nas tribos da cidade '

-

19/09/2009

FalaMOs O que sABEmOS e ContAmos o qUe TeMos visTo


nos falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto ….
Aproveitando que estamos em Jakarta . Vamos ficar mais um pouco . Este mes e sagrado para o isla ; mes de jejum ; Ramada. Durante todo mes de setembro os mulcumanos das 6 da manha ate as 6 da tarde nao podem comer , beber , fumar e ter relacoes sexuais.
O mundo se poe em alerta , devido ao fato de que neste mes acontece muitos atentados . Foi no mes de Ramada que teve bomba em Kuta ( Bali).
Contudo aqui na Indonesia os mulcumanos nao sao como os do oriente medio . O isla daqui e misturado com as crencas culturais locais ; como toda as religioes na Indonesia. E comum ver mulcumano pedindo licenca para as arvores ; - isto e comportamento da crenca Budista ; que prega que as arvores sao recarnacoes .
O casamento , tbem , e diferente que vai depender da regiao da Indonesia . Ha ilha que o casamento mulcumano e uma mistura de ; vestimentas crista com as locais .

Os mulcumanos da Indonesia sao contra o terrorismo o que acontece aqui ; - e todo mundo sabe -, e que vem mulcumanos do Oriente Medio que vao para a Malasia e os treina , estes vem para a Indonesia e se alojam em lugares de extrema pobreza e seduz as pobre gente a serem homens bombas com promessa de um ceu cheio de riquezas e mulheres e quando estes mortos a promessa e que os menbros do isla cuidaram de sua esposa e filhos.
Quando estes sao presos normalmente sao fuzilados , mesmo sendo o governo mulcumano , duas coisas que a justica da indonesia nao perdoa : terrorismo e Drogas ; e morte certa.
Esta acontecendo , tbem , que os do Oriente Medio constroem escolas de ensino gratutito ; - sendo aqui pago - , e leciona as doutrinas .
O indones mesmo nao sendo mulcumano acaba colocando seus filhos nestas escolas ; pois nao podem pagar , esta atitude mulcumana e bem vista pelos indoneses ; mesmo eles nao sendo mulcumas . Com isto muitas criancas pobres da indonesia estao sendo educadas por essas escolas.

No dia 16 de julho no centro de Jacarta nos hotéis Ritz-Carlton e Marriott, de luxo , que são separados por cerca de 50 metros , teve bomba . Foram 11 mortos e 50 feridos. O primeiro pensamento de todos foi o terrorismo isla , mas desta vez houve especulacao que ; sendo o mes de eleicao quem teria comandado o terrorismo foi um candidato para arruinar a imagem de seu adviversario que era o atual presidente ; que venceu as eleicoes. Mas este por sua vez disse, em rede nacional, que eles estavam o acusando para arruina-lo . Ai fico assim um dando de dedo na cara do outro e nao deu em nada e pronto.
Numa tarde destas do mes de agosto na TV o programa e interrompido e passa ao vivo a policia na caca de uns que estavam em uma casa abandonada no meio dos arrozais no leste da Ilha de Jawa. A policia chegando la foi recepcionada a bala que logo retribui , tbem , matando dois e outro sai correndo pelo fundo que mais tarde foi pego ; tbem. Nao se sabe o certo se foram eles os responsaveis pelos atentados mas dizem que coisa boa eles nao eram porque foi encontrado na casa armas.
As mulheres da indonesia mulcumanas nao usavam jubabe ( lenco na cabeca) , a mais ou menos 5 anos que comecaram a usar em prol dos irmaos do Oriente Medio que estavam sendo perseguidos pelo governo Bush ; segundo eles. Mas este modelito trazido das arabias e muito diferente de la , as mulheres mulcumanas daqui usam muita maquiagem ! Durante o dia o tempo todo com a jubade na cabeca .... E muito po na cara !
Tem umas que usam so na ora de rezar . Ha muitas atrizes e cantoras que se apresentam no palco normal , mas na hora de programa de fofocas , igual do Brasil , nas festas como ; aniversario , casamento e datas representativas do isla ; elas se apresentam muito bem posta com suas jubabes carissimas de renda bordadas com pedras . Tem umas que so jogam o lenco na cabeca deixando os brincao aparecendo ; igual as mulheres da Malasia.
Tem umas cantoras que nao tiram a jubabe e as vestimentas nem para fazer o clipe .
Porem. Elas se apresentam assim ; com uma bulsa super colada ; tipo cacharrel de gola alto branca ou cor da pele e uma calca com a mesma coladura e cor da blusa. Ai por cima elas usam uma blusa cheia de babados super decotada com laco e cores fortes e colorida ; mas nao faz pq a cacharrel tampa o decote ... E por cima da calca super colada uma sainha bem curtinha cheia de babinhos. De jubabe e super maquiada. Dancando com os dedos da mao , meio nao querendo ser sex mais querendo, dando umas timidas reboladinas so de um lado do quadril fazendo borboleta com os cilios olhando levemente para cima e para baixo. Fica parecendo a Emilia do sitio do pica - pau amarelo querendo namorar ; cheia de pano.

Quando eu vi a cena pela primeira vez. PENSA. Nunca que imaginava que o isla permitiria isto. O da indonesia permite. Aqui eles nao um jeitinho pra tudo que e religiao. Penso o que o Oriente Medio pensa sobre isto...?!
Porem tenho notado que ha muitas novelinhas tipo malhacao que contam historias de meninas mas que nao querem seguir o isla e usar a jubabe ; querem ser moderninhas.
Entao vem uma lepra nelas que comem sua pele levando a morte ; coisa bem macraba ; coisa que indones adora .Como esta historia tem um montao .
Comentei com uma amiga da indonesia este fato ela me disse que eles estam fazendo um tipo de campanha pq esta nova geracao , sabe como e ne??!! Tem Contato com esta tal de internet conhece outros mundos e fica querendo trazer pra dentro de casa.
Adiante.
Vamos para outra ilha .... de Barco! Para aqueles que tem o animo de descobridor de mundo novo . E o que ha . De Barco. Mas estamos em Jacarta. Temos que pegar um onibus ate Surabaya , que e cidade industrial e dissem ; mais feia que jacarta pq as fabricas soltam muita fumaca e estufa o ar resulado; muito calor. Pois entao. Para que ilha vamos? Kalimatam ? Sulawesi? Mataran ?Lombok ? Sumbawa? Sumba? Flores? Kupang ? Timor Leste?
Ops! Timor Leste nao e mais Indonesia .... e pra la que quero ir .

Entao. Deixemos o porto de Surabaya e voltamos de onibus para Bali ate acabar a terra da ilha de JAWa e comecar o mar pegamos o ferro boty e atravessemos o estreito Bali . Chegando em Bali no Norte no mesmo onibus ate Denpasar depois para o porto Pandangbai de Bemo , trasporte publico. No ferro Boty para a pequena ilha de Lombok que em sua maioria sao familias mulcumanas javanesas ( da ilha de Jawa) . La se vc quiser pode dar um passeio ficar alguns dias ou algumas horas e pegar o proximo ferro boty que vai para a ilha de Flores.

Flores em sua maioria sao catolicos devido a vinda de comerciantes e missionario portugueses que vieram no seculo XVI e por la ficaram ate sec XIX. Sendo uma ilha catolica a sua arquitetura e modo de vida e diferente.
A relegiao determina o homem ; a politica , o comportamento , o pensamento , o que come , o que veste a arquitetura da cidade.
Querendo ou nao e real , nao pensamentos flutuantes , hipoteses historicas. E aqui na Indonesia se pode ver claramente . Os indoneses mesmos quando contam as historias de sua gente e ilhas sempre as definem pela relegiao predominante.
Em Flores , tbem , vc pode ficar o tempo que quiser e dar umas voltas nos famosos vulcoes de aguas coloridas o mais famoso e Kelimutu que em sua cratera tem 3 lagos coloridos que mudam de cor diariamente . Dizem que la e muito mais bonito que Bali , mas acontece que Bali tem toda uma linda e detalhada recepcao para os turistas com Hoteis e vilas que parecem ser sonhos de conto de fadas cheio de florzinhas. Por isso Bali e uma das ilhas mais turistica da Indonesia. De Flores para a ilha de Kupang.
Chegando em Kupang um onibus para o Timor Leste que desta vez vai cair no internacional . Atravessamos a fronteira da indonseia para o Timor doze horas de onibus para Dili a capital do Timor Leste.

No dia 30 de agosto de 1999 foi realizado no Timor o referendo .
E agora a historia que escrevo nao foi o google que me disse e nem uns desses livros historico bebados que a gente nunca sabe de que lado eles estao.

Foi de uma Timorense que e da familia do rei da aldeia de Ala . Do rei Carlos , segundo ela , forte , corajoso e tinha poderes magicos de cura. Quando os portugueses la chegaram foram bem recepcionado pelos reis das Aldeias que eram como senhores feudais de pequenos feudos , tendo cada aldeia sua ligua propria elgumas diferencas de modo de vida.
A relegiao era um hindu primitivo no qual adoravam arvores , lua , sol nao tinha muitas imagens , mas fazia-se oferendas , parece com o epicurismo ; relegiao primitiva.

Os padres que vieram nos navios com os poderes das letras cheios de cardenetas anotando tudo e mandando pro rei de Portugal . De inicio se ocuparam de ensinar o portugues e com isso o catolicismo . As boas novas de inicio nao foram bem aceitas e entendidas pelas pessoas mais velhas que falavam idiomas locais da Aldeia a qual pertencia .
Mas com o tempo as criancas foram crescendo debaixo das ideologias portuguesas que la estavam e sendo estudadas nas escolas catolicas , foram se transformando em jovem cristao / catolico falante de portugues .
A chegada dos portugueses no Timor foi um pouco depois do Brasil , no inicio tudo certo . A velha historia de colonizador .
Assim; somos muitos bonzinhos ricos e modernos ; temos tecnologia avancada queremos ajudar vcs que sao ; tadinhos. Queremos ajudar.
Contudo na primeira opiniao expressa pelo ajudado para o ajudante a reacao e a mesma; seu mal agradecido , bocudo , sem educacao . Eu estou te ajudando ; cala a boca fica queto , come o que eu dou , veste que eu do , dorme aonde eu quiser . Pq eu estou te ajudando . Nao pensa . Seu mal educado . As bondades colonias sao as que mais encanta o mundo.


Acabo que o rei Carlos que era forte e corajoso nao gosto nada das bondades portuguesas querendo mandar em sua casa e fez vista grossa e disse ; Aqui nao .
Firmo o pe e luto contra os portugues . Como era muito esperto os portugueses nao cosiguiram o pegar. Entao o governo portugues que estava no Timor comeco a propagar a guerra entre as Aldeias afim de que estas nao se ajuntassem e lutasse contra o governo portugues. Como sempre . Quer vencer uma guerra? Retalhe o inmigo.
Mesmo assim nao pegaram o rei Carlos que era muito esperto , corajoso com poderes magicos.

Aconteceu que na segunda guerra mundial os japoneses foram brigar com os australianos e holandeses la no Timor Leste . E o governo portugues aproveitou , e nao se sabe como, enveneno o Rei Carlos para os japoneses . O rei Carlos fugiu para o seu esconderijo , ele tinha muitos.
Entao os soldados japoneses pegaram a familia do Rei Carlos e mando recado para a Aldeia que se o Rei nao se entregasse eles matariam a familia. Um por todos , todos por um.O rei se entrego. E lhe deram um tiro na testa na frente da familia.
Aqui segundo os indoneses a gente mais terrivel que chegou foram os japoneses ; foram extremamente violentos principalmente com as mulheres.
Existe uma magoa. No timor Leste Carlos ainda e Rei. E eu o vejo na vistosa estante de sua neta , sua foto em volta de um porta retrato cheio de coracoes. De roupa real branca com chapeuzao na cabeca.
Rei Carlos ; esperto , corajoso de poderes magicos de cura.

Depois da segunda guerra houve uns anos de paz aonde a lingua portuguesa foi firmada. E foi nestes anos que os portugueses trouxeran alguns escravos rebeldes para o Timor ; exilados. Com isto se deu uma nova caracteristica de gente no Timor ; asiatico com africano.
Entao com o enfraquecimento de Portugual e a extrema distancia entre os paises a coisa fico pesada . Portugual em concordancia nas companias das Indias deu a Ilha de Flores para Holanda que devolveu para a Indonesia e o Timor ficou meio tonto sem governo foi ai que o governo de Suharto em 1975 invadiu o Timor Leste e a coisa fico feia.

De 1975 a 1999 a historia do Timor e sangrenta e esta na cabeca do povo porque suas memorias ; livros . Foram queimados pelos militares indoneses.
Timor que na epoca estava com a lingua portuguesa e o catolicismo consolidada chego a indonesia querendo impor o indones e o isla e a famosa tentativa de Jawanalizacao do Timor. Os Timoreses nunca aceitaram , seus filhos, na verdade , estudaram nas escolas de indones e foram crescendo falando indones e nao portugues . Porem nao abriram mao do catolicismo e nem da liberdade. Nesta epoca muitos foram estudar em outras nacoes como Australia , Nova Zelandia , Canada e Portugual pq Timor Leste as esolas e universidade foram destruidas pelas guerrilhas.

Mas o povo que la fico nunca aceitou e lutaram ate o fim ; coisa de Rei Carlos . Pobres homens fugitivo de sua propria terra morando nas montanhas; escondidos , armados com espetos de pau , rastelo e enxadas contra o exercicito indones , la no fim do mundo , lutaram ate o fim. Durante anos lutaram sozinhos. As noticias comecaram a se esparramar pelo mundo , muitos morreram na frente de cameras .
Ate que a ONU interviu que conhecidiu com a queda da ditadura de Suharto seu vice entro em seu lugar e em 30 de agosto de 1999 deu o direito do referendo " o voto da liberdade" que em sua maioria votaram para a liberdade do Timor.

No dia 30 de agosto deste ano fez 10 anos que o Timor e livre , durante o mes todo na TVTL ( TV do timor leste ) passou a cena de uns homens com pedras e pau da mao enfrentando o exercito indones e estes atiraram e os mataram na frente da camera . O homem leva um tiro nas costas caiu , o sangue corre pelo chao . Esta e a propanga da liberdade do Timor que passou o mes todo , toda hora na hora da propaganda.
Ja faz 10 anos que a historia do Timor e outra e parece que foi ontem . Apesar da vontade e garra deles em reconstruir o pais . Timor esta detonado. Quando a noticia do referendo chegou no ouvido do exercicito da indonesia eles ficaram furiosos e colocaram fogo nos restos das universidades , escolas , igrejas , predio publicos e casas. A ONU pediu para o exercito da Australia irem para la afim de apaziguar.
Hoje eles estam com muita garra construindo o pais , os estudantes que foram para outros paises voltaram com titulo de doutorado e com muito conhecimento de mundo. Entao estes estao nos cargos politico com isto ; Timor , apesar de detonado , ja passou da indonesia que tem uma politica fechada , moeda fraca e educacao precaria.
Timor sempre esta dialogando com o mundo e agora eles sao poligrota falam ; Tentu (lingua do timor) que tem 50 % de portugues , que la chegaram com coisas novas que a lingua Tentu nao sabia falar entao eles traduziram para o Tentu que ficou assim ; Kandidatu , Alunu , Eleisaun , informasaum , ministeriu. Sakaram? Eles escrevem como se fala ! Axei otimo! Este negocio de falar alunu e escrever aluno da muito trabalho. Os timorenses sao praticos. E falam indones por causa da invasao e ingles por causa das ajudas Australianas.
Estao investindo pessado na educacao reconstruindo as escolas e mandando os filhos estudarem . Em cuba tem 50 timorenses estudando medicina , tem em portugual estudando economia e direito na Nova Zelandia , Canada e Inglaterra. Para um pais do tamanho da Timor isto e um avanco.
Ja tem ate ensino gratis ! E ate Mestrado ! Com ajuda do primeiro mundo . Ja passou da Indonesia que ainda nao tem ensino gratuito e muito menos Mestrado.

O clima que vejo na TV do Timor leste e de reeducacao , ja que ficaram tanto tempo brigando com portugueses, japoneses , chineses e indoneses. Fica dificil cuidar da vida.
As propagandas da TV sao todas educativas tem uma no Ministerio das Mulheres que e assim ; a mulher ta varrendo a casa e o marido bem forgado sentado com os filhos , ai vem uma musica alegre o marido levanta com as criancas e ajuda a mae que logo senta no sofa com eles para assistir TV junto. Pra quem esta fora da Indonesia isto e meio bobinhu mas pra quem esta aqui ; esta propaganda e bombastica. E toda contra o comportamente do homem indones em relacao as mulheres e e isto que percebo no Timor eles querem varrer da vida o comportamento da indonesia.

Tem uma propaganda que e bem bonitina e um patinho que canta em portugues para as criancas . Ela comeca aparecer as 8 da noite e canta mais o menos assim ;

Ja sao quase 9 horas e hora de dormir .
Mas ainda a tempo para uma historia ouvir .
Ja sao quase 9 horas e hora de dormir .
Mas antes vo no banheiro escovar os dentes .
Ja sao 9 horas e hora de dormir
Vou para o meu quarto e a luz apagar.

Ja a Indonesia em suas propagandas se preocupa em assegurar o isla . Tem uma do confort que os amigunhos vao para a mesquita juntos e la um deles se cansa de rezar pq seu tapete de ajoelhar esta aspero . Ai no proximo encontro o amigo leva para o amigo um tapete macio e cheroso que sua mae lavou com confort .

No dia 3 de setembro fez 1 ano que estou aqui. E dia 5 , 1 ano em Bali. Puxa! Dois anos sonhando com Bali. E agora 1 ano aqui!
Gostaria de agradecer o meu pai que sempre esteve comigo me ajudando mesmo quando muitas vezes eu nao tenha percebido. Muitos pegariam todos meus defeitos e erros tacariam na mimha cara para se apoiar em um nao. Mas meu pai nao. Ele acredita em mim. Ele me deu na hora certa o lugar mais exato pra mim ; eu sozinha jamais poderia. Ainda estou em fase de encantamento ... Ouvindo. Vendo.



2 comentários:

  1. olá,

    passei mais de um mês em bali e até hoje a ilha não me sai da cabeça...adorei o seu blog...está excelente e muito bom para recordar, não vejo o dia de voltar e espero que a ilha não se estrague pois quero me mudar para aí dentro de uns anos. continua o blog que dá para matar saudade!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha heroína anônima. Perdi o sono e entrei na Net. Resolvi ler seu blog. Vc é demais mesmo. Olha só, deixa eu falar umas coisas pra vc depois confirmar, ok?
    - Eu acho que a escrita para a língua deles é Tetum; confirme, please..

    - Tem hoje em Cuba mais de 200 timorenses fazendo medicina. De todo o país. Cerca de 50 retornarão para trabalhar em Baucau (um dos distritos de lá);

    - esse negócio dos reis é uma grande verdade. Hoje são os Sucos, mas isso criou uma grande dificuldade para que se gerencie eles.

    Abração,
    Aureo Ribeiro - seu fã de Orkut e Blog

    ResponderExcluir