Sindu - no Hindu cobra é sinal de maldição , ele tem coleção o que causa espanto a toda gente balinesa.
Em Bali há muitos sorrisos andando pelas ruas, até porque dizem que se o rosto sorrir a mente também.
Aconselham mentalizar uma lembrança boa em situação difícil. Do mal do real para o bem da lembrança da mente. Assim o sorriso virá acompanhando a mente. Difícil é acreditar que a mente pode restaurar uma lembrança boa num cotidiano de jugos. O principal deles é o julgo da hierarquia das castas da filosofia Hindu.
Sendo em Bali a imposição mais leve do que a casta da India , dando o direito de mudar a profissão. Mesmo assim é dificultoso para os de casta baixa melhorarem de vida , devido ao fato que em Bali as políticas públicas , praticamente , não existem. Somente o turismo tem possibilitado esta mudança ecônomica na vida do balinês de casta baixa. Contudo ele tem que adorar os antepassados da casta baixa.
A hierarquia das castas marcam os nomes e o tratamento pessoal. O filho de uma mãe da casta alta a chama de : IBU . O filho da casta baixa: MEME. Comentei para uma mãe da casta baixa o que aconteceria se sua filha a chamasse de IBU . Responde que a criança seria repreendida por todos que a ouvissem chamar: IBU.
Fui saber de um balinês de nome Wayang Sindu o que ele achava das castas e onde elas estavam distribuidas na sociedade atual. Uma vez que é uma estruta de sociedade organizada pelo hinduismo no tempo “ medieval “ de Bali.
Perguntei para ele o que achava das castas:
Disse : - Egoísta, porém necessaria.
Eu : - Necessaria porque?
Ele: - Devido a nossa origem na terra da família do Pura ( Templo Hindu).
Eu: - De que casta voçê é?
Ele: - Da normal.
Eu: - Qual é a normal?
Mostrou a mão arrumada com os dedos fazendo quatro e apontou ; a última.
Ele: - A normal.
Eu: - Tem quatro castas ? Fiquei sabendo de três!?
Ele: - Não. Tem quatro.
Perguntei para ele onde as pessoas das castas trabalhavam na sociedade atual.
Ele: - Os brâmanes ( sacerdotes) , ficam cuidando do Pura e são responsáveis pelas cerimônias e não podem tomar arak ( bebida alcólica tradicional de Bali feita de arroz). Os Satrias são “ os inteligentes” : professores , médicos , engenheiros profissionais liberais . São os que estudam .Os Gusti (Wesias) são patriotas trabalham na polícia nas instituições do governo. E a casta normal trabalha na construção , de guarda , de faxineiro , de vendedor ambulante , nos arrozais.
Eu: - Mas você pode estudar e se tornar Doutor sendo da casta normal?
Ele: - Pode , mas na familia do Pura sempre vou ser da casta normal. Mas não dá pra mim estudar e ser Doutor . Tem problema na familia.
Quando ele diz que tem problema na familia , quer disser que algum antepassado dele cometeu algum erro , e que agora eles estam pagando. Este erro e julgado no Pura. Dependendo do erro pode ocorrer a perca da terra (casa) . Castigo de muita humilhação para um Balinês pois não ter terra e viver fora da comunidade de seus antepassados ( deuses) . Ficando assim a familia em extrema pobreza. Hoje não é tão frequente estes castigos radicais. Tudo vai depender do julgamento do BANJAR ( associação de moradores) .
Ele: - Tenho problema na família . Tenho que trabalhar todos os dias para comprar comida para meus irmãos , não tenho dinheiro para estudar . Estou cansado.
Percebi que ele começou ficar aborrecido com perguntas sobre sua casta . Então perguntei sobre os brâmanes ( sacerdotes)
Eu: - Com que dinheiro os brâmanes sobrevivem ?
Ele: - Eles são como os pastores das igrejas , eles não trabalham na construção do Pura nem na limpeza , só fazem cerimonias.
Eu: - Conheço pastores no Brasil que trabalham na construção.
Ele: - Como eu!
Ele entendeu que entre os pastores tem castas e pastores da casta menor trabalham na constução . Afirmou que ele era como os Pastores da construção. Porque os da casta normal constroem os Puras e cuidam da limpeza .
Eu: - Não é isto. Ele costruiu a igreja porque ele sabe e gosta de construir.
Ele me olhou com olhos muitos surpresos e pensantes.
Ele: - He?!
Eu : - He! Como os brâmanes pagam a vida?
Ele: - Assim : Como na tua casa . A sua vizinha , por exemplo , construiu um consultório médico. Os Sátrias ( nome das pessoas da casta alta) desenham a costrução ( engenheiros e arquitetos) , os normais trabalhan na costrução . Esta é a parte terrena. Ai quando está pronto. O Doutor que é um Sátria , vai até o Pura e chama os brâmanes para abençoar o consultorio. Para fazer uma cerimonia de inaguração . Está é a parte espiritual que só os brâmanes podem fazer.
Eu: - Então eles pagam para brâmanes para fazer cerimônia?
Ele: - Não. Não é bom.
Eu: Então como eles vivem?
Ele: -A familia que a convidou dá uma contribuição para ele. Lembra daquele cartaz pendurado na porta da entrada do escritorio com letras do alfabeto balinês?
Eu: - Lembro.
Ele: - Então aquele cartaz quem colocou foi o brâmanes na cerimônia de inaguração . O cartaz tem a escritura da casta da familia dos Sátrias do Pura no qual a familia pertence. Além da indentificação da casta da familia . Serve também para espantar os maus espíritos.
Este consultório médico , no qual ele se refere como exemplo, foi construído na frente de casa . Certa noite este balinês foi em minha casa , buscar a bicicleta de sua namorada. Então sentamos no muro , que e em frente do consultório e batemos um papo .
Mostrei pra ele uma pequena bandeira branca com desenhos de traços finos e letras balinesa pendurada na porta ( tem em todas as portas balineses ). Perguntei o significado. Ele tentou me explicar .
A vizinha ( mãe do médico ) se aproximou na curiosidade de saber quem era que estava comigo. Apresentei Sindu. Da parte dela senti um estranhamento esnobe , como se ele não fosse balinês. Conversaram , em balinês , meio estranho . Ele falou bem firme olhou bem nos olhos dela. Ele sendo da casta baixa teria que olhar pra baixo usar um vocabulário submisso e ela um vocabulário áspero. Mas ele não o fez , se comporto de igual pra igual.
Na língua balinesa tem quatro níveis , devido as castas.
Depois ela ( mãe do médico minha vizinha ) me falou que Sukawati ( cidade em que Sindu mora) , não era boa e que os moradores de lá são de pele escura e pobres por ter sido mal em outras vidas ( castas baixa). Por isto não é bom que eu tenha amizade com este tipo de gente.
Voltando -
Depois deste papo. Sindu empenhou – se em fazer umas graças . Rimos e tomamos chá.
Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés,
também vós deveis lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
João 13: 13:15
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