nas tribos da cidade '

-

03/09/2009


Bom. Foi isso aqui; a festa de arte de BALi ; foi uma festa.Gostei. De ter o previlegio de assistir de perto as arte de Bali e da Indonesia.Os balineses de todos os lados vieram para Denpasar passiar no Art center. Uma alegria so. Nas apresentacoes de teatro balines eu pude entende mais pq eles apresentaram em bahasa Indonesia pq o festival e nacional e internacional .No geral da essencia da arte balinesa esta toda na crenca Hindu , nao ha uma peca de teatro uma musica um teatro de sombra em que nao haja nenhuma manifestcao de arte ; que nao se fale das istorias hindu.As istorias hindu sao para nos do ocidente ; as historias de mitologia.Uma pessoa aqui em Bali me disse que gosta muito de istorias mitologicas mas que aqui em Bali nao tinha visto livros sobre. Claro . Aqui nao e mitologia e a verdade de Bali.As historias contam sobre os deuses e suas origens , istorias locais ( hadad) que e , segundo a istoria , a origem dos balineses. As personagem em sua maioria sao personagens cosmica que descem a terra pra lembrar os balineses dos deveres e oferendas que devem serem feitas.

Na peca de teatro TOPENG , por exemplo, composta de 3 personagens principais , representadas por homens mais maduros, que interpretam todos os papeis da peca desde os serventes , velho , ministros , herois, reis e principes cultos. Para isto eles , atras das cortinas , trocam as mascaras .A personagem que representa o rei usa a mascara de pele branca os olhos levemente puxado e um bigode fino ; estes sao os tracos , sempre, das personagens nobres.A pessoa comum e de cor de pele amarela buchechudo e nao entende muito bem as coisas ; parecido com o bobo da corte.E o Homem nervoso ( kasar) ,- digo homem nervoso pq aqui eles dizem que a personagem nao e mal e so nervosa mais e boa , - tem a pele chocolate , como aqui dizem , com tracos fortes e bigode grosso , tem comportamento ameacador , sempre que entra no palco as outras personagens correm para o canto. As mascaras deixam a boca livre , cobrindo somente a parte das bochechas.As mascaras sao vista como uma manifestacao das divinidades hindu , sao guardadas com muito zelo em uma bonita caixa feita de folha de coqueiro .Antes da apresentacao da peca , atras do palco , tem uma cerimonia para os autores da peca , pois eles acreditam que ao usarem as mascaras serao reencarnados por deuses que usaram seus corpos para atuar no palco afim de contar as istorias do hindu E tambem para a purificacao dos autores.Com isso e comum eles entrarem em transe atras do palco ao colocarem as mascaras.

Alem destas tres personagen ha mais 2 que sao “ os palhacos” da peca. Normalmente sao 2 homens vestidos de mulheres , mas agora em tempos modernos , tem muitas mulheres fazendo os seus papeis.Essas mulheres sao extremamente comicas , mas para entender e preciso muito conhecimento da cultura balinesa , comecando por suas roupas ; que sao das dancarinas balinesa.Elas usam um monte de roupa de bailarina tudo errado uma por cima da outra tudo torto com as maquiagem tudo errada e com uma flor ou coracao pintada na bochecha.Elas entram no palco dancando tudo errado tropecam , caem , rebola ; a plateia ri que so.As dancarinas , segundo as historias , sao as mais belas que dancavam para os reis , principes e nobres nos palacios .Entao essas personagens sao feias e gordinhas e querem um marido .Teve uma apresentacao de Topeng , que fui no Pura, ela saiu do palco e pegava os homens da plateia a forca e levava para o palco para dancar com ela . Os homens saia tudo correndo. Muito engracado! A galera ria muito! Tinha umas adolescentes do meu lado que eu axei que elas ia passar mal de tanto rir.Algo que me chama muito atencao nos teatros balineses e o fato desta mistura , sempre , de pedagogia do terror com o comico.Sempre ha personagem como ; bruchos , demonios , feiticeiros que eles acreditam que existem .Eles ficam com muito medo , da pra ver na reacao deles , na hora em que as personagens entram no palco. Eles acreditam mesmo. Tbem . Eles ouvem estas istorias desde da barriga de suas maes e crescem e baseiam suas vidas nelas ; a nocao do bem e do mal do profano e do sagrado.Porem sempre tem as personagens que os fazem rir . E muito! Teve uma apresentacao de uma peca tradicional de BALi CALONARANG , representada por estudantes da universidade Hindu de Bali. Os palhacos tinha suas caras todas deformadas , com maquiagem perfeita , muito feio . Mas a galera gosta. E uma atracao pelo comico grotesco ; e na arte moderna tbem ; eles amam filme de terror.Nao so Bali mas a Indonesia.Outra coisa que tbem me chamou atencao e que eles representam os transe como comedia . Normalmente as personagens comicas comecam a dancar uma peca balinesa e um dos comediantes cae em transe e o outro ajoelha , sai correndo pelo palco gritando com as maos pra cima atras de oferendas e agua pra bencer o possuido e acalmar o espirito que o possuiu . A plateia rola de rir! Eu pensei que eles nao brincavam com isso.No topeng no final da peca aparece as personagens que representam os deuses . Ao entrar no palco a outras personagens se ajoelham e temem.

No geral a peca fala das doutrinas hindu o perigo de nao obedece –las ; e extremamente pedagogica. Ensinam ate bahasa Indonesia . Um autor fala uma palavra em bahasa bali e o outro fala em bahasa indonesia. Antigamente era bahasa bali e bahasa kawi que era ensinado nos palcos.A istoria falada e sempre a mesma , mas e temperada com os comicos improvisos do gupo teatral , que vai fazer a diferenca entre um gupo e outro.O TOPENG foi o teatro mais representado na festa de arte , pois se trata de uma peca culta.Os balineses culto tem muito gusto em assistir um TOPENG.Um jogo de mascara de TOPENG , feito por melhores escultores de Madeira e considerado um tesouro.Sempre qua tem festa nos Puras o TOPeng e garantido ; afim de lembrar os fieis .As artes de Bali sao comuns a toda gente e sempre sao representadas , quem aqui chega se impresiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário