nas tribos da cidade '

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04/02/2009

Nome Balinês



Siapa nama? Qual e o seu nome? Um rapaz me responde ; Made. Siapa nama? Uma moca me responde; - Made. Siapa Nama ? Uma menina ; Gusti .
Um menino ; Gusti. Como assim? Todo mundo tem o mesmo nome? Sim .
No primeiro contato da-se a ideia ; e facil , pois todos tem o mesmo nome, homens e mulheres . Mas nao e tao facil asim , os nomes seguem a ordem de nascimento e a casta da qual a familia pretence.
Casta e uma hierarquia hindu , uma estrutura social estabelecida por regras e funcao que as pessoas tem nos Puras ( templo hindu) e na vida social a partir de sua origem. Esta normalmente modela o estilo de vida e , comportamento e fala do balines. Na lingua Balinesa ha tres modos de falar que se usa conforme a casta que a pessoa pretence . Se em uma conversa um e de casta maior que o outro , o da casta menor se refere a ele formalmente e o da casta maior usa do imperativo.
Dentro de uma casta ha muitas subordinadas a ela , para melhor entendelas tem que saber bahasa bali , para ler os documentos que relatam as historias das castas que sao as historias das familias que costruiram os primeiros Puras.
Mas… Vamos la…
O basico;
O sistema de castas em Bali se afirmou depois da comquista durante o reinado do famoso rei Gadja Mada. O dominio indojavanes ( ilha de Jawa) , se estendeu por Bali , que trouxe o hinduismo da India. A ilha se dividiu em territorios e era dever o pagamento de tributos ao pricipe da regiao . Antes os balineses viviam com o seu propio sistema de classe.
Os Balineses que vivem proximo nas montanhas nao foram passivos a imposicao de Jawa , mantendo os costumes propios, e ate hoje , eles se diferenciam dos demais balineses o que se refere a Puras , cerimonias e crencas. Eles se auto intitula de; os verdadeiros balineses . La as castas hindu nao sao reconhecida , seguem a hierarquia da aristocracia primitiva.
O hinduismo de Bali se afirma da adoracao dos seus antepassados , - nos antecessores da familia , juntamente com o patriarca fundador , que outrora era comunidade , aldeia , vila e agora Kota e Desa ( cidade e vila ) .
O patriarca e adorado como um deus , pois eles acreditam que ele e a recarnazao de deus na terra que deu origem aos povos.
Entao cada Pura carrega uma historia de um povo dentro de Bali , pois a ordem de organizacao social parti dos Puras.
No ano de 1930 , quando os holandeses comecaram escrever de Bali para o mundo , esta organizacao era visivel . Aonde tinha um Pura Desa – templo civil onde e feito as principais cerimonias e danca Agung ; Pura Puseh - templo de origem , - e o umbigo , - antigo santuario dos primeiros dias da comunidade, dedicado ao patriarca da comunidade e Pura Dalen , o templo dos mortos , - o cemiterio.
Era sinal de autonomia social e religiosa , as aldeias de ao redor , - sem Puras, - era dependente e ia adorar os antepassados ( patriarcas ) na aldeia mae , pois de la que elas tinha surgindo.
Quando uma aldeia conseguia independencia ( pacifica) , Puras eram construidos e eles passavam a adorar seus propios antepassados.
Quando aqui cheguei minhas ideias ficavam confusas , pq os Puras seguem a mesma linha de arquitetura , porem diferentes , e tem muitos deuses diferentes. Tinha a ideia de que todos eram igual e seguia o mesmo dues.
Hoje em 2009 , na Bali moderna a primeira vista nao se nota o sistema de casta , mais ainda existe e eles fazem questao de mante-las. E inpressinante como sempre os filhos seguem os trabalhos dos pais , sendo bons ou ruins , como predestinacao , seguindo a casta da familia o trabalho predestinado a sua familia na terra.
Para as castas superiores primeiro filho se chama Wayang, Putu ou Gede o segundo Made ou Nengah o terceiro Nyoman e o quarto Ktut , a ordem se repete. Usa-se as iniciais para diferencias os nomes de menionas e meninos , sendo; NI para os meninas e I para as meninos . Fica assim ; I Made Merta Wiasa ; NI Made Suaya .
Usa –se Ngurah e outros titulos para indicar a pureza de sua descendencia .

Os filhos da minha vizinha , por exemplo , a primeira se chama ; Anak Agung Sagung Ngurah Pradnyanita ,o segundo ( menino) ; Anak Agung Ngurah Narendra Dharmayuda , e a terceira menina ; Anak Agung Sagung Istri Agung Teja . Os nomes Anak Agung Sagung e Anak Agung Ngurah sao os nomes da descencia da familia do Puri
( palacio ).
Significa que nesta familia so houve casamentos da mesma casta , o que conservou sua pureza. No seculo XX ainda era castigado os balineses que se casavam com casta diferentes , com a abertura para o mundo ocidental ( turismo) aos poucos esta mudando, mais ha muitos ainda que preservam . Pois quando uma mulher se casa , ela vai para a casa do marido e do sogro e passa a adorar os antepassados do seu marido. Se caso se case com de outra casta os deuses podem nao gostar que uma pessoa de casta inferior o adore , podendo causar infortunio na familia e assim descendo de casta.
Ha muitos relatos de pessoas que dizem que era de casta maior , mais devido algum deslizes de uma pessoa da familia ( principalmente pai ) , os antecedentes pagan com a vida. Devido a isto , normalmente eles nao se compadecem por balineses necessitados , pq eles creem que a pessoa esta pagando , pq foi mal em outra recarnacao . Ate os animais entram na danca , os cachorros esqueleticos , sarnentos sem era e sem bera . Para os balineses sao recarnacao de pessoas que foram muito mal e tbem algumas vilas acreditam que alguns cachorros sao recarnacao de demonios , por isso eles nao se importam que os cachorros comam as oferendas , pois comendo as , os demonios se acalmam e nao prejudice a familia.
Por isso os balineses tem na ideia a conviquisao ; a missao de ter uma boa conduta para passar uma heranca para os seus descentes , que cuidaram dos seus restos mortas ; queimaram , - filhos homens tem esta missao , por isso os balineses os valorizam muito , - e um dia serem adorados como deuses.
A esencia da divisao da nobreza balinesa se divide nos seguintes grupos; os sacerdotes , os Brahmanes , - da India , sacerdote da casta mais alta , os governantes ; os Satrias
( Ksatriyas - da India , menbros da segunda casta ) e a militar , - Wesia , terceira casta ,a qual pretence a maioria da aristrocacia balinesa .
O nome Wesia e pouco conhecido em Bali eles sao chamados de Gusti . A crenca e que todos vem diretamente dos deuses.
Segundo a lenda os Brahmanes brotaran da boca de Brama , os Satrias de teus bracos e os Gustis ( Wesia) de seus pes.
Os Brahmanes afirmam que vieram do grande sacerdote Wau Rauh , que em epocas lendarias eles percorria Bali , tendo filhos com mulheres de todas as castas, inclusive com as serventes de sua esposas , - ate hoje os Brahmanes tem direito a ter muitas mulheres , desde que as sustente.
Estes filhos foram os futuros sacerdotes que que eram chefes das diferentes familias de Brahmanes , ocupando uns a posicao mais alta do que o outro depedendo da pureza de sangue de sua mae.
Os Brahmanes se dividem em; os Siwa ( divindade hindu) - o casamento , descedente dos ermaos Mpu Kuturan e Mpu Bharada, professor religioso , acreditam que eles foram os que criaram as leis balinesas. Os Brahamanes recebem o nome de Ida Bagus - para homens , e Ida Ayu - para as mulheres , significa ; proeminente e bela
Os Satrias dizem que sao descedentes da familia de Sri Krisma Kapakisan (divindade hindu) um nobre que governava Bali em tempos do rei Gajda Mada. Contam que nasceran da cupula de uma ninfa celeste e um Brahman de pedra (Korn) A casta dos
Satrias se dividem em duas ; os satrias dalaen , descedentes dos principes governantes e debaixo a eles os satrias djawa, descendentes das familias dos primeiros minitro.
A casta dos satrias muitas vezes e vista como inferior a Gusti ( Wesias ) , devido aos casamentos com casta inferior.Os Satrias sao chamados de Ratu , Anak Agung , Tijokorde e na classe inferior a eles ; Prebagus e Presanghyang .
Os Gustis ( Wesias) da terceira classe sao tambem subdivididos em muitos grupos . Os mais elevados dizem que provem de Arya Damar , o successor de Gadja Mada. Os Gustis da classe inferior sao descedentes dos principes da Jawaneses . Sao a maioria em Bali e dizem que sao influents na politica.
Um Balinese quando se casa com um estrangueiro e considerado “ morto” pela familia , nao pode ir mais ao Pura adorar os teus antepassados , pois quebro a pureza da linhagem hindu balinesa na familia.
Com toda as influencia que Bali tem , com o turismo , nao sei o resultado desta tradicao com precisao . Mas vejo que a ala tradicional nao gosta de namoro com estrangueiros , meu vizinho ( brahmane ) me disse que nao era bom eu namorar com balines ; tidak bagus , e eu nem perguntei.
Hoje en dia com toda esta nova estrutura de capitalismo em Bali com varios setores de trabalhos nao sei como estam distribuidos as castas . Outrora se um balineses pertencence a terceira casta ele nao tinha o mesmo direito que um da segunda. Por questao religiosa , o pagamento de uma vida mal , que seu antestral teve na terra. E ninguem tinha nada com isso. Ate hoje e assim , conheco uma Balines que quando crianca passava muitas dificuldades , que trabalhava sol a sol desde dos 6 anos e toda a sua familia e rica , muita rica . Tem muitas casas em Ubud, postos de gasolina e tals. Pensando bem … no Brasil nao e diferente so muda os nomes .
Siapa nama?
- kety
Apa?
Kety

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