nas tribos da cidade '

-

29/04/2009

Relato 26


Nos aniversarios dos Puras ( Templos Hindu) , sempre ha grandes comemoracao que levam 1 semana ou mais de Cerimonias de purificao , oferendas e dancas. Normalmente os preparativos comecam a serem feitos 1 mes antes , pois a maiorias das coisas sao feitas a mao.
No final de semana passada uma amiga ( balinesa) de Denpasar me mandou uma mensagem me convidando para ir assistir uma danca em seu Pura.
O Pura da familia da Ayo ( nome da minha amiga , - ela e a primeira balinesa que conheci ) , fica bem perto de sua casa no centro de Denpasar.
Fui. Comecava as 8 da noite. A rua estava lotada de gente com um baita telao e o Pura estava lotado.
Quando cheguei estava comecando a primeira danca , com muitas meninas.
DE repente uma cai. Cai para tras , como se estivesse levado um tapa invisivel na testa se estica toda no chao e comeca se esperniar gritando e chorando . Antes dela cair vem os Bramah e a segurou forte porque ele se espernia , um montao.
Meus olhos ficaram arregalados. Entao Ayo me disse que era um Transe.
Estavam dancando umas 8 meninas , mais ou menos, elas continuaram a dancar , e uma la se esticando e chorando. A galera fico toda esbaforida . A maioria das criancasa estavam sentadas em volta do palco com os olhinhos que nem piscavam.
As meninas continuaram dancando , entao veio uns rapazes grandes se abaixaram e se posicionaram em volta das meninas que estavam dancando . A musica acabou. Quando a musica acabou. Parece que veio uma mao gigante invisivel , desta tamanhao! E deu na testa de todas! Todas cairam para tras , juntas, como a primeira menina , o processo e o mesmo. Elas caem para tras se esticam toda , fazem uma cara de horror e choram e se espernian . Os rapazes antes delas cairem , ja sabem das procedencias das coisas, agarraram elas , seguraram forte e as levantam sobre a cabeca e as levam para fazer as rezas .
Uma mulher da plateia , acho que a mae de umas delas , veio correndo para ajudar . Na hora que ela colocou a maos na mocinha , ela caiu para tras , novamente, como se tivesse levado um tapa na testa e cai para tras.
A Ayo me disse:- Transe cantik ! ( Transe Bonito).
A galera fico mais esbaforida ainda , se levantaram . Os olhos das criancas quase soltaram da cara. Agora . Pensa. Se eles que estao acostumados ficaram asim . Imagina eu ; Nova em Bali.
E olha que eu sou corajuda ; nao tenho medo do escuro e nem do trovao . Quase uma Maria Bonita ( mulher do Lampiao cangaceiro do agreste, la de Pernanbuco) .
Mais olha .... que me deu um trem ! Eu nao sei se foi um medo , ¬ - ta ai uma coisa que nao gosto de sentir - , e quando sinto , nao gosto de assumir. Talvez seja este o motivo da nao identificacao do tal sentimento do momento .
Mas te digo “ eu sou forte e corajosa” ; nao tenho medo do escuro e nen do Trovao.
O que me ocorreu foi o seguinte ; me deu uma canseira, uma baita canseira! Me doeu as costas , os ombros minhas pernas ficaram pesadas e me deu uns revestreis na barriga e minha respiracao fico pesada . Uma canseira. Parece que tinha trabalhado na roca o dia todo embaixo do sol. Isto e medo?
Eu estava tirando foto , as fotos ficaram tremidas e a bateria da maquina acabou bem na hora dos transe . Uma pena. Logo mais eu coloco as fotos tremidas .
E foi ... mais dancas , mais Transe ; de homens de mulheres e de jovens.
O negocio tava que tava. E eu ficando cada vez mais cansada.
Ai comecou uma opera , mais ou menos as 10 da noite. No comeco estava calma.
Estava no palco duas mulheres e dois homens que conversavam em Kawi ( lingua falada antes do balines) . Eu nao entendo nem bahasa Bali muito menos Kawi , - todas as apresentacoes nos Puras sao faladas em Kawi e bahasa Bali.
Fiquei la , assim so na base da tentativa de interpreta atraves do que olhos viam , e assim foi.
Em seguida entra em cena uma simulacao de cremacao ( super macabro ) . O suposto morto sendo carregado nos ombros por feitos de bambu. Os Brahmanes na frente , um deles entrou na cena em transe , segurando incenso , andando sendo segurado pelos companheiros , ele tremia , muito , os bracos e virava os olhos.
Outro tambem , mas mais conciente, andava sozinho , somente seus bracos tremiam muito. E um tremido duro.
Normalmente nestes transes , eles acreditam que os espiritos os possuem ; bons ou ruins depende da apresentacao. E normalmente os espiritos encarnados nos balineses pedem oferendas muitas oferendas.
Quando uma apresentacao representa os espiritos bons , como uma danca de meninas , por exemplo . Quando possuidas ; gostam , porque eles acreditam que “ ela “ a possuida foi escolhida pelos deuses . Fica com moral no Pura.
Ai entrou umas 10 meninas dancando com lenco nas maos todas descabeladas , - eram bruchas. Quando elas entraram os olhos dos balineses olharam como um coral , afinadissimo , todos juntos com a mesma expressao , com o mesmo medo.
E em seguida entra uma mulher mais velha de Brucha , que dancava entre as meninas . A danca foi longa . Uma amiga quis embora . A mae da Ayo disse toda espantada , espantadissima! , disse que ninguem podia embora na hora daquela apresentacao porque eles representao os espiritos maus. De repente uma moca que estava bem na minha frente com seu namorado japones . Caiu. No mesmo processo . Bem na minha frente . Ai , que me deu uma canseira , ate no pescoco.
Tive que sair para fora do Pura e tomar um ar. La fora , na rua , tinha telao fiquei assistindo de la , isto ja era quase duas da manha. Depois da danca veio dois palhacos fazendo gracas e os transe se acalmaram. Mais eu fiquei muito cansada e quis embora. Como a casa da Ayo e bem do lado , fui dormir na casa dela. Aqui em Bali , eles tem medo de andar na rua a noitao, principalmente depois da meia noite . Acreditam que os demonios , fantasmas, estam a solta e se vc anda no meio deles , voce se iguala a eles.
Entao o Eka ( tio da Ayo ) , me perguntou quinhentas ,trocentas vezes se eu nao tinha medo de dormir na casa sozinha , porque eles queriam terminar de assistir , pois se tratava de uma apresentacao rara. Nao. Nao. Nao tenho medo do escuro e nem do trovao. Ele me perguntou qual era o none do espirito mal do Brasil . Disse o nome para ele. Ele me perguntou se eu tinha medo . Nao. Deus e maior.
Fomos , ele me acompanhou. Ja era umas 2 da manha. Dormi. Quando era mais ou menos 3 e meia da madrugada Ayo e familia bateram na porta e eu me levantei e abri a porta . Ela veio toda conversante me contando que na ultima danca uns 30 da plateia entraram em transe. Que canseira.
Estou procurando detalhes sobre esta opera o que signifa e tal , assim que estiver conhecimento escrevo para voces. Pode deixar.
Mas a base do entendimento dos rituais hindu e que eles fazem oferendas para os deuses bons e ruins . Numa tarefa interminavel de agradar os dois lados para manter a paz .

Sem que um fique com ciumes de outro. E assim estao ; seculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário