nas tribos da cidade '

-

13/06/2009

Relato 28

Num sei .... so sei que foi AsSim .... Eu fui para Jakarta no encontro de estudantes estrangeiros de toda a Indonesia para o encerramento do curso . Mas o curso acaba em setembro. Nao sei porque a festa de encerramento e em maio. Ninguem sabe , ninguem viu , so sabe que e assim mesmo pronto e acabo . A nossa despesas foram pagas , ficamos hospedados num hotel com umas estrelas no centro de Jakarta. Um sucesso. Tinha uma banheira com agua quente!! Xique dimais. Na Indonesia e dificil encontrar agua quente nos chuveiros , e chuveiros mais ainda… o esquema de banho e outro . No banheiro tem um tipo de piscininha e uma canequinha . Ai vc enche a piscinha de agua e enche a caneca e joga a agua na cabeca . Parece banho de crianca. Por isto no primeiro dia no hotel , de manha, eu enchi a banheira e fiquei la , igual gala de novela. Gente faz quase um ano que eu nao tomo banho na agua quente! Mas hOooo !! to reclamando nao . Eu vim pra Bali porque eu quis com minhas proprias pernas e gostho muitho !Entao … ai eu fiquei la na banheira e perdi o café da manha!! Cheguei na sala do café nao tinha ninguem , ai fiquei toda esbaforida , sem nocao do tempo , com ponto de interrogacao na cabeca! Ai .Ai!Gente . Jakarta e o caos. Na boa. Nao tem como escrever outra coisa , ate gostaria , mas estaria mentindo. Pra quem mora em Bali entao … A diferenca e gritante. Bali e Linda cheia de flores , rodeada pelo mar , toda cheirosa ; enfeitada com arrozais , coqueiros , criancada pela rua , animais , quadros e objetos para decoracao expostos nas calcadas , ,para venda , que da aquele ar de casa decorada. Linda ! Bali e Linda!Os balineses tem pavor de Jakarta e a galera de Jakarta ficam com os olhos brilhando quando digo que vivo em Bali. A galera daqui dizem que ; BALI e Bali e Indonesia e Indonesia. Realmente a diferenca e muito grande. E um dos principais pontos que marca bem esta diferenca e a relagioa. Aqui e Hindu , la e isla . E por falar em relegiao… Jakarta e estremamente religiosa em questao das leis ( legais) e costumes , toda ela e moldada dentro dos escritos das crencas do Isla . Em Jakarta esta a mesquita maior da Asia . Contudo nao se preocupam com sua gente, tem muita pobreza , puliticas publicas e o cao. Pra mim , aqui elas nao existem . O saneamento basico e um terror , ao ceu aberto , nao tem escola gratuita , - em pleno seculo XX. Nao existe nenhum progama de auxilio como ; Bolsa Familia , vale gas , creche e tais… Nao existe apoio para os deficientes fisicos , - como no Brasil que tem a lei que exige que os empregadores admitem deficientes fisicos - , por isso e muito comum vc encontrar eles ( muitos) no centro de Jakarta pedindo esmola.Eles tao la , jogados nas calcadas ; sujos , como Bicho Homem da poesia de Manuel Bandeira , debaixo do ceu , diante de um povo tao religioso . Eles estao la , como se nao existissem , como se ninguem desta vida pode ve – los ou ouvi- los . Como ninguem desta vida pode ajuda-los .Andando nas ruas de Jakarta eu me lembrei da letra da musica de Chico Buarque que diz; … como nas oracoes , nao nos preocupamos com o mundo nem um minuto se quer. Pra quem nao entendeu a mensagem do ilustre brasileiro , uma dica; as oracoes que nada fazem “ colocam tudo na mao de deus” e vao pras suas casas , comer assistindo TV. Deus abencoe ! Pq eu … tenho muito o que fazer.Pois bem … do mais , muito bem … Tem um casal de brasileiros que estudam bahasa em Jakarta . Gente Boa dimais!! Um orgulho brasileiro!! Sempre digo a eles que eles sao orgulho brasileiro pq aqui fora acontece o seguinte ; os paises sao medidos conforme os comportamentos dos teus representantes . Por exemplo se vc conhece um fulano de um pais X , charopao . Automaticamente vc vai pensar que todas as pessoas do pais X sao chatonas. Por mais que vc saiba que nao pode igualar todas as pessoas . Mas ho ! parece uma coisa … Quando vc conhece uma pessoa do pais X , do chatao . Logo a cabeca pensa sozinha, que a pessoa e chatona tambem e meio que cria um muro , que tem que ter muito esforco pra derrubar.Entao o casal de brasileiro sao gente boa demais ! Soridentes , alegrao falam um monte de linguas . Conversam com todo mundo , nao tem tempo ruim ,nao . Um sucesso. Por isso digo que eles sao orgulho brasileiro pq eles nos representam bem. Deixa papai Lula saber disto! Hee!! Quando eu cheguei em Jakarta , os amigos deles vieram todos sorrintes me abracaram , beijinho pra ca , beijinho pra la , - dizendo vc e brasileira !Gente que coisa boa! Me dizendo ; Oi , Tudo bem ? Pensei , ue!? Falam portugues!? AhH ! O casal de brasileiros ensinaram pra eles! hahaah !! Ai eles me dizeram que estam com o espirito dos portugueses , colonizando a Indonesia !! Orgulho brasileiro!!PoR falar nisto…. Gente eu tenho imenso prazer em escrever que “eu” conheci uma galera! De MADAGASKAR!! Gente Linda dimais ! eu nunca imaginei em conhecer pessoas de Madagaskar! Do filme , dos 3 animais , que tem aquela musica auuUuUuUuuuuUuUU !!

Eu sempre gostei daquela musica , e sempre via o video no youtube da anta e o cahorrinho cantando , engracado dimais! Gente . Serio mesmo! Eles sao muito gente boa! Olha so que legal !!! a lingua de Madagaskar e misturada com bahasa Indonesia . Porque os malaios – polinesios , foram os primeiros a chegarem na ilha . Sendo que Bahasa Indonesia veio da Malaia , trazida pelos mercadores que viam para a Indonesia comprar e vender , como aqui tem muitas linguas , a galera comecou a falar bahasa Indonesia afim de facilitar o comercio . Por isso a lingua de Madasgaskar tem 50% de palavras de bahasa indonesia igual a lingua do Timor Leste que tem 50% de palavras do portugues. No entanto eles falam tbem frances por causa da colonizacao francesa e ingles tbem. Devido a isto os lacos de amor da Indonesia e Madagaskar e grande , por isto tem muitos bolsistas de Madagaskar na Indonesia.Os brasileiros moram com 3 pessoas de Madagaskar , uma Theca e uma da alemanha que tbem e um luxo . Ela e filha de pastor da alemanha , estuda Ciencias Socias .Ela esta aqui estudando os movimentos dos trabalhadores de Jakarta , que e claro nao tem direito nenhun , nao existe nem sindicato .Acontece que ; Jakarta sendo a capital da Indonesia , se estala aqui as grandes fabricas internacionais que visam muito lucro na Indonesia pq o dinheiro da Indonesia e baixo em realacao ao dolar , euro, libras e o dinheiro do Japao. Entao eles vem aqui cheio das granas , pagam salarios de miseria , nao tao nem ai com a puluicao , jogam tudo nos rios A cidade e lotada de rato , maior do que gato , de gato sem olho , sem rabo , - devido a poluicao. Alem disso , quando constroem as fabricas , eles expulsao os moradores do terreno , e nao tao nem ai nao . Os moradores ficam tontos , sem saber o que fazer , sem ter a quem pedir Socorro .Enquanto isto… Soa o alarme avisando que e hora de orar , 2 vezes no dia e 1 de madrugada as 3 da manha.Ela esta envolvida , ONG , nestes assuntos e na defesa da mulheres da Indonesia que vao para o exterior para trabalhar e sao exploradas e nao conseguem voltar.No terceiro dia no hotel , cruzei no corredor com um rapaz de Madagaskar , ele usa uma corrente com uma cruz . Perguntei se ele era catolico ,me respondeu que era protestante , e que ia na igreja todos os Domingo . Me convidou pra ir. Era a noite de Sexta. Nossa estadia no hotel era ate sabado ao meio-dia. Foi entao que o casal de brasileiro me convidou para ir em sua casa em Jakarta . Eu tinha que estar em Bali na segunda sem falta. E era Sexta . Pensei; fico aqui em Jakarta sabado e domingo e Boa. Fiquei querendo muito ir na igreja com a galera de Madagaskar , - a maioria sao protestante. Eu ja ouvi muitas historias de terror ai no Brasil dos protestantes com os mulcumanos , na Indonesia . Nao queria perder a chance de ver com os proprios olhos.Entao o rapaz de Madagaskar me apresentou uma mulher , que trabalha no ministerio da educacao , responsavel pelo setor de bolsa. O nome dela e Ayu . Ayu! Opa nome de balinesa! Pois sim …. Ela e balinesa . E dentro da ideologia hindu as “ Ayu” sao da primeira casta , responsavel em aprender com exelencia a confeccao de oferendas para ensinar para as futuras geracoes ( mulheres). Muito interessante. Uma balinesa( de familia hindu) que mora em uma cidade mulcumana , e protestante.Foi ela quem pagou o taxi , domingo de manha , para a igreja , e depois convidou a gente para ir almocar . Nao deu pra mim pq o meu voo era as 6 da tarde , mas tinha que pegar o onibus as 4 da tarde pra chegar as 5 no aeroporto fazer o chequinho ; aquela historia…. Depois que eu perdi o voo em Sao Paulo ; to esperta.Resumindo . Nao fui , mas os meninos foram , antes me deixaram na casa dos brasileiros.Gente! Fiquei impressionadissima quando cheguei na igreja! … Quando ele me falou que era da igreja Luterana , logo fiz relacao com as luteranas do Brasil , que e a primeira igreja da divisao da igreja catolica . Devido as teses de Lutero , por isso Luterana de Lutero. Por isto e bem parecida com a igreja catolica , em Maringa . Tem vela la na frente , o pastor veste uma pala com cruz , parecido com o do padre e tem um pianao no canto e so.Aqui o negocio e outro , a Luterana daqui e bem parecida com as renovadas do Brasil , principalmente com a presbeteriana renovada.La na frente jovens vestidos de amarelo queimado cantando , junto com eles , do lado direito um coral de senhoras , vestidas de amarelo queimado tbem , mais num modelito mais de senhora e do lado esquerdo os meninos com guitarra , bateria , violao , pistao , teclado ; vestidos de camisa preta e calca preta com gravata amarela queimada. E na frente desta gente toda as meninas dancando com pandeiros nas maos cheio de tiras , - me fez lembrar da historia de Davi quando ele trouxe a arca da alianca para o seu reino , em que ele veio dancando . Lembrei.

Todo mundo la na frente . E o pastor tbem … E bom na musica , cantava junto ! E tinha palma , mao pra cima , Aleluia la na frente , no meio da igreja e no ultimo banco . Fiquei com vontade de dar um upa ( abraco) bem apertado na igreja . Que alegria! Teve tambem um terceto , afinadissimo . Antes deles comecarem a cantar , eles conversaram com a igreja , fizeram umas gracasa , -aqui a galera gosta de rir em qualquer movimento que acumula gente , tem alguem fazendo a galera rir.

Ha! Ia esquecendo …. A galera da China da Coreia e da Africa sao gente boa . Em ! Ti conta! Sei que ninguem e perfeito , mas o cartao de visita deles e de primeira!Outra coisa . Gente vcs nao tem nocao como o ingles da Africa e Bonito !! Gente soa nos ouvidos de modo agradavel , sei la ; nao sei explicar , so sei que e diferente do Americano e do da Inglaterra . Olha se eu fosse estudante de ingles eu iria estudar Ingles na Africa.

Por hoje e so . Eu gosto muito de Madagaskar , quero ir para la . Nao sei quando . Um dia destes , nestes encontros casuais .

O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem

Manuel Bandeira - eu tambem vejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário