nas tribos da cidade '

-

26/03/2012

Memórias da vida balinesa - Castas

Sindu - no Hindu  cobra  é sinal de maldição , ele tem  coleção o que causa espanto a toda gente balinesa.


Em  Bali  há   muitos sorrisos andando pelas ruas, até  porque  dizem que se o rosto sorrir  a mente também.
 Aconselham mentalizar uma lembrança boa em   situação   difícil. Do mal do real para o bem  da lembrança da mente. Assim  o sorriso virá acompanhando a mente. Difícil  é acreditar que a mente pode  restaurar uma lembrança boa  num cotidiano de jugos.  O principal deles é o julgo da hierarquia   das  castas   da filosofia Hindu.

Sendo em  Bali a imposição   mais leve   do que  a casta  da India , dando o  direito  de  mudar  a profissão. Mesmo assim  é dificultoso  para   os de casta baixa melhorarem  de  vida ,  devido ao fato que em Bali  as políticas públicas  , praticamente ,  não  existem.  Somente o  turismo tem possibilitado esta mudança ecônomica na vida do balinês de casta baixa.  Contudo ele  tem que adorar os antepassados  da casta  baixa.
A hierarquia das  castas    marcam  os  nomes   e o tratamento pessoal. O filho de uma mãe   da casta alta a chama de : IBU . O  filho da  casta baixa: MEME. Comentei para uma mãe  da casta baixa  o que aconteceria se sua filha a chamasse de IBU .  Responde  que a criança seria repreendida por todos que  a ouvissem   chamar: IBU.

Fui   saber   de um balinês  de nome  Wayang Sindu o que ele achava das castas  e onde elas estavam distribuidas na sociedade atual. Uma vez que é uma estruta de sociedade organizada pelo hinduismo  no  tempo “ medieval “ de Bali.
 Perguntei para  ele o que achava das castas: 

Disse :  - Egoísta, porém necessaria.
Eu :  - Necessaria porque?  
Ele: - Devido a nossa origem na terra da família do Pura ( Templo Hindu).
Eu: - De que casta voçê é?
Ele: - Da normal.
Eu: - Qual é a normal?
Mostrou a    mão    arrumada com os dedos fazendo  quatro    e apontou ; a última.
Ele: - A normal.
Eu: - Tem quatro  castas ? Fiquei sabendo de três!?
Ele: - Não. Tem quatro.
Perguntei para  ele onde as pessoas das castas trabalhavam  na sociedade atual.
Ele: - Os  brâmanes      ( sacerdotes) , ficam cuidando do Pura   e são   responsáveis pelas cerimônias e não podem tomar arak ( bebida alcólica tradicional de Bali feita de arroz). Os Satrias são “ os inteligentes” : professores , médicos , engenheiros  profissionais liberais . São  os que estudam .Os Gusti (Wesias) são  patriotas trabalham na polícia  nas instituições  do governo. E a casta normal trabalha na construção ,  de guarda ,  de  faxineiro ,  de  vendedor ambulante   , nos arrozais.
Eu: - Mas  você  pode estudar e se tornar Doutor  sendo da casta normal?
Ele: - Pode , mas na familia do Pura   sempre vou ser da casta normal. Mas não dá pra mim estudar e ser Doutor .  Tem problema na familia.

Quando ele diz que tem problema na familia , quer disser que algum antepassado dele cometeu algum erro , e que agora eles estam pagando. Este erro e julgado  no Pura.  Dependendo do erro pode ocorrer a perca da terra (casa) . Castigo de muita  humilhação  para um Balinês   pois  não  ter terra  e viver fora da comunidade   de seus  antepassados  ( deuses) .   Ficando assim a familia em extrema pobreza.  Hoje  não  é tão frequente estes castigos radicais.  Tudo vai depender  do julgamento  do BANJAR ( associação de moradores) .

Ele: - Tenho problema na família .   Tenho que trabalhar todos os dias para comprar comida para meus irmãos  , não  tenho dinheiro para estudar . Estou cansado.
Percebi que ele começou  ficar aborrecido com perguntas sobre sua casta .  Então   perguntei  sobre os  brâmanes ( sacerdotes)

Eu: - Com que dinheiro os    brâmanes    sobrevivem ?
Ele: - Eles são como os pastores  das igrejas , eles não  trabalham na construção do Pura nem  na limpeza , só fazem cerimonias.
Eu: - Conheço   pastores no Brasil que trabalham na construção.
Ele:  - Como eu!
Ele entendeu que entre os pastores tem castas   e pastores da casta menor trabalham na constução   . Afirmou  que ele era como os Pastores da construção. Porque os da casta normal constroem  os Puras e cuidam da limpeza .
Eu: -  Não é  isto. Ele costruiu a igreja porque  ele sabe e gosta  de construir.

Ele me olhou  com olhos muitos surpresos e pensantes.

Ele: - He?!
Eu : - He! Como os  brâmanes      pagam a vida?
Ele: - Assim : Como na tua casa . A sua vizinha , por exemplo ,  construiu um consultório médico. Os Sátrias ( nome das pessoas da casta alta)  desenham a costrução    ( engenheiros e arquitetos) , os normais trabalhan na costrução  . Esta é  a parte terrena. Ai quando está  pronto.  O Doutor  que é  um Sátria ,   vai até o Pura e chama os   brâmanes     para abençoar o consultorio. Para  fazer uma cerimonia de inaguração   .  Está  é a parte espiritual  que só os   brâmanes     podem fazer.
Eu: - Então   eles pagam para    brâmanes      para fazer cerimônia?
Ele: - Não.  Não é bom.
Eu: Então  como  eles vivem?
Ele: -A familia que a convidou dá  uma contribuição para ele. Lembra daquele cartaz pendurado na porta da  entrada  do  escritorio  com letras do alfabeto balinês?
Eu: - Lembro.
Ele: - Então  aquele cartaz quem colocou foi o    brâmanes      na cerimônia de inaguração     .  O cartaz tem a escritura da  casta da  familia dos Sátrias do Pura no qual a familia pertence. Além da indentificação       da casta da familia  .  Serve também para espantar os maus espíritos.

Este consultório médico , no qual ele se refere como exemplo, foi construído na frente de casa . Certa noite este balinês foi em minha casa , buscar a bicicleta de sua namorada. Então    sentamos no muro ,  que e em frente do consultório   e batemos um papo .
Mostrei pra ele  uma pequena bandeira  branca  com desenhos de traços finos e letras balinesa   pendurada na porta ( tem em todas  as portas  balineses ). Perguntei o significado.  Ele tentou me explicar . 
A  vizinha  ( mãe do médico ) se  aproximou na curiosidade de saber quem era que estava comigo. Apresentei  Sindu. Da parte dela  senti um estranhamento esnobe  , como   se   ele   não fosse balinês. Conversaram  , em balinês ,   meio estranho . Ele  falou bem firme  olhou bem nos olhos dela. Ele sendo da casta baixa teria que olhar pra baixo usar um vocabulário   submisso  e  ela  um vocabulário  áspero.  Mas ele não o fez , se comporto  de igual pra igual. 
Na  língua balinesa tem quatro níveis ,   devido as castas. 
Depois ela ( mãe do médico  minha vizinha ) me falou  que Sukawati ( cidade em que Sindu mora)  , não  era boa  e  que os moradores de lá  são  de pele escura e pobres por ter sido  mal em outras vidas ( castas baixa).  Por isto não  é  bom que eu tenha  amizade com este tipo de gente. 
Voltando - 
 Depois deste papo. Sindu empenhou – se em fazer umas graças . Rimos e tomamos  chá.
                       

                        Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.
                       Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, 
                       também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 
                      Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 
                      Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 
                                                                                                            João 13: 13:15





 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário