nas tribos da cidade '

-

15/05/2009

Relato 27


Amar Verbo Intransitivo - e o titulo do Livro de poesia de Mario de Andrade. Sempre que lembro deste titulo minhas ideias correm para entender o que se passou na cabeca do poeta . Porque dentro das normas gramaticais AMAR e um verbo transitivo e nao intransitivo. Entao porque ? - Amar Verbo Intransitivo -
Pensemos . Verbo intransitivo e um verbo que nao pede objeto , a acao que ele exprime esta completa , por exemplo ; A menina dorme. Pronto acabo , estamos entendidos.
JA o verbo transitivo pede um objeto as vezes dois sao os objetos diretos e indiretos . Por exemplo; Maria comprou . Comprou o que?
Maria comprou livros -> objeto direto ; livros.
Pensemos ; Amar Verbo Intransitivo.
Aqui em Bali a galera nao gosta de ficar sozinha , e sempre pergunta onde esta o namorado. Quando ouvem que nao tem namorado , eles morrem de do e dissem ; - Ah! Sozinha , porque? Exigem explicacoes , sempre. E como se a felicidade suprema do ser humano esta relacionada em ter namorado . Entao nao ter namorado , eles ja entende que a pessoa deve estar triste. Por falar em tristeza como e triste o amor dos balineses . E eles fazem muito gosto . A maioria das musicas e novelas sempre cantam um amor impossivel , inalcansavel de uma mulher branca , aquele amor ultraromantico de Alvarez de Azevedo ( poeta brasileiro da 3 fase do romantismo). Coisa de poeta Doidao .
Comentei esse fato como uma indonesa que viveu no exterior , - ela tem visao de fora , -
Pra ver se nao era implicancia minha. Ela disse que sim ! Que e sempre assim . Os indoneses tanto mulher como homen tem aquele amor adolescente , que sonha que o primeiro amor e que e verdadeiro , e se este primeiro amor nao rola . Eles entram em tristeza profunda ficam chorando pelos cantos e cantando o amor perdido. Ela me disse que eles nao pensam nao pensam no futuro que vai passar , e enquanto isto fazer alguma coisa ; trabalhar , estudar , sair com os amigos. Eles fazem gusto da tristeza do Amor . Rima amOR e dOR. Coisa de Poeta. Mas todavia os artistas e cantores que representam este amor na midia , nao e bem assim na vida real , cada mes eles casam com uma tem filhos se separam e casam de novo e assim vai , comentou a indonesa. Este papo todo me fez lembrar de Vinicios de Morais que escreveu ; Estou feliz ! nao sou mais poeta.
Entao esta fixacao na primeira experiencia de amor , faz com que eles de certa maneira nao valorizarem muito quem esta do seu lado . Por isso aqui e muito comum a infedelidade. Ha muitos homens , estrangeiros , que comentam com espanto , como os balineses sao infieis. Bom ... Se homem comenta , e que o negocio ta feio. Por isto tem muitas casas de prostiticao , que sao chamadas de cafe. Muita mesmo. Sempre que passo em frente vejo os balineses entrando com as ropinhas de upacara ( cerimonia). Um sarro. Contudo eles acham que e normal e levam os filhos para passiar nos cafes .
Logo nos primeiras semanas em Bali notei que os meninos namorados , mesmo estando com as namoradas de maos dadas e tudo , olham e mexem com as estrangeiras sempre! Na cara dura! Eu fiquei horrorizada ! Como pode na cara da namorada . Tudo bem que eles nao falam nenhum besteral sao coisas como ; Oi ! Tudo bem ? daonde vc e ? Mas a cara que les fazem ... eu ja pensei varias vezes ; se eu fosse namorada deste cara dava uma bifa . E os casados tambem ! No mercado com filho no colo e a mulher nas compras. Tambem. Vem cheio dos dentes todo balancante puxando papo. Eu fico com vergonha no lugar da mulher , e muito chato. Pra mim este comportamento nao e normal. Ha bocas que dizem que e assim mesmo porque aqui tem muito turista. E esta parte de ter muito turista da muito pano pra manga. Tem muitas , muitas historias de casados (as) , namorados ( as) com turistas (os) .
Com o passar dos meses aqui e conhecendo mais pessoas notei tambem que eles amam muito , por interesse . Assim na cara. Nao so eu notei como os estrangeiros que moram aqui , todos falam com a mesma boca , por isto tomei a liberdade de escrever. O comentario e geral . A brasileira que esta em casa , mora na Franca , ela disse que ficou sabendo la na Franca por pessoas que estiveram aqui da fama dos balineses.
Eles ficam o tempo todo te medindo perguntando quanto que vc pagou nisto quanto pagou naquilo se vc tem isto se tem aquilo , se eles acham que vc tem dinheiro “ que amor” . Na real ... Cansa. Tem uns que o unico objetivo na vida e arrumar um estrangeiro ( a) rico . As vezes nen sao estrangeiros muito rico , o que acontece que o dinheiro da indonesia e baixo em relacao ao dolar e o euro . Entao a galera do euro e dolar vem pra e tem uma vida de patrao , facil.
Os estrangeiros que estao morando aqui ha anos sempre me falam do “amor dos balineses” e um papo que sempre esta roda com muitos exemplos. O amor de Bali e um verbo transitivo ; pede objetos.
Nao sei se posso afirmar que e o amor de Bali , colocando todo mundo no saco . Quero acreditar que nao sao todos assim ... Tem muitas gente aqui que nao acredita , e entra no jogo.
Contudo , nao gostaria que vc um dia chegasse aqui em Bali todo florescente com a mao na cintura vestido de deus , com um monte de pedra na mala , pronta pra tacar nos balineses interesseiros. Afirmado na ideia do que a Kety escreveu.
Por – favor . E preciso pensar sobre as coisas. Nossa luta nao e contra as pessoas mas contra o mal. As coisas nao acontecem isoladas no espaco , sempre tem uma acao na reacao . Tem muita gente boa aqui.
Pensei , o porque desta forma de amor , se e cultural ,normal ou o que? Bom . Vamos as psicologias , ja e sabido que o primeiro lugar onde se aprende a amar e em casa e depois nas organizacoes onde a pessoa e inserida como escola , igreja , clube , grupo de amios e assim vai .
Pensei. Sera que na casa deles tem hierarquia de amor para com os filhos , sei que o primeiro e o mais importante porque ele e encarregado de cuidar da cremacao dos pais e estudar a filosofia hindu afim de passar para a proxima geracao , e ele que representa a familia nas cerimonias. Todos podem faltar na Cerimonia , mas o primeiro filho nao. Sera que os primeiros filhos sao mais amados. Porque o crenca hinduista e baseadas em hierarquias. Foi neste pensamento que me veio um pensamento que virou carro chefe. A relegiao . Aqui o hindu e o que molda a sociedade , entao dentro da logica das coisas molda o comportamento o sentimento e assim vai . Entao... Qual e a relacao de amor dos balineses para com os seus deuses? Como os balineses sao amados por seus deuses?
Atraves de oferendas... Pra eles receberem uma bencao , uma protecao , qualquer coisa de seus deuses tem que dar algo em troca . Tem que ter alguma coisa para oferecer , nao pode aparecer no Pura com as maos abanando , os deuses ficam bravos e podem mandar maldicoes. Por isso tem muitas oferendas , todos os dias , de todos os modelos e cores. E mesmo com este montao de oferendas os deuses nao os protegem totalmente .

Por isto eles tem que fazer oferendas para os espiritos maus tambem . Afim de que estes nao fiquem com inveja dos deuses bons e travem uma guerra espiritual que podem causar muitos infortunios para os balineses. Sendo assim eles nao tem protecao dos deuses e nem amor genuino , eles sempre tem que dar alguma coisa. Isto gera muito medo neles .
Quando um gamelan ( instrumento de musica) , e comprado , por exemplo , tem que ter Upacara ( cerimonia) . Que custa cara para os balineses , tem de 3 precos ai se for feito a upacara mais cara, eles acreditam que os deuses vao ficar mais feliz e a benca vai ser melhor. Uma vez um colega estrangeiro me disse que tinha comprado um gamelan e que seu professor tinha dito que era preciso uma upacara para consagracao do instrumento musical. Mas ele estava sem grana pra festansa. Eu falei pra que eu oro pelo gamelan e nao cobro nada. Ele riu.
Mas nao esquecam ... que os deuses maus tambem tem oferendas , normalmente colocadas no chao na entrada da casa e em encruzilhadas com cocos amarelos. Entao eles sempre tem a obrigacao de ficar agradando os deuses com oferendas . E os deuses , por sua vez , os amam segundo a sua casta . Entao penso que o ato de amar por interesse e algo que esta no inconciente , que nao os fazem pensando que e mal . Porque e assim que e a relacao com os seus deuses que sao a importancia maior da vida dos balineses.

E uma . Nao posso afirmar que e isto e acabou. E uma. E nem quero que vcs tome isto como lei . E uma. Tem muitas coisas a serem pensadas.
Quando eu estava no Brasil estudando na UeM ( Universidade Estadual de Maringa) , eu fiz uma materia no curso de historia que se chama ; Historias das Mentalidades. E la estudamos sobre o Amor sobre “ o esfriamento do amor” , ha muitas teoria que dizem que o amor nao existe por si so que esta relacionado com interesses ; sexual ,aparencia financeiro e tal . Por isto tanto casais se separam , pois quando acabam os interesses ou muda-se de interesses , o amor se acaba e vao atras de seus interesses.
Sendo assim o caso nao e so de Bali , e geral , mas aqui eles dao mais na cara.
No entanto com todas estas vistas do comportamento dos balineses , com todos estes comentarios e tais .
Quero acreditar que em Bali ha muitas pessoas que AMAM com o verbo INTRANSITIVO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário