nas tribos da cidade '

-

27/10/2008

Relato 5 - 5 /10/08


Hoje aqui a noite tem lua cheia , cheiassa! do jeito que poeta gosta …
Tem coisas que nasce grudada com a gente e nao tem quem tira tipo pinta de nascence.
A maioria das vezes que vou em alguma loja as vendedoras gostam da minha bolsa , brinco ou pulseira . Ai fica assim eu babando nas bolsas da loja e elas babando na minha. E olha que eu nao estou tao balacobaco assim , to simprinnha , com umas bijoteriajinhas timidas , muitas delas feitas em Garopaba ( praia de S. Catarina) , pecas antigas .
Ontem fui em uma loja a vendedora elogiou meus balabobaco , falei que foi eu quem fiz . Ela pirou! E pediu pra mim esina – la . Ela e a dona da Loja
( pequena), e faz alguns bordados. Poi Bem!Ca estou no meio das agulhas , fios, linhas , misanga … Tem jeito nao !
Semana passada eu tomei meu primeiro banho de chuva , a caminho da universidade Tabanan . Uma chuvona ! Olha que a chuva aqui e 8 ou 80 nao tem esse negocio de garoinha nao. Normalmente e 80. Foi muito Bom! Lembrei quando tomava banho de chuva de madrugada andando de baike. A Duchenka parou na Estrada colocou a capa de chuva e falou : Batman , me deu uma berada da capa e la fomos nos ! Foi chuva em! A capa nao deu conta, e era chuva caindo do ceu , e a Duchanka nao parou nao , foi ate o destino firme! Nice!
Passou um carro e mando um tsunsmi bem do nosso lado , pulou de ponta dentro da minha blusa – eu nao sei como que pode uma coisa desta pq eu estava com a bolsa na minha frente! A Duchanka ficou brava , ficou ratiando , muito engaracado! mas o cara nem ouviu estava em um carro alto e passou batido. E la fomos nos , a Duchanka dizia : Katalina!!! HUUuuUuu ! Eu
: HuUUuUuUU !!!
Chegamos -claro- ensopadas . A Duchanka chego contando do tsunami dizia que tinha sido uma experiencia incrivel . O professor nao veio! Voltamos na chuva.
Eu estou indo com a Duchanka para a universidade pq eu nao estava segura na boleia , mas agora estou melhor.
Quando eu cheguei aqui , a primeira ideia era nao aluga moto nenhuma o transito aqui e LoKao !! As primeiras voltas que dei aqui percebi que pedestre nao tem vez nao. Nao tem calcada pra andar , sao estreitas e as que tem a maioria dos bueros estam destampados! E buraco pra todo lado! E pra atravessar a rua entao e uma vida! E uma loucura de moto pra la pra ca , que parece que o cerebro nao processa direito , ai da um perdido. Eu com cara de nao sei o que? Tentando atravessar a rua. Aluguei a moto .
Fiquei dois dias olhando pra ela , eu no sofa e ela la fora.
No 3 dia eu falei pra mim, vamos la mule! Vc aprendeu a andar de bicicleta sem rodinha sozinha. Desci na maior descida que tinha na cidade que morava – as maluquises comecaram cedo.
Entao eu me levei pra passiar , fiquei com priguica de brigar comigo , utimamente vivemos em tempo de paz . Nos andamos juntas desde que nasci , entao chega-se um tempo que e perca de tempo certas coisas. Fomos olhando as ruas , ai que eu ficava com mais medo ! Gente! Moto aqui e meio de transporte de familia . Andam 4 na moto , a familia inteira! A crianca pequena vai sentada na frente com a maozinha no painel a mae atras e o irmao entre o pai e mae! Falei pra mim , ta vendo ja pensou se eu fazer alguma danera e bater numa familia inteira! Por uns dias eu andei em Denpasar com a boca aberta !
Pois bem ! falei pra mim : veja bem ou o copo esta meio cheio ou meio vazio - gostamos de filosofia claras e baratas , as caras sao carrankudas e assassinas de filosofos , eu em? nem pensar!
O copo esta meio xeio! Sempre ! Olhamos para outro lado e vimos os mais velhinhos e os adolescents andando nas ruas de moto numa boa! Falei pra mim : se eles conseguiram vc tambem consegue . Fomos pra casa, tomei Sadol pegei a chave , nao consegui liga ai veio os vizinhos e me ajudaram e a criancada rindo e pulando em volta . Fui axei mais facil que andar de Baike , pois requer mais cordencao motora , dei 3 voltas no quintal . Durante dois dias andei no quintal no terceiro sai e fui para a rua andei a 20 por hora . Ate que nao fiquei muito com medo pq eu andei muito de baike no movimento das avenidas , o medo era do acelerador de perder o controle.
Na rua a galera vive buzinando pra mim , pq eu ando devagar , tem gente aqui que me chama de kety tique – tique , pq eu qndo devagar . Tudo bem ! eu ando devager mais nao cai! Tres aqui cairam , eles pegam um pouco de seguranca e axam que sao o Motoqueiro fantasma .
Novamente durante 2 dias andei na rua perto de casa . No 3 dia estava enjoada de andar na mesma rua , passou a ser uma lida eu me convencer a praticar. Tinha medo mais precisava de um estimulo , tivemos uma ideia! A praia!
Peguei a moto na manha seguinte, sem pensar muito , e fui como nada tivesse acontecendo e me enganei , caimos na estrada! Segui as placas – beach Sanur e boa! Da minha casa a Sanur e uns 15 a 20 minutos eu levei quase 1 hora , mas cheguei. Me enpolguei com este negocio de estimulo e uma noite em casa eu vi no jornal que tinha laranja em um Mercado . Puxa laranja ! que saudade de laranja! Eu nao tinha visto laranja aqui . Hum … no outro dia peguei o nome da rua do mercado e fui atras das laranjas ate esqueci do medo que me assolava , so pensava nas laranjas! E fui parando e perguntando a direcao da rua da laranja . Subi , desci , curva pra la curva pra ca e nada de laranja . Um sol de esturrica canela estrala mamona como dizia minha vo e nada de laranja. Eu sai de casa as 10 da manha e cheguei ha 1: 30 da tarde , me perdi . E nada de Laranja! Contudo foi bom pq descobri estrategias ; no cruzamentos – que era meu medo maior- o negocio e se ajuntar com o bando de motos e boa! E nas avenidas tem uns homens vestidos de azul ceu que quando vc quer travessar e so pedir pra eles que eles apitam e os carros param pra vc atravessar . Ah! Esses apitos sao iguais da policia do Brasil no comeco, sempre! Eu axava que era a policia! Af!
Quando cheguei em casa me senti igual aqueles guerreiros dos filmes medievais quando volta da Guerra – mas sem as laranjas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário