nas tribos da cidade '

-

20/01/2009

relato 15






Nunca uma arvore de NAtal , um papai noel significou tanto pra mim...
Fiquei com lagrimas desequilibradas ...
Pois e ... ja vem eu ... com este papo de relegiao , talvez seja influencia de Bali ...
Bali e assim, fundamentada na relegioa , e nao nega.
Nao ha separacao entre coisas terrenas e coisas espirituais em Bali, existe uma coisa so ; a espiritual que manisfeta a sua existencia na terrena , porem uma coisa so; espiritual.
Cheguei a pensar se sempre escrever sobre este papo de relegiao , ia saturar o leitor , mas nao tem jeito . Nao estaria escrevendo Bali , estaria escrevendo nao sei o que !
Veja bem , aqui eles nao vao na igreja porque tem que trabalhar , aqui eles nao vam trabalhar porque tem cerimonia. Varias vezes fui em departamneto da universidade e estava vazio , porque tinha cerimonia , professores nao vem dar aulas porque tem cerimonia e muitas . E a gente recebe recebe recado todo orgulhoso , dizendo que; nao tem aula porque Ada Upacara ( tem cerimonia) .
Hoje mesmo nao tem aula, porque tem Upacara em todos os Puras e ; Pagerwesi Rabu - quarta de Pagerwesi . Em Singaraja - kota dan desa ( cidade e vila ) , ha uma bem grande. Cada cerimonia , um Pura de um determinado lugar a comemora , em grande estilo , e os outros em menor estilo . Ainda nao sei o motivo , mais hei de saber.
Dia 4 de janeiro foi o Hari de Saraswati ( dia da deusa Saraswati) , que da o nome para a universidade que estudo : Universita Saraswati .
Os balineses acordaram a 5 da manha e foram se banhar no mar , para se purificar , no hari de Saraswati. Eu tambem fui com uma familia balinesa que me mima muito , fico me sentindo um urso de namorado ; cheio de flu- flu. No geral foi normal , como se fosse um piquinique na praia, choveu por isso nao tinha muitas pessaos como de costume.
Saraswati e a deusa da sabedoria , em todas as universidades tem a estatua dela , e a deusa mais sorridente.
Dizem que a deusa da luz a mente para a criatividade, e que seu mantra ajuda as pessoas a mentalizar , a ouvir com inteligencia sua intuicao e coloca- las no papel.
Eles acreditam que estes mantras ajudam a abrir canais de percepcao que faram ligacao direta com as mentes cosmicas , assim recebem o verdadeiro conhecimento;
" Saraswati, “a que flui”, é uma das mais célebres deusas da período védico de todos os tempos. Ela tem sido repetidamente mencionada no Rig Veda, e foi identificada com o rio Saraswati. Durante um período de tempo, a sua ligação com o rio foi diminuindo consideravelmente, fazendo com que ela deixe de ser uma deusa que personifica a sacralidade de um rio, e adquira sua história e atributos independentes.
Ela é a deusa da fala e da aprendizagem, e é a criadora do Sânscrito, a língua dos Vedas. Ela é a consorte de Brahma, o criador e membro da trindade hindu. Ela é igualmente reverenciada pelos hindus, jainistas e pelos budistas. Sua iconografia retrata a sua associação com a arte, ciência e cultura, que é radicalmente diferente de outras grandes deusas que são identificadas com fertilidade, riqueza, e batalhas. Ela é apresentada possuindo quatro braços, e os itens mais comuns que aparecem em suas mãos são um livro, uma vina(alaúde), a "mala", e um cálice d’água. O livro retrata a arte, a ciência e a aprendizagem; o alaúde a associa com a música e artes; e o livro de orações e o cálice d’água significa sua associação com os ritos religiosos. Ela é adorada no primeiro dia da Primavera, de acordo com calendário hindu, chamado Basant Panchami." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Devi )
A familia com quem fui tem 2 filhas - Peranpuan ( mulheres) e um Laki- Laki ( menino) , uma delas estuda ingles na uninersidade e estava na semana de testes . Perguntei a ela se tinha estudado muito , porque pensei que fosse bom estudar no dia da deusa da sabedoria , ela espantada me disse que nao, porque era dia de dedicacao total a deusa; Tidak bisa belejar ( nao pode estudar).
Ha muitos feriados hindus , eles levam muito a serio , nao so a deles como as dos outros , mesmo nao concordando muito , as vezes. Eles sempre perguntam qual a sua relegiao.
Todos os documentos que preenchi tive que declarar a minha relegiao e quando declarada eles perguntam se estou indo na igreja. Tem estudantes que ficam nos nervos ,e dissem que nao sao nada , mas aqui em Bali nao tem desta , tem que ser alguma coisa , porque eles cobram , entao eles escrevem que sao catolicos .
Durante todo o mes de dezembro as pessoas me desejaram feliz natal , me saldando com as maos com muita alegria nos olhos e fascinacao. Elas gostam muito do Natal , me perguntaram todo o tempo onde que eu ia comemorar a cerimonia de Naltal , em que igreja que horas era . Varias pessoas me perguntaram se eu ia para o Brasil , comemorar a cerimonia de NAtal , me perguntaram isto porque na cerimonia hindu , nos grandes dias eles tem que estar no Pura , nao podem viajar se afastar da familia do Pura. Alguns remetem as informacao do hinduismo para o cristianismo , como eu do cristianismo para o hinduismo.
Contudo elas imaginam que fazemos uma grande festa , que NAtal e motivo para estar juntos e felizes . Tive vergonha em pensar que o Natal , tantas vezes e motivo de tristeza , que a magia da sua significacao nao supera as tristezas que muitas vezes sao coisas normais da vida. Usamos o natal para ficarmos triste ! Tive vergonha ... Do descaso.
Imaginan tambem , a maioria , que a cerimonia do Natal e algo glorioso sagrado , que merece muito respeito. De certo , que e .Tive vergonha ... Quando recordei das bebedeiras sem controles das comemoracao de Natal , que muitas vezes resultam em brigas e morte.
Fui nas igrejas atras do Natal; na igreja protestante de Bali , normalmente ha cultos somente nos domingos de manha e atarde , mas no mes de dezembro teve culto todos os dias.
As principais igrejas catolicas e protestante ficam no centro de Denpasar proximo de uma praca , como toda igreja catolica.
Uma igreja protestante se chama Maranata a outra igreja Protestante de Bali . A igreja Maranata e de arquitetura balinesa e a decoracao tambem, e muito bonita e conta a historia de JEsus com massa de borroco na parede , a protestante de Bali e de uma arquitetura com tracos barroco portugues , pouco acentuado , porem com alguns tracos balineses e a igreja catolica e de arquitetura balinesa.
Fui na igreja Protestante de Bali.
Ao entar recebi de uma moca , vestida com as roupas que eu acreditava ser de cerimonias hindu , nao e , e roupa tradicional de Bali. Todos usam mulcumanos , budistas , catolicos e protestante , so que os hindu usam mais. Porque para ir na cerimina , o Pura exige se que esteja com as roupas; os homens com o Sarung ( tipo uma saia longa) , Baju Safari ( camisa de manga longa ) e na cabeca o Destar . E as mulheres Kamen Sanghet ( tipo saia longa) e Baju Kabayak ( blusinha de manga longa) .
Pois entao , recebi da moca uma velinha , a igreja estava cheia , e como sempre cheia de criancas pra la pra ca.
La na frente uma arvore de Natal enorme cheias de luzes ate o teto . Na parede um cartaz com a figura de maria segurando o bebe jesus cristo os tres magos e do outro lado o papai NOel . Escrito o tema. A frente do pubito estava 7 velas acesas , - 7 o numero da perfeicao.
Uma voz masculina cantando , soa da porta da frente e vai entrando com uma vela na mao
Atras da voz meninos de 11 a 13 anos tbem com vela na mao. Acenden as velas la no banco do fundo e o banco do fundo ascende do banco da frente e assim foi , ate todas as velas acesas . Param no corredor e cantam , muito bem .
Em seguida houve apresentacao das criancas depois teatro , teve muitos canticos de todas as idades . No final do culto teve comida e agua pra todo mundo.
E no patio da igreja , alguns sacam o cigarro do bolso e desebestam a fumar , pois e , aqui e assim . A relegiao nao tem nada com a sua vida de fumante ,azar e seu , o dinheiro e seu e o pulmao tbem. Todos fumam ! protestantes , catolicos, mulcumanos , hindu e budistas. Todos! o patio da igreja fica lotado de bituca , e aqui tbem nao fumante nao tem vez ,os fumantes soltam fumaca na cara ; das criancas dos velhos, nao tao nem ai , parece que e normal. Aqui e assim ; tira sua cara da minha fumaca. Diante dos meus ensinamentos cristao , eu me espantei muito ! O que acho? Nao sei eu nao sou Deus
Ja nao gostam da tal da cerveja , aqui so vende cerveja da indonesia Bitang e do mexico Corona ; a Corona tem so nas baladas turisticas , para os balineses beber uma breja sai caro , para turista que esta com dolar nao . Agora de rupias ( dinheiro da indonesia) para rupias....
Porem tem o Arak , que e barato, e como se fosse a cachaca do Brasil , so que mais suave e bebivel , porque e feito de arroz . Todos tomam , - porque dizem que e natural ; feito de arroz , eles tem um amor por arroz , ficam todos felizes quando digo que no Brasil comemos arroz tambem.
O ano novo estava mais animado , teve festa em quase todos os Puras , festas de todos os tipos desde as tradicionais hindu ate as baladinhas com luz coloridas no teto e fumaca.
Em todos os Puras ha um espaco como se fosse um salao de festas , donde tem os concursos de Tari Bali e de canto , das bandinhas da galera , donde tem os ensaios de Tari e Gamelam tem ginastica para os vovos e assim vai...
Aqui nao tem aquele punhadao de fogos como no Brasil , tem uns foguinhos timidos que andam nas maos das criancas .
Eles gostam de umas cornetas feitas de papel , muito das bonitas e barulhentas , esta tinha para todo que e lado . E as motos ficava dando cornetada na orelha de todo mundo , tava um forveu na rua.
Ainda hoje as arvores de Natal estao montadas nas casa dos cristao ( catolicos e protestante) , cheia de luzes ; anuciando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário