nas tribos da cidade '

-

10/12/2008

Relato 12

Na minha casa tem mais conchinha do que gente ! sempre que vou a praia eu fala pra mim; nao comeca , olha pra la ! Eu olho pra la … mais la elas tbem estao! Entao digo ; so as mais bonitas . Mas muitas sao as mais bonitas . Axo que vou abri uma praia.
Sempre quando vou escrever penso muito antes nas coisas e vejo qual e o grau da veracidade . Sei que por mais que podem axar que sao ideias loucas que escrevo. Contudo , se um dia vcs vierem para Bali , teram a primeira vista os meus olhos , pq eu vos apresentei .
Tenho varios receios … em escrever certas certas coisas. Uma vez falei pra mim : Kety larga de fazer tempestade em copo dagua, vc escreve vc e o seu relato sem fins cientificos , historicos , antropologicos e sociologos . Melhorei . Mas toda quarta eu fico com frio na barriga., por isso decedi escrever mais as coisas belas . Pensei de novo; mas se alguem vier pra ca um dia e ver as coisas feias e ficar a pensar . Como ela nunca escreveu sobre isso? Pq? Nao existia? Ela nao viu? Nao quero ser a causa de frustacoes . Ca estou em busca do equilibrio das Letras. Agora sei pq ha mais teoria escrita sobre como escrever de um povo do que a historia do proprio povo. Nao e facil tirar os oculos de conceitos e ideologias
que caminham comigo desde que nasci. Para poder conhecer a forma de viver de Bali sem julgamento sem imposicao de forca. Meu mestre me disse que; com a mesma medida que meco , serei medida.
Semana passada escrevi sobre a organizacao da familia balinesa ; o cuidado que eles tem com os velhos e as criancas .
Hoje . Aos avessos; Aqui em Bali nao tem aposentadira nem um tipo de seguro de emprego nem sindicatos dos trabalhores nen nada. Quem os tem sao os funcionarioas publicos , que sao as minurias das minurias.
Eu to pra dizer pro vcs que; aqui nao tem politicas publicas. Nao posso afirmar pq nao tive a resposta X , estou xeretando . Me veio fumacas desta ideia pq aqui todas as escolas sao pagas , pq nao tem saude publica , nao tem agua tratada nas torneiras ,nao transporte publico, nao tem caminhao de lixo, - tem que pagar para o lixo ser recolhido, e outras coisas mais.
E tambem pq sempre! Sempre! Vejo que a maioria das criancas aqui estao trabalhando e nao estudando. Notei que estas criancas sempre trabalham no que os pais estao trabalhando pq os pais os levam juntos desde pequenos.
Chega mais … relaxa os musculos , pensemos; se aqui em Bali o elo da familia e muito forte e os pais tem forte papel como guia , sera imitado pelos filhos. E a logica das ideias naturalista , - o homem como fruto do seu meio.
Este pensamento em primeiro instante me pareceu tao Medieval , - onde os filhos dos servos erao sempre servos e os filhos dos reis sempre eram principes. E era assim e acabou , uma maldicao divina , o preco pelo pecado , sem possibilidades de melhoras na vida.
Pois bem … Fui xeretar. E ontem, exatamente ontem recebia carta X , por isso hoje vos escrevo deste assunto ,- ja ha muito venho mastigando essas ideias , acabo de engolir.
Tenho uma amiga que esta aqui 1 ano e meio e namora um cara balines a quase um ano. Ontem ela foi em casa e conversa vai conversa vem , caimos no papo da forma que Bali vive.
Entao me disse que so moraria em Bali se tivesse uma casa bonita em um lugar bem bonito e tals , se fosse pra viver como Balinese , preferia voltar para o seu pais. Porque aqui em Bali e muito dificil atravessar a piramide social, ou seja um pobre conseguir tem honras na vida. Pq? Perguntei . Disse que aqui as pessoas pobres tem muita baixa estima , elas nao tem forcas para melhorar. Ela fala com certeza pq seu namorado e de familia pobre , ela sabe que esta dizendo , - por isso vos escrevo. Me contou que ela sempre fala pra ele que el epode melhorar que pode consegui coisas , se trabalhar e estudar. Ele diz: Como? Eu sou pobre. Com isso ele quer disser que ; como estudar se ele nao tem dinheiro para pagar a escola.
Entao ela perguntou a ele quantos que era pra estudar . Vinte e 5 rupias , como se fosse o valor da bolsa familia. E pouco , pq nao estudou? Ele disse; pq somos em 5 , tem que comprar o material de 5 , o uniforme de 5 , - que sao muitos , pq aqui tem escola que cada dia e um uniforme, o lanche dos 5 , a bolsa de 5 , a agua de 5 e pagar a conducao de 5 . Fora as despesas das casa.
Por isso nen ele , nem seus irmao estudaram . Ele trabalha na obra assim como o pai , desde pequeno, pois ia junto com o pai pq nao ia na escola e aqui nao tem creche. Por isso as maes sempre estaum trabalhando com as criancas amarradas na barriga. Quando sao bebes brincam a volta da mae que trabalha , - nao tem conciencia. Vai chegando a idade de 7 a 8 anos , as brincadeiras comecam a se transformer em coisas de gente grande. Comecam a luta pela sobrevivencia.
O filme deste ano , na Indonesia, fala sobre isto “ Laskar Cinta”, ( Soldados do Amor) , - esta no meu videos. E a historia de criancas que trabalhavam e de professores que vieram dar aula pra elas , de graca.
Todas essas coisa me fizeram pensar no Brasil . Ai o governo paga para as criancas irem na escola , dao livros , bolsa e ate uniformes.
Ah! Mas e Pouco! Sim! E pouco… pra quem ta dentro de uma calca de duzentao uma camisa de cinquentao um relogio de trezentao um tennis de duzentos e pouco , que paga trintao pra entrar numa balada . E claro que e pouco, - axo que cada um faz o que quer com seu dinheiro, mas nao venha falar bobagem … Ai a historia e outra.
Agora alarge os olhos ate o nordeste , onde moram no chao batido , comem cacto ferventado na lenha , na agua de lama dentro de uma lata. Quinze , vinte reais e 1 milhao.
Nao precisa muito longe tem muitos ai na vizinhanca , em Sarandi por exemplo.
Eu vi , ninguem me falou , eu vi; o valor que tem 15 e 20 reais que paga para ter uma crianca na escola, pois trabalhei numa escola da periferia em Sarandi, eu vi. Com mais os litros de leite 3 vezes por semana e o vale gaz ; projeto do Requiao para o Parana. Florescia uma luz nos olhos das maes.
A namorada diz que esta trabalhando com as ideias do moco , mais nao esta sendo facil. Disse que um dia ele apareceu com uma faca muito da caro , ela se espantou e disse; pq uma faca tao cara? Ele disse a ela; vc disse que eu posso eu consigo , entao eu comprei ! Acontece que a faca e para ritual de Cerimonia. Eles sao assim ; apaixonados por aquilo que creem . Capaz de deixar de comer para comprar as melhores coisas para ofertar aos deuses . A namorada me disse que: o namorado estava um pouco louco porque ia reza as 2 da manha e ficava ate o dia amanhecer.
Porem , esta parte eu gosto muito, eles tem o total respeito , aqui ninguem fica dando de dedo na cara do Deus dos outros . Eles tem total respeito, assim como eles tem pelos seus.
O namorado sempre chama ela para ir rezar no pura , a namorada nao vai. Entao ele pergunta pq a namorada nao vai na igreja reza ja que diz que e catolica.
Como a namorada nunca vai na igreja reza, um dia o namorado segurou a mao da namorada levantou para o alto e rezo pra ela pro Deus dela; Jesus Cristo.
Muitas conchinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário