e conceitos religiosos. E isso faz a Indonesia um pais de uma cultura ricamente diversificada. Contudo . A uma linha cultural e de costumes que iguala os indoneses.
Bali e um caso especial , estando aqui se ve nos olhos o orgulho dos Balineses, pois superam as invacoes e manteram a cultura da sua gente. Apesar das muitas mortes que tiveram . Logo ali nos anos 30 DE 1930 mas precisamente em 1597 , o ano que tudo comecou e foi ate os anos de 1930 , uma frota de barco holandeses comandada por Cornelius Houtman , chegou em Bali.
Os holandeses ao chegarem em Bali , enloqueceram ao verem a flora , a fauna , as mulhere e homens vestidos somente com saron ( com o peito nu) , enfeitados com flores, as dancas , os instrumentos ,as cerimonias. Enloqueceram com tantas coisas exoticas. Chamaram a ilha de ; a ilha dos sonhos , do amor , da magia e assim foi ... Alguns holandeses ficaram em Bali outros voltaram para dar a noticia da descoberta do paraiso . As noticias na Holanda correram em 19601 os holandeses enviaram a Bali o Heemskerk com muitos presentes para o rei . Este de grado deu uma jovem balinesa como “ denada” . Mas tarde as relacoes entre as Indias e Europa se estremeceram por causa da Companhia Oriental Holandesa , uma organizacao de traficantes e mercadores que cujo objetivo era explorar a ilha , sem limites. Obrigavam a populacao pagarem imposto , confiscavam terras e criaram monopolio .
Apesar de toda a fascinacao ... o olhar sobre os balineses ; foi soberbo . Eles “ os civilizados” , com pouco de tempo aqui , creram que tinham que domesticar os balineses com a educacao europeia. Ai comecou a briga.
A historia registrou , a briga , como suicidio coletivo , pq ao se sentirem ameacados e sufocados com a presenca dos holandeses , - ha um sitio arquiologico em Bali , a cerca de Ubud , que esta cravado , na pedra , um carro com soldados holandeses tomando cerveja e violentando as balinesas.
Os reis das Aldeias , convocaram seus homens , mulheres , velhos e criancas , de todas as castas , para o enfrentamento , um a um ; do Puri ( palacio) de Tabanan , do Puri de Ubud , do Puri de Denpasar . Para a guerra.
Em fila vestidos com roupas de guerra a comitiva sai da aldeia , levanco consigo os utensilios de ouro . A familia do rei , levada pelos seus suditos no ombro , sairam . De repente . Um grito de guerra e ao ataque. Contudo.
Suicidio , pq as armas que tinham eram lancas de ferro contra soldados holandeses que estava adiante ; la na euro pacaminhando para a 2 revolucao industrial armada ate os dentes , cheio das razao.
De fato . Morreram muitas aldeias inteiras ; suicidio coletivo. A tristeza se asola , geral , em Bali. A um relato historico de um jovem que estava fora de sua aldeia , quando o suicidio aconteceu , e ao voltar de deparou com a sua a gente morta esparramada pelo choa. Pegou um punhal foi na frente dos soldados holandeses e se matou.
A repulsa foi total contra os holandeses . Tomados pela conciencia que os halandeses eram mais forte , devido ao armamento , usaram outra tatica; a indiferenca. Passaram a viver suas vidas como se eles nao estivessem aqui. E se fortaleceram em seus costumes e crenca , em memoria daqueles que morreram por ela. E assim a cultura balinesa se fortificou ainda mais , como indentidade , como vinganca . Passaram o tempo. Papel pra ca papel pra la , la na Europa. Ate que as tropas holandesas foram retiradas.
Uma vez na sala de aula um professor pediu para falarmos sobre a historia de nossos paises de origem .
Uma aluna , nao se cargas d’gua , disse que Bali tinha sido colonizada pelos holandeses. Deu pra senti na hora , os olhos firmes ; jogado em historias passadas , em um subito instante , depois , voltada ao presente; ele. Nada falou.
Creio . Tambem . Nao foram colonizados por nimguem . Venceram . A primeira marca de uma colonizacao e a perca da lingua materna ; do colonizador para o colonizado , como no Brasil , por exemplo ; falamos portugues e nao Tupi , fomos colonizados. Eles falam bahasa Bali e nao Holandes .
Aqui em Bali nao tem nada da Holanda , nada. Nao ha vestigios de Holanda , no comportamento cultural dos balineses .
Em Denpasar tem um museu dentro de um monumento que se chama : Puputan Badung . rodeado de uma praca belissima , que ao entardecer vem toda a gente para passiar , comer milho , fazer yoga , jogar futebol , andar de bicicleta , correr... Ver o por do sol ; que realca a silueta do museu.
La tem toda a historia de Bali ,contadas em miniaturas , coisa linda. Tem , tambem , escadas que te leva no Pura Zagat Reata aonde se tem a vista da praca e de Denpasar. La que esta guardada a historia .
Para ter julgamentos,- bons ou ruins - , de uma gente ; e preciso conhecer sua historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário