nas tribos da cidade '

-

19/09/2009

NotIciAS da CapitaL



Noticias de JAKARTA – Eu nao so de la , mas tenho informacoes quentes da Capital . E o negocio e o seguinte; a Capital dos tempos modernos esta assim ; lotada de gente de todas as ilhas da Indonnesia ; mas vive em regime de abandonado . Porque? Por que …

Todo mundo vai pra Jakarta com a intencao de arrumar um trampo ajuntar uma grana e voltar pra sua ilha natal .

Mas acontece que os anos e anos passam e o cidadao vai ficando por ali. Mas , todavia nao tem cuidado com a sua casa , quintal , estabelcimento comercial e tal . O hospede se comporta como um sanguissuga , por isso ; Jakarta esta o caos. Apesar desta impessoalidade de Jakarta . Ela em culura propria ,- vai entnder esta vida ,- de tudo misturado , quase uma antropagia brasileira, que se chama ; BETAWI.

As cabecas pensantes das universidades de Jakarta chegaram a esta conclusao que ; Jakarta e a casa de todo mundo e nao e de ninguem . Se vc pergunta para um moco da capital ( jakarta) da onde ele e , ele diz: de Jawa , de Flores de Mataran mas nunca de Jakarta . Embora tenha nascido na capital sendo apenas seus pais das ilhas citadas. Ninguem quer ser da Capital ; ela feia e tem cheiro mal , - situacao esta parecido com a imigracao dos nordestinos para Sao Paulo e Rio de Janeiro que viraram favelas. Jakarta e um Favelao.

Esta prosa , tbem, me lembrou dos brasileiros la das bandas do meu sul do Brasil . Que tem uns fulanos que diz com a boca cheia que e descendente de Alemao de Ucraniano de Espanhol de disto de aquilo …. Nuncam dizem ; sou brasileiro e ficam cavucando passado da tatararavo que veio fugida da segunda guerra . Cada coisa. Tudo bem ! Cada um na sua . Mas … Cada coisa …

Todavia , capital e sempre capital por mais que as aparencias nao agradam ; sempre gera os centros de inquietacoes . E e la em Jakarta que esta as Ongs mais fortes e universidades da indonesia . Que da luz as ideias que nascem com peso saudavel e choro forte ; movimentos socias , igualdades das mulheres , educacao gratis , liberdade religiosa , liberdade da midia , liberdade eleitoral , direito dos trabalhadores ; menos horarios de trabalhos , registro , auxilio doenca , salario digno , ferias renumeradas …. Este papo te faz lembrar de alguma coisa?

Sim …. La no passado , nao muito distante . No ABC paulista em 1980 , 4 dias de greve , 10 mil trabalhores se reuniram na Igreja matriz de Sao Bernado em baixo de um regime militar que proibia qualquer organizacao popular .

O lider do sindicato dos metalurgicos de Sao Bernado dos Campos e Diadema ; Luis Inacio Lula da Silva com mais 14 dirigentes formaram um exercito , que Segundo a historia ; restabeleceu a alta estima dos trabalhadores e com isto tiveram forca para enfrentar nao so seus patroes mas o governo militar brasileiro . Embora os trabalhores , na epoca, nao tiveram seus pedidos atendidos . A greve e considerado vitoriosa .

Depois da greve do ABC o Brasil nunca mais foi o mesmo . Abriram se as portas para a democracia e o que era briga de uns trabalhores viro briga nacional. E comecou a borbulhar por toda a nacao “ os companheiros” .

Aff ! Nao tem nada haver Lula com Jakarta . Voce nao axa mas a galera dos movimentos socias e das Ongs de Jakarta sao APAIXONADOS PELO LULA! Se nao acredita . A esperanca que eles ficam quando assistem os documentario do Lula da greve do PT da CUT do MST.

Eles querem tambem , querem saber detalhes , qual sao direitos dos trabalhores do Brasil , como faz para abrir sindicatos , partido politico. Querem um partido dos trabalhadores da Indonesia! Uma brasileira me disse que quando passou no documentario ; o Lula na greve do ABC , todo nervoso , atras do palco, antes de entrar no palanque, acende um cigarro .

E depois entra na frente daquele mundareu de trabalhores . A galera da OnG ficaram euforicos , levantaran da cadeira ; Olha la ! ele ta fumando !!! … e o cigarro da Indonesia ! Dao risadas. Dizem isto pq aqui na Indonesia a amizade dos homens com cigarro e certa , entao eles se identificaram , mais ainda, com Lula.

A Indonsia esta passando, realmente, tempos parecido com os de 1980 do Brasil , o pais esta saido de um regime militar de Suharto , esta politicamente flagelado com uma falsa ideologia democratica.

Suharto e um dos presidente militares que mais ficaram no poder no mundo ; de 1968 a 1998 , sua bandeira politica era a Democracia Pancasila ; monoteísmo ( isla) humanitarismo, unidade, democracia e justica , que era o meio do governo ter o controle de todas as istituicoes socias , politicas do pais.

Entao a conciencia politica da Indonesia gatinha , tem ilha , axo, que ainda nem nasceu. Aqui em Bali mesmo vejo que nao tem a mesma intensidade que tem em Jakarta. Aqui a galera esta mais interessada nas oferendas , nas dancas para os deuses e nas Cerimonias , pois e les acreditam que o estilo de suas vidas , a classe social que os determina ; provem dos deuses e eles nada podem fazer alem das oferendas.Entao aqui em Bali se nao ligar as antenas la pro lado de Jakarta vc fica assim ; com cabeca de melao.

Coisa que nunca negei nesta vida e que ; sou protestante e petista de carteirina desde 1995 . Entao … querem a todo custo informacoes de como se faz para formar um partido e sindicato.

Um dos lideres de uma Ong era estudante de uma universidade protestante; ia ser pastor.Ai , nao sei que cargas d`aguas , teve que fazer um trabalho em que percorria , os lugares de ninguem , nas ilhas da Indonesia. Da eoria para a pratica ; a cabeca mudo . Ele esta envolvido em montao de movimentos socias desde indoneses que sao expulsos de suas casas por fabricas ate mulheres indonesas que vao para os exterior trabalhar e sofrem varios tipos de abusos. Parce coisa de Che Guevara .

E nao e so do Lula que Jakarta gosta , gosta tbem do cinema brasileiro das musicas; MPB e Samba . Tem cantors de barzinho que aprendem a ler o portugues so pra cantar as nossas letras. Cantam tao bem que ae parece qu falam portugues , mas nao entendem uma linha.

O Diplomaa brasileiro de Jakarta me disse que recebeu um convite uma vez tribute a Chico Buarque , disse em tom de confeso que na hora riu por dentro e penso ;Ah ! Chico Buarque… vai de uma droga.

Mas foi . Chegando la disse que ficou de cara no chao . Tinha exposicao de fotos que marcam as faces de Chico , filmes no telao relatando teatro , livro e vida politica do cantor.

E tinha , tbem , uns cantors que cantaram a noite toda as musicas de Chico Buarque. O diplomata me disse que ficou com o queixo caido . E que ficou sabendo de muitas coisas de Chico que ele nem imaginava naquela noite! Eitha mundo pequeno.

E teve no mes de julho festival de cinema em Jakarta qu o Brasil entro na sessao de documentaries . Ve ai se vc conhece .

Terra para Rose ( movimento de sem terra do Rio Grande do Sul) ; Nelson Freire; Peoes ( relatos de grevisas metalurgicos da greve do ABC ) ; Entreatos ( campanha de Lula) ; Onibus 174 ( Assalto do onibus no Riode Janeiro); O prisioneiro da grade de ferro ( sistema carcerário brasileiro) ; Noticias de uma Guerra particular ( Trafico no Rio de Janeiro) .

Depois dos filmes tinha debate sobre ai os dois brasileiros que estudavam em Jakarta falava sobre . Eles queriam que eu fosse pra falar do PT mas eu nao pude ir. Uma pena.

Apesar desta impessoalidade de Jakarta . Ela em culura propria ,- vai entnder esta vida ,- de tudo misturado , quase uma antropagia brasileira, que se chama ; BETAWI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário