nas tribos da cidade '

-

11/11/2008

relato - 8

















Satisfacao


Venho atraves deste comunicar que nao botem reparo nos erros de portugues e na ma formatacao . Ho! Professorada! Nada de pegar o meu texto pra laboratorio , ficar pondo na transparencia apontando os erros e lascando a boca e tals. Nao vale . Eu to desarmada.
Veja bem :
PRIMEIRO - em bahasa ( pra minha alegria) nao tem acento , entao os computadores aqui nao tem acento formatado . Acontece tbem que eles ( computadores ) , nao me obedecem , eu faco de um jeito eles ficam de outro , uma canseira.
SEGUNDO- Eu passei 5 anos tendo que ser Ninja das letras. Af! 5 anos ouvindo : Vc faz letras ! nao pode errar! Olha a virgula , a concordancia … cantiga de grilo! 5 anos !Nao vale nota . Deixa eu ser rebelde !
Reclamacao-
E o Rock , e o cachorro que mora no quintal de casa . Ele e branco . Branco incardido.
E ele . Ele nao me deixa dormi. Acaba com os meus planos de ver o mar cedinho. Ele lati, lati, lati, lati … a latida dele segue 3 tons; baixo , tenor e segundo soprano. Ele nao faz au , au , e outro coisa , e mais ou menos assim: ruuuUUUUuUUUUuuuuAAaruAAUAuuaUAruuuaUUAAAAAAAAAAAaaaUUruuuuuuuuuuuu
E deste jeito , sem intervalos , ele toma ar quando abaixo o tom e lati ! lati! E so comecar anoitecer que ele estufa o peito e vai la na frente de casa cheio da razao. Ele fica latindo pras motos no meio da rua , quando ele ta atacado ele vai no estacionamento do supermercado – do lado de casa. Ele fica brigando com os clientes . Uma noite a vizinha tacou um nao sei o que bem na ideia dele , pelo jeito ele entendeu. E o rock . E ele.
Quando eu xeguei aqui em Bali , ele vivia querendo me morder , mas sempre alguem gritava o nome dele. Um dia ele ficou com a fuca gelada encostada na minha canela pensando se obedecia a voz do dono. Ele obedeceu. Depois de uns 20 dias ele comecou vir ate a area de casa . Percebi que ele estava com um olhar diferente. Ate uma tarde ele entrou em casa todo balacante e deu uma mordidinha no meu dedo do pe. Todo balancante. Fiquei desconfiada pq o Rock nao bate bem . Entao percebi o motivo dos agrados , ele queria deitar na frente do ventilador . Ele queria ficar dentro de casa. Interesseiro. E ele . E o Rock.
Cachorro forgado , fica a noite latindo e atarde dormindo … dentro de casa na frente do ventilador. Deu vontade de latir na orelha dele , pra ele ver como e bom . Ai quando eu ia sair , era uma lida pra tirar o Rock de dentro de casa , pq ele nao entende portugues ele nao sabe o que e : Passa Cachorro. Alem de nao me deixar dormir, me atrassava. Eu nao me importo do Rock ficar em casa tomando uma fresca , mas onde ele fica , fica rasto de pulga e carrapato . Ai nao tem acordo. Tive que comecar por ele pra fora , de tantas tentativas descobri que se eu bater o chinelo no chao ele entende e sai rapidinho.
As pulgas e carrapatos do Rock nao sao nada perante os cachorros daqui - o Rock ta Playboy, nao sei o que acontece , quase todos os cachorros daqui sao sarnetos . Aqui em Bali os cachorros estao vivendo a peste negra , nao sei nao mais axo que ja se passaram mais de 100 anos . O negocio ta feio. Isto sim ! e vida de cao!
Agora o Rock nao me visita mais pq canso de ser tocado , ele ta meio xateadao comigo , mal me olha na cara.
Mas a noite e a mesma ladainha : rUUUUuUUUUuuuuAAaruAAUAuuaUAruuuaUUA. Ele lati pros aviao , o aviao ta la na Australia ele ta latindo , todo mundo que xega no quintal ele lati . Gente que mora no quintal , nao sei nao , axo que as pulgas e os carrapatos estao deixando ele Malucao ou ele nao ta bem das vistas pq ele sempre xeira as pessoas ( que moram) que entra no quintal . E o Rock . E Ele .
Confucao-
Depois que eu inventei esta moda de falar espanhol ta uma confuncao danada na minha cabeca. As palavras ficam pulando na cabeca e eu nao consigo pega – las e quando pego , pego a errada. Nao , nao e a errada e a certa , mas no contexto errado . Entende ? Asiim : quando passo muito tempo com o espanhol , nao consigo passar rapido para o bahasa ou ingles . O espanhol gruda na minha cabeca e eu tenho que respirar fundo , passar por um processso de transferencia linguistica. Acontece que este processo ta muito lento. Esses dias que fiquei o dia com o espanhol , quando fui no Mercado a noite comecei a falar espanhol com a moca do caixa. E nao era a vez do Espanhol era Bahasa , so que eu nao consegui pegar bahasa na minha cabeca , logo. Ai eu fiquei com cara de nao sei e a moca com cara de ponto de interrogacao. Dai ela riu e eu tbem e tudo certo.
Os alunos aqui que fazem aula de pintura e danca nao aprendem bahasa , os professores deles falam ingles com eles. Por isso eles nao sabem praticamente nada de bahasa , ai eu xego e falo com eles em bahasa . Nao . Nao e bahasa e ingles. Meus professores a maioria nao falam ingles so bahasa , ai eu falo ingles . Nao. Nao e ingles e bahasa. Eu ja me perguntei pq nao to conseguindo decorar direito. Entao to fazendo o seguinte quando vou conversar com alguem eu mentaliso e o fulano e a lingua tal .
Porem , todavia , contudo tem aqueles que falam ingles , bahasa e espanhol. Ai! E aquela fulia , um carnival de linguas , ai a gente fala uma palavra em uma lingua - nao entendeu , falamos a mesma palavra so que em outra lingua ate a gente se entender.
E neste balaio de gatos o portugues tbem ta dentro , quando vou escrever portugues nao sei mais se com – j ou g , eu me enrolo se e ; ao ou am se e com s , ss , c .
Teve uma noite que sonhei com as palavras . Ate meu pensamento ta um rolo, eu penso em 4 linguas .

Conclusao –
Tenía más cosas dizer but tenho que pergi sekolar . Tomorrow, o depois de amanha de voces I have Tari Bali , tetapi pertanama , saya voy a ver el os Mexicanos tirarem photos en la playa , con clothes típica mexicana.

Hasta la próxima semana

Until the next week

Sampai Jumpah

Ate a proxima semana









Nenhum comentário:

Postar um comentário