nas tribos da cidade '

-

03/12/2008

Relato 11









Faz 71 dias que estou em Bali e hoje vou dizer a vcs alguns conceitos culturais e costumes dos balineses que sao diferente do nosso.
Aqui eles vivem em grupo , comeca pela familia, eles sempre tem muitos irmaos. A moca quando casa vai morar na casa da sogra , o moco fica na casa dos pais . Assim os vovos nunca ficam sozinhos eles sempre estao rodeados dos netos .
A minha vizinha , por exemplo, mora com o seu marido filho que e medico – um orgulho pros pais , pois em Bali o estudo e pago e dificil ser Medico. Entao aqui tem poucos e seus services sao caros.
Entao mora a nora os tres netos sendo 2 meninas (6 meses e 5 anos) 1 menino ( 3 anos) e a baba.
Aqui nao tem dessa da mocinha torce o nariz pra sogra , aqui mora com a sogra pronto e acabo! Porem elas vivem bem , pq a sogra tbem morou com a sogra e sabe muito bem respeitar os limites .
Os vovos passam o dia ocupados com os netos , axei tao bonito esta estrutura de familia que zela pelas pessoas mais velhas .
Aqui a velho nao e aquela pessoa que nao sabe da nada , nem mexer no computador. Ser velho em Bali e acumulo de conhecimento que faz deles pessoas sabias , por isso eles sempre estao ensinando os mais jovens , principalmente sobre a cultura Hindu.
Na universidade as professoras de danca tem em media de 50 a 60 anos ou mais . Elas tem uma flexibilidade incrivel , porque dancam Tari Bali desde pequena e tbem praticam Yoga .
Nao e da cultura deles os casais se separam , muitos deles nem sabem o que e isto . Na minha classe tem um rapaz que e separado , quando ele foi se apresentar e disse que tinha um filho que morava com a mae , eles nao conseguiam entender. Nao cabe dentro da cabeca deles . Pensa numa coisa bem feiona que nao cabe na sua cabeca . Entao…. e assim que eles veem a separacao do casal e dos filhos.
Desta convivencia coletiva quem lucra muito aqui sao as empresas de celular . A galera e apaixonada por celular ! eles ficam o tempo todo se falando mandando mensagens ! Uma loucura ! tem umas meninas na minha universidade que andam com uma bolsinha cheia de xipe , se acabar os creditos … Puft!
Eles ficam muito incomodados quando digo que moro sozinha , eles dizem com os olhos xeio de pena : Oh! Sindiri! (Oh ! sozinha!) Morar sozinha foi uma opcao minha , sempre morei com um montao de gente , queria morar comigo pra poder me conhecer melhor sem intervencoes externas. Mas eles nao conseguem compreendem , poderia eu falar bahasa fluente e me explicar pra eles que eles iam dizer: Ah! Sendiri!
Sair pra pensar pensamentos sozinha na praia , por exemplo, nao tem jeito , eles xegam pra conversar e perguntam pq estou sozinha cade o meu amigo e por ai vai.
Na universidade de Denpasar quando vou usar a internet eles ficam em minha volta olhando , pegam cadeira colocam do lado , tira o cigarro oferece e fican numa boa sentado do meu lado .
Falando em cigarro … aqui eles fumam muito! Muito mesmo ! principalmente os homens . Nao tem campanha contra cigarro , os autores fumam nas novelas e filmes , a impressao que tenho e que eles axam que nao faz mal nenhum fumar .
Quando eles ficam me rodando na net , me esforco pra nao fazer cara que nao to gostando , nao e facil nao ! eu querendo ler as coisas e eles querendo conversar. Mas e comum entre eles , pra vcs ter uma ideia as Lan tem o espaco grande pra galera entra no computador , tem uma aqui que senta no chao e tem umas almofadas, vai a galera toda , junta as moedas e ficam la na frente do computador tudo esprimidos. Eles sao muito de toque aqui , nas motos eles andan sempre coldadinhos ate meninos com meninos , vejo que os meninos nao tem esta coisa de nao me toque nao me rele. Os amigo estam sempre com a mao no ombro do amigo. Conheci um balines que me disse : Balines tem muito amigos ! e tem mesmo … Coisa linda de c ve.
As criancas aqui sao criandas mais livres , nao tem muito aquela historia de nao pode isto nao pode aquilo , as maes e avos sempre estam protegendo as criancas em suas brincadeiras nao as proibindo . Vejo as criancas que sao minhas vizinhas , elas pulam no sofa viram de ponta cabeca , sobem na moto do vovo e ficam bruuuuuuuuuuuuuu !!!! Cantam na hora da novela , gritam e ninguem manda elas calarem a boca pq e hora da novela . Eles olham para as criancas e sorri . Tem um cuidado todo especial com as criancas , gostam muito de passiar com elas . Meu vizinho da frente entre os muitos filhos tem uma menina de 1 ano e 3 meses .
A famlia sempre passeia com ela no colo pelo quintal mostrando as florzinhas os peixes , quando ela esta com a mae e me ve ela fala assim – vo escreve na nossa lingua.
Mae: - Olha la a moca filha ! Halooo ! Fala good mornig pra moca.
Crianca : - mimmm
E manda beijo.
O pai fica um tempao sentado com ela no colo da area de sua casa , todos os dias ela vai de moto com o pai lever a irma pra escola , ela vai entre o pai e as irma agarradinha na camisa do pai. Parece que aqui as maes passam mais tempo com as criancas , principalmente quando sao de colo . Elas ficam o tempo todo dentro de casa de pijama cuidando do bebe , o meu vizinho bebe ja tem 6 meses e a mae dele continua de pijama dentro de casa. A quarentena aqui e longa …
Nesse 71 dias que ca estou , ainda me encanta muito os olhos … quando estou andando de moto correndo entre paisagem tomando chuva me imagino ser personagem de um livro , de uma capa bem bonita , daquela que faz cocegas nos olhos e as maos querem pegar , sentir as folhas.
E quando estou na frente do mar me imagino ser uma personagemde um quadro bem grande tamanho do mundo . De costa pros olhos que ve , de frente pro mar , num eterno olhar pra um eterno amanhecer , num instante unico para aquele que ve .
Nada que aconteca e tao grande quanto a beleza de estar aqui . A terra e boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário