nas tribos da cidade '

-

06/11/2008

Relato 7






Faz tempo que a gente nao proseia , prosa globais ! Vamos la ! no sofa da Hebe ! Coisa Linda de Viver!Mas primeiro , permitam - me . Fiquei muito feliz da vida quando comecaram a escrever pra eu guardar os relatos da viagem pra producao de 1 livro. Para quem e das letras , escrever um livro e o pico do Everest . Pensei em colar o titulo do filme do Che Guevara – Diario de uma Motocicleta- Sera que ele deixa?
Tinha planos para escrever uma biografia do Lula – e do Lula! Realmente eu sou fa dele! CaraCAS! Ja pensou vc la no nordeste tomando uma cervejinha no buteco ai chega um engraxate barrigudo da canela fina : - E ai Dr , vai um lustre na butina ? De do acaba aceitando . Pergunta pra ele o que ele quer ser quando crescer , ele responde : - Presidente do Brasil , Dr . Da 1 real pro bichinho . Mais 1 Skol . O mundo das voltas … 2 ! ao mesmo tempo.
O titulo vai ser mais ou menos assim “ Luiz Inacio Lula da Silva – Como Homem nao Um Deus” , e a ideia as vezes aXo muito longo o titulo , mas tudo bem , mas pra frente eu resolvo a questao. E na primeira pagina com letras bem bonitonas



“ Sou brasileiro e nao desisto nunca” , admiro a estima de Lula , puts! se candito varias vezes ate vencer! Foi deborrado chamado de burro em rede nacional ridicularizado varias vezes , principalmente na campanha que disputou com o Collor . Mesmo assim nao desistiu , olha se fosse eu … manda todo mundo cata coquinho e ia cuidar da vida. Lembro quando eu ouvia a hora do Brsil nao entendia nada parecia que o Sarney fala outra lingua ! Brasileiro e brasileira era so o que eu entendia. Agora a hora do Brasil “ café com o presidente” e o maior barato! Ouvir o lula falar ele fala a lingua do povo - que e a maioria . Varias coisas… a formacao do partido em tempo de mudancas radicais politicas do pais , muito me encanta . Eis o futuro das Letras .



Ao presente , as fofocas… entao estudam comigo 2 mina da polonia a Martina e Raskuska 1 da Hungria a Judith e 1 cara THeco o Marcel . E muito engracado na sala de aula quando os professors perguntam da onde o Marcal e , ele responde Theco . Os professors : - Ah ! vc e da thecoislovakia! Ele nao ! Theco ! theco ! os professores : - Ahh thecoislovakia! Ele :_ nao! Theco ! theco 1 pais e Islovakia outro pais. Todas as vezes! E comigo acontece o seguinte ; os professores perguntam a capital do Brasil eu respondo Brasilia. Eles nao a capital , eu Brasilia ! ai que lida! Eles axam que eu nao estou entendendo a pergunta e estou falando Brasil e nao Brasilia! Sempre! Eles nao decoraram direito e axam que a capital do Brasil e O Rio de Janeiro! O Rio e mais famoso aqui por causa do Samba. Por isso da um trabalho danado converser eles que Braslia e a capital do Brasil. Brasilia eles nuca na vida ouviram falar.



Mira! Que interessante a lingua theco e similar com a da polonia e da Servia e similar com a da Russia . Entao o Marcal e as minas da polonia conversam numa boa. Mas acontece o seguinnte a galera Theco , Eslovakia E Polonia se ajuntaram e moram no mesmo local . Ai eles se fecharam no grupo deles , so falam a lingua deles nem ingles eles falam! Sendo que a maioria deles fala ingles . Eles ficam assim … o mundo Balines borbulhando em sua volta e eles la trancados. E muito xato! Sai com eles , eles falam e dam risadas na linga deles , ficam se axando … penso que a fama deles ta correndo e eles estaum se tocando - Axo. Antes eles mal comprimentavam , agora eles estaum xeio de querer da thauzinho.



Por falar em linguas , meu ingles esta crescendo ta com quase 4 anos de idade sabe o nome das coisas , nao aponta mais o dedo para a torneira quando esta com sede – sabe pedir . Nao chora quando esta com fome , ele fala! E esta expressando os primeiros pensamentos assim: I think - I think not . Uma graca ! com 3 anos ! axo que quando ele crescer vai ser filosofo! Que orgulho!












Gente e muito , sei la o que , esta coisa de saber ou nao saber falar ingles . Aqui pude notar o seguinte que tem gente que axa que falar ingles e o pico do saber e quem nao fala ingles e burro ! Santa paciencia! Queria saber quem invento essa moda! Tem uma mina aqui que veio falar comigo e quando ouviu que eu nao fala ingles direito fico toda engradecida e me tirando , agora eu to assim , eu entendo o que as pessoas falam mais nao sei responde.
Gente! se esta questao me afetasse e eu me axasse burra por nao falar ingles , sinceramente eu teria que pegar a minha mala e Bora pra terra do portugues. Durante 5 anos da vida eu estudei sobre isto e to azul de saber que questoes de inteligencias envolvem varios fatores desde as habilidades ate as questoes socias , uma crianca que passa fome nao tem condicao de aprender.
Hoje o que se discuti sao os 7 tipos de inteligencias ; Lingüística , Lógico matemática , Visual-espacial , Musical , Corpóreo-cinestésica , Interpessoal , Intrapessoal . Cabe ao professor ajudar o aluno a supera as suas dificuldade pq normalmente eles so querem estudar aquilo que tem facilidade .
Gente que viagem ! isto aqui ta parecedendo mesa redonda de congresso de professor! Agora foi … nao tem como volta .

Vejam bem , quando eu estudava tinha um projeto na Letras que era pra ensinar os caras das engenharias a escrever . Eles estavam com difuldade pra escrever os relatorios da conclusao do curso , so de olhar pra cara dos caras vc via o naipe dos meninos , com uns Baita livrao escrito CALCULO - ai que meda! Os caras sao burros!?
Vivenciando isto eu penso que uma pessoa para sair do pais sem saber ingles tem que ter uma identidade firmada e saber sobreiviver fora do bando . C vc pensa em sair do pais sem saber falar ingles direito , mas precisa de aprovacoes e de um bando pra sobreviver nao coloque sua fuca fora de suas terras sem saber ingles, ou saia com um grupo linguistico materno , ms vc corre o risco de se fechar no grupo e nao descobrir a essencia linguistica do pais que esta . O mundo existe atraves das expressao das palavras , coisas nao ditas sao esquecidas e passam nao mais existirem . Cada lingua tem seu universo linguistico particular .
Eu , quando quero que algo nao exista mais , nao falo mais delas ai elas passam a nao existir .
Conheci uma Tica do Mexico e agora dei pra falar espanhol! E muito parecido com o portugues! Poucas coisas sao diferentes , quando falo eu muda mais a entonacao os pronomes pessoas os artigos e boa! A lucia diz que eu sei falar espanhol ; Mui beM ate me deu um dicionario de ingles, bahasa , spanhol e portugues ! Um sucesso ! eu ando com ele pra cima e pra baixo e quando estou com a galera do espanhol quando digo uma palavra que eles nao entende , olho no dicionario e puft! Uma beleza! Espanhol eu decoro facil , axo que e por ser mais parecido com o meu universo linguistico.
A Lucia diz que nao entende Portugues! Eu falo pra ela , que ela entende que eu estou falando portugues que mudo pouca coisa. Nao adianta! Ela continua falando que nao entende portugues . Eu ate desisti de convence-la pq estava ficando chata.
Agora eu to com fama que falo espanhol e todos os que estaum apredendo a falar espanhol vem conversar comigo pra treina o Espanhol , hiihiii!! Ta todo mundo falando portunhol ! Entao fica assim … se nao chover faz sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário