nas tribos da cidade '

-

08/04/2009

Relato 24




No radio ; o gamelam toca e uma voz ; om swastiastu. ( saudacao balinesa) . E avisa ; Jangan
( nao de proibicao) , no dia 26 de marco. Nao pode sair na rua , nao pode fazer qualquer tipo de atividades , nao pode acender a luz a noite , e um dia de silencio total.
Nada em Bali funciona , para tudo! Hotel , aeroporto , taxi … Aquele que desobedecer paga multa. So a policia trabalha , ficam rondando Bali , se a noite eles verem alguma casa com a luz acesa , eles batem na porta pedem para apagar as luzes e multa.
Hari Raya Nyepi e a festa mais importante e o ano novo Hindu , em que se purifica toda a ilha de Bali , marca o inicio da primavera , e o unico dia festivo nacional do calendario Saka .
Cae no primeiro dia de lua escura, por isto nao tem um dia certo no mes de marco . A comemoracao do Nyepi marca o comeco da primavera , o final das chuvas.
Os balineses acreditam que a terra esta enferma e febril ( devido a muita chuva) , com isso os senhores do inferno Yama e Hades se aproveitam da debilidade da terra e saem das profundesas , e toman conta de Bali.
Por isto e preciso purificar Bali.
Para as cerimonias , para qualquer tipo decisao da vida , os balineses seguem o calendario Hindu .
O Calendario Hindu e dividido em semanas e cada semana tem um nome . E cada semana destas e favoravel para algo . Tem uma semana que e para casamento , outra para comprar outra para vender. O calendario e muito complicado , pois esta em sanscrito balines. Entao quando um balineses precisa se orientar nos dias , ele vai ate o Brahma , paga , e faz uma consulta para ver que dia e melhor para o tal.
Contudo eles seguem tambem o calendario ocidental para atividades mundias , ja para particularidades o calendario Hindu.
Faz 2 semanas que Bali esta agitada e moto , carro , caminhao , pequeno e grande cheio de preparativos para a cerimonia , pra la e pra ca. Bali esta euforica. Ha muitos detalhes antes do Hari Raya Nyepi .
Nos dias 17 a 19 de marco foi a cerimonia galunggan , que e comemorada a cada 6 meses. nestas festividades eles acreditam que os antestrais vem para os lugares de seus sucessores , se supoem que eles chegam 5 dias antes do dia de galunggan. Recebem muitas oferendas e regressam ao ceu depois de 10 dias antes de kuninggan.
Nos dias galunggan as casas devem ser bem limpas e os utensilios velhos bem lavados , para receber os espiritos.
Em todos caminhos em cada entrada de cada lugar , se ergem penyores de bamboo , junto com pequenos altares ande e colocada as oferendas para os espiritos aonde tambem o se poem lamak ; mosaico de folha de palma. Estes penyores tem a intencao de serem vistos pelos deuses que moram nas montanhas.
Antes do Hari Raya Nyepi , tambem , cada familia do Pura tem que se purificar e a cerimonia ; metjaru.
As familias dos puras saem em prosicao ate o mar e la se banhan para a purificacao.
A familia do Pura de Besakih ( o mais importante de Bali) caminharan tres dias para o mar .
De sukawati se encontraram as 5 da manha na frente do PURA Desa , e caminharam ate as 7 rumo ao mar.
O governo de Bali , autoriza as brigas de Galo nos Puras , parte essencial da cerimonia .
Eles creen que a terra impura , pelos demonios , tem sede de sangue , e quando derramado ela se cura.
Os galos derrotados , mortos serao muitos bem preparados para o Hari Raya Nyepi , um dia antes , pois no dia nao pode cozinhar.
Os estrangueiros que aqui estao costumam viajar neste dia e os que aqui ficam , uns dizem que e bom pra descansar e outros torcem o nariz com medo da noite escura sem lua , nao pode acender a luz .
Eu!? Ficarei aqui …
Depois eu conto.

2 comentários:

  1. Acabei de chegar de Bali ( 28/3 a 7/4 ) e enquanto procurava na net mais coisas sobre Bali, descobri este blog.

    Gostei muito... e vou voltar para ler mais.
    Até amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir