nas tribos da cidade '

-

27/10/2008

Relato 4 - 28/09/08







Dia 4 de outubro fez 1 mes que estou aqui e a pergunta mais frequente que me fazem e: como e a gente daqui, se e muito diferente. Nao sei se eu tenho tempo suficiente para afirma alguma coisa. Mas como sempre vou me arriscar . Aqui vai.
O que tenho visto e que gente e gente em qualquer canto do mundo , as necessidades sao as mesmas. Sendo a principal delas - a aceitacao. O mundo esta globalizado, as diferencas sao minimas , vam depender de como vc as ve.
Porem o que muda esta gente daqui da gente dai e a relegiao. Bali e Hindu balines uma mistura de hindu com as crencas dos antepassados – parecida com o epicurismo.
Por toda a cidade se ve estatuas e oferendas – em todos lugares! Banco , loja infantil , universidade , restaurante , loja de celular- “ em todos os lugares”. E se vc axa que no Brasil tem muitas igrejas , precisa ver o tanto de Pora ( igreja Hindu) que tem aqui.
E comum ver as mulheres e criancas fazerem oferendas na entrada das casas. E uma gente dedicada a causa que acredita , sao detalhistas em tudo o que fazem . Tudo e feito com muito mimo ; as imagens , as oferendas , os instrumentos as dancas.
Toda quarta eu tenho aula de cultura de Bali , o professor fala o tempo todo do Hindu. Realmente nao existe cultura sem relegiao , a de ser negada a ideia mais eu particulamente nunca tive noticias de algum pensamento coletivo que nao tivesse o fundamento na religiao. E que religiao e uma palavra – nao sei pq- esta meio , sei la entende?
Pois entao… eu nao conheco pensamento coletivo que nao tivesse toda a sua formacao alicercada entre o bem e o mal. Ok?
Estou doidona? Entao faz assim: vai na biblioteca e entra na maquina do tempo e calcula o botao la pelas primeiras noticias do mundo. De uma chegadinha no renascimento ande mais devagar na Idade Media e depois se hospede por uns dias na Antiguidade.
Comece por coisas simples , tipo: quem sera que teve a ideia de fazer a musica? Como foi ? pra que foi? Como foi isto? Ai ta la as primeiras musicas foram em cultos. O teatro? Os primeiros foram apresentacao do bem e do mal. As letras ? As sagradas. A hierarquia do povo? A organizacao? O surgimento das primeiras cidades aconteceu – sempre- em volta de um monumento sagrado ; uma pedra , um poste , um poco etc…
Voltemos a aula , hoje ele falou sobre a era neolitica do surgimento do bonze e mostrou pra gente umas figuras das primeiras imagens dos deuses daqui. Ele sempre pergunta qual e a nossa religiao e fala : Em seu pais vc e catilica , crista , islan , buda mas em Bali em que vc acredita? Sempre diz tambem que o hindu e uma questao espiritual nao e como a catolica , crista e islan que sao envolvidas com a politica . Pois e … ela so define a comida que o povo come a roupa que eles vestem o lugar que eles moram a arquitetura os feriados a arte , ideoloia e filosofia. Uma questao espiritual.
*+ paixoes+esportes+ativi+livro+ musica*
Contudo repito gente e gente em qualquer lugar apesar desta diferenca florescente , devido as crencas , penso que se persarmos direitinho o Brasil nao e muito diferente assim e que e maior e nosso olhos so olha o que queremos olhar.
Temos na Bahia as nossas baianas que carregam a relegiao afro misturada com as dos portugueses. No qual fazem oferendas a emanJar e dancam nos terreros. Mas para o nordeste temos o Padinho Padi Cicero que sempre tem um cantinho dos casebres dos nordestinos que andam quilometros na propisao em busca de ajuda santa. Tem ate o Boto Rosa no Amazonas que nao tem o carimbo de relegiao mais e uma crenca.
O mais legal e que assim como eles se tornam diferentes pra mim devido a relegiao eu tambem sou diferente pra eles.
Aqui eu sou paga.
Vejam bem – Escoteiros! Esta e Boa! Aqui eles nao perguntam pra mim se eu sou crista ou catolica . Dizem assim : Em ingles – Vc e Natal? Vc e Natal? Eles tem uma certa curiosidade e fascinacao por Natal , aqui nao tem.
Um dia uma mocinha veio conversar comigo pediu meu endereco pq ela queria ajuda para um trabalho da escola sobre o NataL
Sinceramente quando estava ai no Brasil eu nao imaginava que o “ nascimento " fosse uma marca tao marca em nosso pais. Uma mostra cultural natalina aqui ia arrasar.
Outra coisa que marca aqui e a cruz os poucos catolicos e cristao que tem aqui andam com uma correntinha com um pingente de cruz. E fica assim - onde tiver uma cruz sabe –se que tem um cristao.
Significa muito pra eles – a cruz.
Me chamou atencao tbem foram as propagandas. Ai no Brasil as nossas diferencas sao mais na base das etnias. Nossas propagandas que buscam alcancar um grande publico trabalham com pessoas de varias etnias ; um branco , um negro , um japones etc… tipo aquelas de Banco , margarina e supermercado. Aqui como eles sao todos parecidos o que diferncia e relegiao. A propaganda sempre aparece um mulcumano e Um Hindu .
Eitha Marketing!
Por falar em diferencas o Sean -Texas, ( aquele que aprender a falar portugues assistindo filmes brasileiro) sempre me pergunta como que e as relacao em uma sociedade como a nossa tao diversificada. Pergunta dos nossos indios , negros e japoneseS . Perguntou se eu sabia falar Tupi guarani ! fiquei querendo sabe.
Eu e o Sean somos assim : eu falo do Brasil pra ele e ele me fala do Mexico ( ele morou no Mexico) e do Estados Unidos.
Bom , eu falei pra ele que nao sei pq que nos nao demos o direito dos nossos indios evoluirem , empurramos eles para um cantinho de chao e la eles estao . Vivendo como se tivesse na Idade Media a minga que para suportar tanta indiferenca deram pra beber – Pinga . Nossas criancas indinhas nao vao a escola , nao aparecem nem nas propagandas de Natal . Parecem um museu vivo.
Ja os nossos negros sao mais racudos , mais guerreiros tem mais estima e e mais comum ve- los na universidade , por exemplo . O indio nao , so no livro da 4 serie do DIA do Indio.
Tem gente no Brasil que axa que o racismo nao existe - gente branca - nao sente na pele.
Lembrei do meu amigo Delton-Brasil – tenho orgulho de conhecer o Delton , sempre que conversava com ele eu imagina que seria a mesma coisa que conversar com Martin Luther King . Louco pela causa de sua gente. Mergulhado madrugada a fora nos livros. Passa boi ! passa Boiada! " EU TENHO UM SONHO"
Na universidade eu o avistava de longe com a bolsa pesada de livros anda ate torto. Paixonado zeloso ! nao larga a causa nem pra Tomar Banho!
O Delton foi apresentar um trabalho de mestrado “ identidade negra nas escolas” um trabalho lindissimo , no Rio Grande do Sul e voltou horrorizado! La e colonizado por alemaes , eles estaum na trocentas e nove geracao que fugiram da Guerra e vieram pro Brasil . E mesmo assim se axam alemaes brancos superiores.
Sean ouviu com atencao ele estudou Antropologia e Geografia tem as antenas antenadas. Entao me disse que nos Estados Unidos o povo que mais sofrem sao os Mexicanos , Indios e depois os Negros. Disse que um amigo americano sofreu muito pq casou com uma india. Ele me contou que na aula uma vez um professor da Nigeria pediu para levantar a mao quem era contra a pena de morte. O Sean levantou e quando ele se deu conta so ele tinha levantado! disse que ele e o professor ficaram assustados.
Queimamos o miolo … ai ele me disse assim ; eu mesmo axo que nao sou racista mas se eu ver um branco alto na rua a noite eu nao tenho medo mais se eu ver um negro alto fico com medo!
Confessei a ele que no Brasil eu me dei conta disto! Se deparar com a propria miseria rasga o peito . Da vontade de dar um grito igual aquele cara do quadro “ o grito” com a bocona bem aberta e depois vira um caranguejo andar pra tras entrar num buraquinho na areia e por la ficar ate chover.
Fomos ao Mercado comprar nosso almoco na fila do caixa na nossa frente tinha uma mae com uma criancinha + - de 2 anos no chao .
Ela fico olhando para o Sean foi andando pra tras arregalando os olhinhos agarro nas pernas da mae e comecar a esperniar chorando pedindo colo. A mae com risadinha sem graca! a moca do caixa sem graca!
O Sean olhou pra mim e disse:
Ele tem medo de Branco Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário