nas tribos da cidade '

-

02/11/2008

Relato 6












Tenho ido em tantas lugares visto tastas coisas tantas gentes , tantas …
tantas ! que hoje nao sei por onde comecar -to afogada nas letras. Af!
Igual quando tinha que fazer trabalho da universidade lia tantas coisas sobre o assunto que depois ficava toda enrolada nao achava o comeco do fio .

Bobagem ! passado fica no Museu.
Ramo la… A fila anda!

Comecamos do comeco, e comecando que as coisas comecam a comecar , ai vc chega no comeco e ve que o comeco e so comecar. Facil!
Olha so … eu estou no futuro de vcs ! aqui amanhece o dia primeiro! Haha! Ganhei!
Final de semana fui numa apresentacao de danca no Art CenteR e um espaco para teatro danca exposicao de quadros e tals . E muito lindo! o local de expoxicao de quadros tem um xafariz com quarto esculturas de Madeira em cada curva – e redondo - no centro um cavalo , no teto tem um trabalhado que eu nao sei o nome e como c fosse um leque de bambo forrado e por tras um tecido estampado tem um vaso enorme do comeco da escada as vigas de madeiras sao todas trabalhadas e os alicerces tambem. E muito ! muito!
O palco das apresentacoes e estilo a arena grega mas bem personalizada . Atras do palco tem um dragao – nao sei direito o que e – com varias entradas uma delas vai atras do palco ai sobe uma escadinha e tem estilo uma area bem no alto – muito comum aqui. O jardim ! que coisa mais querida! E essa Bali!
Tem vaso e flores pra todos os lados! Parece os desenhos dos livrinhos infantil de contos de fada!
A apresentacao , pra variar , eu estava passando vi a movimentacao as luzes , parei fui ver o que era . Era o ensaio , a apresentacao ia ser no outro dia . No outro dia eu fui a tarde antes da apresentacao , tirei umas fotos , essas que estaum no album Art CenteR , e fiz o reconhecimento do lugar . Mas eu nao tirei foto do lugar todo , isto e trabalho para mais alem.
A apresentacao era o seguinte; era grupo de danca das universidade de Denpasar , valia um trofel. Comecou as 6 da tarde, galera! Puts! Vir pra Bali sem uma maquina fotografica profissional e um crime! Nao deu pra mim tirar foto pq nao podia chegar muito perto e o jogo de luz da esquizifronia na maquina.
Cara! Que apresentacao mais loKa! Gente vcs nao tem nocao eles tocam , dancam , fazem malabarismo , acrobacias e representam ao mesmo tempo! Tudo bem sintonizado Af! uma pessoa que realmente gosta de arte , em Bali tem uma overdose!
A danca sempre conta uma historia , normalmente - o louvor a Guerra. E muito Lindo! teve um grupo que enceno um carro de Guerra , os carinhas dos pratos foram os cavalos , eles fizeram o som dos cascos do cavalo correndo certinho! Abaixados eles balancavam os quadris ritimados pra la pra ca . Uma graca ! A galera ria!
A musica acompanha o ritimo que o corpo danca , o corpo danca o ritimo que a musica toca. Um espetaculo! Tudo muito caprichado as roupas , os instrumentos , o lugar todo decorado , as maquiagem - os meninos tambem usam maquiagem batom e tudo.
Um grupo se apresentava e depois sentava na arquibancada ai quando o outro grupo se apresentava o grupo que estava sentado ficava vaiando! AHAhh ! e se o publico aplaudisse ai que eles vaiavam mais! Entao conforme os grupos ia apresentando e sentando a vaia ficava maior , ser o ultimo a apresentar aqui nao e boa coisa. O publico aqui e bem participativo eles gritam dam risadas . Animadissimo!
Teve um casal de apresentadores , eles chamavam o publico pro palco pra fazer brincadeiras a galera ia correndo se erasse a resposta outro ia correndo na hora pra responder!
Teve palhaco- 3 ! De roupa Hindu ! a galera pelo jeito gosta deles aqui , eles fezem umas gracas com o som do Gamelao – instrumento musical . Imitam de um jeito engracado a galera gosta, ri. Em Sanur eu ouvi um vendedor de milho cantando o mesmo som do palhaco . Ele cantava e ria… agora eu sei do que se trata ! heheeh !
No final - aos vencedores as batatas ! He ! – filosofia de um cara chamado Quincas Borba. Conhece? Nao . Nao da nada nao … Pergunta pro google que ele sabe , ele sabe tudo ate o que vc queria dizer! Google e o cara!
Pois bem … o trofeu ao vencedor e aquela festa . Teve uma universidade que nao ganhou nenhuma premio os alunos entao se levantaram e cantaram uma musica curta com a mao no coracao.
Estou com o proposito de conhecer bem os lugares que vou aqui em Bali , atualmente estou em Sanur e Kuta . Olha so que graca! O sol nasce em Sanur e se poe em Kuta!
Na semana passada eu dei uma esticada ate Sukawati . A Lucia do Mexico mora la , eu fui na casa dela depois fomos numa cerimonia. Tinha mais de 100 mulheres todas prontas com as roupa de danca Tari em fila andando no meio da rua . As grandes cerimonias tem um desfile nas rua . Eles vam andando , tocando e cantando ate o templo ( Pora). Comecava pelas meninas – axo que 6 anos- ate umas jovens senhoras depois as Senhoras com os utensilios para a cerimonia depois um grupo de hindu responsavel pela cerimonia em seguida as senhoras que formava o coral a banda e os fieis . Nas cerimonias sempre tem muita crianca , todas vestidinhas com as roupas. A Lucia namora um cara daqui ela entende um pouco , nao entende mais pq o ouvido dela nao entende a filosofia bahasa pq ela nao fala muito bem bahasa . Ela me disse que uns dos pontos forte do Himdu e manter a tradicao , por isso e muito importante pra eles que desde crianca se aprenda que os seus pais lhes ensinaram que aprendereram com seus avos e assim vai , por isso o extreme valor as pessoas mortas. Eles tem orgulho de ter resistido tantos ventos e ter conseguido manter a tradicao firme ate os tempos modernos . E devido a esse orgulho que eles sempre estao a representar a Guerra a qual eles venceram - as cruzadas . Nas escolas tambem se aprende toda a cultura Hindu oferendas que sao feitas de folhas , as musicas das cerimonias as dancas e sobre a vida dos deuses . A identidade deles sao construida dentro do pensamento Hindu. Este e o ar que bali respira.
Bem … eu vo bem obrigada! E to ficando boa na boleia! Tava ate fazendo umas gracas cortei minhas asinhas me coloquei na cadeira do pensamento e disse pra mim brava! Voce so tem 1 mes em Bali , nao comeca com sangria desatada ! parece que o mundo vai acabar amanha! ….quem sabe?
Olha so eu nao ia conta , mais agora vou , eu ia terminar no quem sabe ? mas sabe o que e . E que agora eu to me axando pq eu to ficando boa na moto , to indo pra tudo que e lugar. Entao fui fazer compra num super mercado longe de casa. Na saida a moto nao estava no lugar que deixei.
ViXiiiiiii !!! gelei ! agora deu! Fui falar com o guarda e mostrei a licenca da moto . Ele me fez sinal e me levou pra garita chegando la os guardas ficaram tudo me olhando – eu ; to lascada! Eu deixei a chave na moto! c fosse no Brasil eu tava sem moto. Eles guardaram a moto pra mim , ai trouxeram ela , rindo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário