nas tribos da cidade '

-

21/01/2009

relato 16


Na semana passada escrevi que ; em Bali nao tinha muitos fogos de artificios no ano Novo. Errei . Uma amiga me disse que houve muitos, e que eu estava com a cara em um Bar , em Sanur, vendo a galera dancar . Nao vi. A amiga me disse que em Sanur , mesmo, bem proximo donde eu estava , teve muitos. Muitos!? Eu nao vi!? Chegei na praia depois… Escrevi pelos cutuvelos. Por falar em escrever pelos cutuvelos ; li uma obra que traz por titulo; Comer ( Italia) , Rezar ( India) , Amar ( Indonesia) , de uma Americana; Elizabeth Gilbert . Ela esteve em Bali por 4 meses , sendo que antes esteve na Italia e India . Li apenas a parte da Indonesia( BaLi) A galera que esta aqui a anos , que conhece o livro , diz que e escrito sobre o ponto de vista de turista. Por ter passado apenas 4 meses aqui , acho que ela escreve historias interessantes , - gostei muito do fato dela ter comprado uma casa para uma Balinesa , com ajuda de seus amigos atraves de pedidos por email. E olha so tem brasileira e brasileiro na historia ! Eitha e nois na fita ! Sempre! Rolo ate um amor com o brasileiro. Partindo do principio que ela escreve um diario donde ela escreve de dentro pra fora , ou seja , ela escreve a partir do " eu" em contato com os lugares , coisas e pessoas. Creio que seja relevante sua visao de turista.

Contudo , ela escreve que a maioria em Bali fala ingles. Nao e bem assim… Ela e Americana e esteve em Ubud .Ponto turistico que e puro charme; cheio de arrozais , restaurantes graciosos , lojas bem balinesas com vilas , que e coisas de filme. Tem tambem o santuario dos macacos , que de santo eles nao tem nada; eles passam a mao nos assesorios dos turistas e mastigam la no alto da arvore pendurado pelo rabo , olhando para a sua cara.Os preferidos sao oculos e aquelas bolsas que andan com a boca aberta. Enquanto vc acha graca em um , vem o outro e Puft! Por isso , na entrada os balineses aconselham a comprar banana ; em caso de roubo , voce negocia o seu objeto por uma banana. Em Uluwatu tem um Puri que tem macacos , tambem, fiquei sabendo que eles tem truta com os balineses . Eles passam a mao nos acesorios dos turistas , ai vem os balineses e pedem dinheiro para o resgate . O Puri de Uluwatu e lindo demais , fica no ultimo pedaco de terra de Bali , bem na curva do sul , la no alto , de frente para o Oceano Indico , e tanta agua que mal cabe dentro do zoio , da vontade de beber tudo , ficar bem barrigudona ; gravida do mar.

Os balineses dizem que Ubud e o coracao de Bali , o coracao das artes de Bali .Os pontos turisticos de Bali , sao misturados com coisas de outros mundos para agradar o turista. Mas Ubud … A minha vista , mesmo sendo ponto turistico . Tem cheiro de Bali. Ubud recebe normalmente turistas mais avisados, que vem a Bali conhecer a cultura e a arte . Tem muitas pessoas das Letras, por isso e comum ter café com livros , a maioria em ingles. Tem tbem muitos museus e galarias . Geralmente a estadia do hospede em Ubud e mais longa , as vezes anos, tem muitos que vem estudar Yoga , - a procura do equilibrio entre corpo e espirito. Tem muitos que vem se curar das molestias do ocidente , - porque os balineses tem fama de ser as pessoas mais equilibradas do mundo. Os pontos turisticos de Bali , sao misturados com coisas de outros mundos para agradar o turista. Mas Ubud … A minha vista , mesmo sendo ponto turistico . Tem cheiro de Bali.

Pois entao… a autora em dicusao se hospedou em Ubud , e como ela fala ingles . Ela acabou se relacionando com pessoas que falam ingles , obvio. Achou sua turma dentro do seu contexto linguistico. Mas todavia , nao e bem asim. Aqui quem esta a cerca dos lugares turisticos ; quem trabalha . So estao la ; porque falam ingles , caso ao contrario , nao estaria. Quando se vai para os pontos menos turisticos , ate mesmo em Ubud , percebe –se que a maioria nao falam ingles. A maioria nem mesmo fala bem bahasa Indonesia , isto acontece porque aqui a lingua oficial e bahasa Bali.

Acontece o seguinte; na Indonesia ha muitas linguas , entao para unificao linguistica da das ilhas , foi implantado Bahasa Indonesia , no ano de 1945 . Esta unificacao se deu juntamente com a declaracao da independencia da Indonesia . Bahasa Indonesia e baseada numa versao do malaio da Riau ( ilhas do oeste da Indonesia), era falada pelos comerciantes das ilhas. E uma das linguas com mais falantes do mundo , ha autores que afirmam que ; e a mais falada do mundo . E falada no ; Timor leste , Holanda, Filipinas, Malasia , partes da australis como nas; ilhas Chistimas e Coco, Brunei , Singapura, no sul da tailandia , Arabia saudita , Suriname , Nova Caledonia e nos Estados Unidos.Os balines que nao vai a escola , nao sabe direito falar bahasa Indonesia , porque bahasa Indonesia aprende , bem , na escola .Escrevo bahasa Indonesia e bahasa Bali , porque aqui eles entende a palavra bahasa como lingua. Ai no Brasil aprendemos que a lingua da Indonesia se chama bahasa , mas aqui e diferente , se fosse diz que estuda bahasa. Eles perguntam ; qual bahasa? Bahasa Indonesia ou bahasa Bali? Tambem perguntam ; que bahasa e do Brasil? - Ah ! Bahasa portugues! Nas escolas se aprende bahasa Indonesia , bahasa bali e bahasa ingles .Na conversa de casa , das familias balineses se fala bahasa Bali , entre amigos , entre compras e vendas enfim ; entre balineses se fala Bahasa Bali.

Em minhas aulas so tem um professor que fala ingles , misturado com bahasa Indonesia . E eles ficam pedindo desulpas para os alunos que falam ingles por nao saber falar ingles, nao sei porque.Sempre quando paro para pedir informacao em Bali , a maioria das vezes, nen abro a boca , olhos assustados me olham , abanando as maos e a cabeca; - Tidak bisa bahasa ingles ( nao sei ingles). Digo que eu tambem nao ; - Saya juga tidak berbicara bahasa ingles.

Eles: - OH! Bisa bahasa Indonesia.

Eu: - Sidikite , karana saya belejar bahasa Indonesia kira – kira empat bulan. ( Pouco , porque eu estudo mais ou menos 4 meses) . E assim vai o papo.Todavia os alunos estrangeiros que nao falam ingles , sempre acabam aprendendo mais bahasa Indonesia , porque se envolvendo mais com balineses que nao falam ingles ; e aprendem. Ja quem fala ingles , se envolve com balineses que fala ingles , para o balines e muito importante ter um amigo gringo que fala ingles para praticar. Conheci uma estudante que mente , diz que nao sabe bahasa ingles para poder aprender bahasa Indonesia. No comeco entendi a mentira dela . Depois nao … achei egoismo puro , eles tem muita boa vontade e paciencia para ensinar a lingua deles. E pra eles e importante saber falar ingles,e garantia de uma vida melhor. Esta estudante , que mentiu mesmo, aprendeu bahasa Indonesia no primeiro ano de estadia aqui e agora esta aprendendo bahasa Bali . Em Bali a dois mundos que caminham paralelo ; o mundo dos balineses e o mundo dos turistas. Isto parece tao obvio a primeira vista , mas estando aqui ; vivenciando e tao supreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário