nas tribos da cidade '

-

22/03/2009

Criação - A Tartaruga Gigante -


A Tartaruga gigante.
Quando era menina sempre me vinha na ideia a ideia das coisas do ceu . Como a estrela na caia ? Ela nao cansa ? Pra onde o sol ia a noite? Pra onde a lua e as estrlas iam de dia?
Foi nas aulas de geografia do professor Tanaka , na 4 serie , que tive as respostas. Aquele livro de geografia com uma baita foto da terra azul flutuando na imensidao do espaco era fascinente , - esta parte da vida me fez entender a cancao de Caetano “ Terra” .
Que coisa! O sol nao vai pra lugar nenhum ! Fica parado! Ja a lua roda! 2vezes! E as estrelas !.... e os planetas ... E a terra! Como as pessoas nao caem , quando ela roda? E as aguas do mar ? Como ela nao cai? Como ela nao vai alem da areia da praia? ...como e obediente!
Respostas ... Mais perguntas. E a lei da gravidade , de Newton de Aistem , e assim eu crescia. Mas atras de tudo isso deve haver alguma forca maior ... Quem o fez? Da onde surgiu? Aprendi na igreja . A criacao ;

”1-2-3-4-5 -6 em apenas 6 dias Deus tudo fez .
Olha ao seu redor e preste atencao .
Queremos cantar sobre a criacao.
Quem sera o autor da criacao ?
Quem e que fez a natureza tao linda ?
Quem sera o autor da vida?
Eu sei muito bem , pois ele mora em meu coracao”

E assim eu crescia... a origem de todas as coisas “ Deus” , tudo vem dele e por ele.
Em Bali a historia e outra . Bem outra . E com a mesma covicacao que tenho da criacao , eles tambem o tem desta . A verdade deles , a explicacao da origem de todas as coisas ;
Para os balineses a origem de Bali esta separada de todos os outros lugares da terra. Eles acreditam que Bali e um mundo particular que nao tem relacao nenhuma com outros lugares na terra.
Existe um velho manuscrito que conta a lenda da origem de Bali.
No principio de tudo ; nao havia nada , tudo era vazio e so existia o espaco. Nao existia o ceu , nao existia a terra .
Atraves da meditacao da serpente cosmica Antaboga , ela creo que a tartaruga Bedawang , sobre a qual estava enroscada duas serpentes ; que sao da fundacao do mundo.
Sobre a tartaruga gigante descanca uma cobertura ; A Pedra Negra. Sobre a pedra negra nada existia , nao ha sol nen lua , a noite nao existia ; era o submundo.
Neste submundo viviam dois deuses um macho , Batara Kala e uma femea Setesuyara e a grande serpente Basuki.
Batara creo a luz e na Madre Terra , sobre a qual se estendia uma camada de agua. Arriba dela se estendia o ceu em varias camadas sucessivas, altos e baixos: um de barro , - que se secaram e transformaram em montanhas , - logo o ceu vazio intermedio ( atmosfera) , onde vive Iswara. Sobre ela tem o ceu flutuante : as nuvens , onde vive Semara; a deusa do amor. Depois o ceu azul com o sol e a lua a morada de Surya . Em seguida o ceu perfumado , belo onde tem muitas flores raras , onde vive o passaro Tjak que tem o rosto humano. Mas acima esta esta Gringsing Wayang o paraiso dos antepassados e mais acima de todos os ceus esta o ceu dos deuses que cuidam das ninfas celestias . E assim a ilha de Bali esta em cima das costas da tartauga gigante que repousa no Oceano .
Sim ... Meio confuso. Esta lenda pertence ao manuscrito Tjatur Yoga de carater popular , muito antigo de linguagem arcaica . Fala de coisas cosmicas , mitologias, lendas sobre cremacao dos homens e termina com uma confusa sessao de regras para a comunidade balinesa. A segunda parte e mais confusa ainda e obscura , parece incompleta . Pensa – se que e uma traducao mal feita de um livro de folha de palmeira mais antigo.
Confuso . Mas e assim que eles creem . Fico pensando como sera que as Tias da pre escola de Bali contam esta historia da criacao para os pequeneninos , - uma vez que a maioria das escolas aqui sao Hindu .
Em todos os Puras tem um altar para os deuses da fundacao do mundo . Certa vez um balines disse que estava indo de madrugada orar no Pura para a tartaruga gigante nao se movimentar , para nao ter terremoto.
Esse e o mundo particular balineses , e por essa crenca eles sao totalmente adversos a ideia de morar em outros lugares do mundo . Nao querem de jeito nenhum .Eles dizem ; nao! la nao tem Pura . Como vou rezar? E comum ouvir historias de balineses que vao para outros paises ( muitas vezes so para apresentacao de dancas ou gamelam ) ficam tristes e querem voltar para casa.
Acreditam de pe junto ; Bali e um mundo particular .
Em cima da tartatuga gigante.


2 comentários:

  1. Estava com saudade dos seus escritos; já é de noite aqui na Europa, bem de noite.
    E resolvi te procurar. Fechei meu blog, ficou difícil te achar.
    Digitei várias palavras de seus textos que lembrava, depois de várias páginas no Google achei...
    Linda foto do menino na praia.
    Eu acredito também que Bali é outro mundo.
    Vivendo aqui na Europa, na Alemanha, minha cabeça quase tem um treco lendo seus textos. Li todos desde o primeiro desse ano, minha cabeça ferveu.
    Já é de noite, bem de noite aqui, tomara que consiga dormir.
    Fico pensando: meu Deus, como é que se muda a cabeça de um balinês? Como falar "não, foi Deus que criou o mundo e não foi desse jeito que você pensa..."
    Quando leio seus textos fico cheia de perguntas, e essa vida oriental parece ser mesmo um mundo a parte, em cima de uma lenta tartaruga...

    ResponderExcluir
  2. OiIi!!!
    TIcIii !!! QUE SAUDADES! de suas letras !!! vc sumiu!!?? sempre penso em te escrever um email e acabo esquecendo . Num sei parece que nao tenho mais habito de escrever email ....
    cOMO ESTA A eUROPA ? mANde noticias ....
    bj
    abrco...

    :)

    ResponderExcluir