nas tribos da cidade '

-

12/07/2009

Wayang Kulit



Wayang Kulit : teatro de sombras ; mistura de misticismo e humor.
Nasceu na ilha de Jawa como ensino religioso para os antigos hindu. As personagens sao , segundo a lenda, semideuses de poemas hindu , dos principes Rama e Ardyna , sao deuses reencarnados para salvar o mundo.
As historias mexem com a imaginacao popular com aventuras romanticas e guerras fantasticas entre o bem e o mal.
Os herois se transformam em modelo de boa conduta para os telespectadores hindus , da mesma forma que foram para os seus antepassados.
Os primeiros teatros de sombras foram escritos em Kawi ( Jawa) . Kawi significa poeta; a lingua do poeta , aqui em Bali e kawi Bali ; e uma lingua arcaica .
O teatro de sombra durante a idade de ouro do hinduismo , foi mantido pelos intelectuais hindu da ilha de Jawa . Com a invacao da cultura islamica , os intelectuais fugiram para a ilha de Bali e com eles levaram o Wayang e toda a cultura hinduista.
Por isto e comum estudiosos da cultura Hindu dizerem que em Bali esta as melhores escrituras de poemas antigos e toda manifestacao da cultura hindu , e nao em Jawa onde foi o berco do hinduismo na Indonesia.
Aqui o Wayang ganhou uma nova roupagem e o nome Wayang Kulit que mexe a boca , os bracos as maos e rebola os quadris .Com o passar do tempo , tambem , suas historias foram adapatadas ao contexto da vida balinesa.
O Wayang surgiu de uma antiga manifestacao chamanistica , em que os antestrais , mortos, se manifestavam na terra dos vivos em forma de sombra para comunicar-se com os seus descendentes , dentro desta crenca nasceu o Wayang . Sao bonecos muito bem feitos , detalhadamente de papelao que sao projetados em um telao a luz de uma lamparina antigissima e manipulados por um narrador mistico ; o dalang .
O dalang sempre faz parte de uma familia que teve muitos dalang , o dom artistico e hereditario , - como toda a arte em Bali .
Acreditam que o espirito do dalang vive na familia , que sempre esta se reencarnando. Conheci uma familia do Wayang em que o filho , ja crescido , com os ensinamemtos do pai adapto as tencologias de computador no Wayang e criou o Wayang Moderno .
Muita luzes coloridas , sons , fumaca , imagens em 3D . Um Show! Mas as historias continuam as mesmas.
Contudo nao e muito comum o Wayang Moderno , porque tem que pagar para ter um teatro de sombra na cerimonia , e o Wayang Moderno e caro por causa das tecnologias, e alem do mais nos Puras nao tem acomodacao para muitas tecnologias .
Porem o Wayang Moderno de quando em quando vai para o mundo fazer apresentacoes em encontro de arte moderna.
O dalang alem de artista e um mestre espiritual e tua fama vai depender de teu conhecimento , manejo dos bonecos , humor e poder magico. E a vida inteira de treinamento , desde que nascem .
Em Bali e assim ; as criancas ficam por ali , enquanto os pais fazem suas artes e vao crescendo ao redor aprendendo so de olhar os pais , natural .
Gosto muito disto em Bali , eles nao se incomondao com a presenca das criancas , quando estao trabalhando em suas artes tipo ; Vai brincar pra la. Ou ; Aqui nao e lugar de brincar. De quando em quando os pais pedem para as criancas os emitarem , elas o atendem com muita alegria.
Em Jawa teve um caso em que o pai morreu quando o filho estava ainda pequeno , nao podendo este aprender a fundo a arte do pai . Quando crescido ousou enfrentar o publico , mas foi reprovado ao ser comparado com o pai. Ninguem quis saber que o pai tinha morrido quando ainda crianca , apenas o reprovaram e ele ficou mal , uma amiga dele me contou.
Antes da apresentacao comecar , deve ser ordenado por um sacerdote a cerimonia mawinten . O dalang sentado de pernas cruzadas , com uma petala de flor untada no mel a coloca entre os dedos com as maos juntas levanta a te a altura da cabeca susurra mantras , acende incensos e mantra novamente , outra petala repete os gestos e assim vai por uns 40 minutos. Enquanto isto o gamelan ( orquesta de musica) , esta atras tocando acompanhando a cerimonia particular do dalang.
Entre os dedos dos pes esquerdo ele sustenta entre os dedos um pedaco de Madeira , que bate em uma caixa , tambem de Madeira regendo assim o gamelao .
Depois da cerimonia seus ajudantes que estao sentados do lado esquerdo e direito vao tirando os bonecos da caixa de Madeira e dando para o dalang , este os espetas em um tronco de bananeira . Do lado direito do dalang esta as personagens boas; deuses , reis , principes e seus ajudantes .
A esquerda os malvados ; gigantes , demonios , bruchas e homens comuns maus . Acima da cabeca do dalang esta a lamaparina antiga , - um ajudante coloca oleo nela durante toda a apresentacao - , que sustenta o microfone.
O dalang numa habilidade incrivel maneja os bonecos nas duas maos , as vezes 3 bonecos em cada mao , os narra em diversas vozes , canta e orienta o gamelao com a Madeira entre os dedos dos pes.
Antes as mulheres podiam ver somentes as sombras , que e a frente da tela . Os homens podiam ver atras do telao , o funcionamento das coisas. Ainda bem que mudou , se nao estaria escrevendo sobre as sombras.
Apos os bonecos espetados , o dalang da sinal para o gamelan a primeira aparicao e de uma folha grande que danca ferverosamente ao som do gamelao. Existem varias teorias para explicar o significado da folha uns dizem que e uma montanha , um bosque, arvore da vida , porta do sobrenatural . O seu nome e Kayon , a folha que abre historia do Wayang , parade no meio da tela ela significa o comeco e o fim e quando dancando simboliza vento , fogo e agua.
Tudo no Wayang tem um significado mistico e para bem escreve –lo , seria um livro ; anos de pesquisa.
O Wayang normalmente tem duracao de 4 horas , o ultimo que fui comecou as 10 da noite e terminou as 2 da manha , mas sua versao original comeca a meia noite e termina as 6 da manha. Com os tempos modernos ondas de capitalismo ; os balineses tem que trabalhar , por isto o Wayang foi resumido . Mesmo assim o Wayang , nao e muito visto como antigamente e meia plateia vao embora antes de acabar o teatro. Os turistas que se dispoem a assistir , normalmente nao tem paciencia para assistir ate o final , porque o teatro e falado em Kawi e Bahasa Bali , ficando dificil segurar a atencao. Por isto e necessario ter uma leitura antes , se nao boia.
Uma pessoa me disse que as criancas nao vao assistir muito mais Wayang de madrugada , porque passa atarde na TV Bali ; elas acabam apredendo do mesmo jeito.
Muito prazer .
Este e o Wayan Kuli de Bali ; o teatro de sombras

2 comentários:

  1. Nunca os percebi muito bem... e sempre me encantaram. Aqui em Portugal, temos os bonecos de Santo Aleixo, uma escola de marionetes populares com tradição. As peças são habitualmente encenações de contos populares ou fábulas conhecidas. Infelizmente não temos por aqui nenhum teatro de sombras...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. haHHA !! vem para ca estudar .... heee !!!

    ResponderExcluir