nas tribos da cidade '

-

06/11/2009

ChegARam Ai?

Uma noticia .
Comentei com uma amiga que Bali esta cheia de turistas, mas que no ano passado.
Ela disse que e porque o terrorista chefao da Malasia tinha sido morto ; o mais procurado e temido da Indonesia.
O malaio Noordin Mohammed Top, 41 anos. Era considerado o chefao do movimento radical Jemaah Islamiyah, ligado à Al-Qaeda Era o cabeca das escolas de treinamento de terrorismo na Indonesia . Foi o responsavel pelos atentados de Bali ( Kuta ) onde 202 pessoas morreram em 2002 , e 20 em 2005. Em 2003 morreram 14 num atentado em um hotel e 10 em 2004 e nove em Junho deste ano. Foram executado , tambem, dois jovens acusados de terrorismo . A policia foi recebida , em sua casa , com bombas caseiras. Jovens de 25 anos , estudantes da universidade tecnologica Isla da Indonesia , segundo os professores e amigos ; os meninos eram bons e nao parecia terrorista. Mesmo sabendo que os meninos eram terrorista associado a treinamento e tudo. A universidade protesta contra a morte dos amigos , teve ate um quebra- quebra porque na Indonesia nao pode protesta.

Duas noticias.
No ano passado esta noticia deu muito pano pra manga na Indonesia . E a istoria do Pujiono Cahyo Widianto, de 43 anos . Um mulcumano rico dono de muitas casas e de colecao de carros . Conhecido com Xeque Puji foi preso em marco de 2008 apos ter se casado com uma menina de 12 anos. A menina foi escolhida em um concurso no qual a sua primeira mulher e discipulos dos Xeque foram os jurados. Filha de familia pobre. A menina custo alguns dinheiros e uns carros. Na TV os pais afirmam que isto e cultural . Cultura Isla. Querem uma vida melhor para a menina. No mes de setembro de 2008 , apos o casamento , tinha foto do casal em todas as revistas e jornais . A menina parecia com um olhar estremamente triste e abatida . Era discusao de psicologa de adolescentes de direitos dos menores de leis de casamento na tv , toda hora.
O caso foi para o tribunal e o homem foi preso e a menina voltou para os pais.Os seguidores do xeque protestaram contra o tribunal indones e choveu de noticias a respeito. A luta dos disciplulos do Xeque foi constante e a menina comecou a aparecer na TV; agora tentando um sorriso dizendo que amava seu marido e que tinha casado por amor por livre espontanea vontade...
Mas o concurso ?
No mes passado o homem foi solto. O tribunal alegou que as acusacoes eram falsas ; inexatas e incompletas. Na hora que o juiz decalrou a inocenca do homem ele logo se ajoelhou e agradeceu Ala pela vitoria. Enquanto isto seus seguidores o aguardava la fora em grande festa.
Poligamia na Indonesia e um assunto que sempre esta sendo discutido.
Descobriram no mes de setembro em Jawa um clube de familias mulcumanas poligamias que existe ha 3 anos . O dono e instrutor do clube e da Malasia . O clube virou manchete e num programa da tarde de debate o tema foi ; MENGAPA HARUS POLIGAMI? (Poligamia porque?) Para defender o clube da poligamia na TV foi uma mulher , que dividi o seu marido com mais uma. Ela disse que o presidente do clube , da malasia, os instruem como ser uma famila feliz . A mulher disse que tem muitas mulheres no mundo e pouco homens . Por isso para as mulheres nao serem envergonhadas sem marido. Os homens , por favor, casa-se com duas.
Tambem com o intuito de ter muitos filhos para o Isla.O clube tem ate revista que traz na capa em letras grandes ; POLIGAMIA BAHAGIA - CINTA TUHAN
( Feliz com a Poligamia - Eu Amo Deus ) ; - no mundo mulcumano da indonesia se o sujeito quer ser chique e respeitado estuda o isla na malasia ou na Indonesia com malaio .
O presidente do clube da poligamia de quando em quando dava umas satisfacoes dizendo que apenas obedecia a sua relegiao o seu deus e que nao entendia ; o porque de tanto espanto . Porque isto e cultural.

Tres Noticias
No dia 30 de agosto a terra tremeu na ilha de Sumatra na cidade Padang a maior da ilha .
As primeiras noticias me pareceu que nao tinha sido muito forte . Com as horas passadas todo mundo viu que foi forte e morreram muitos . A TV so anuciou os numeros dos mortos no primeiros dias .
O socorro demorou pra chegar ; a estrada racho e a ponte principal desabou. Os primeiros socorridos foram da area central ; as escolas , os hospitais e hoteis foram os mais danificados. A escola das criancas de 3 andares desabou.
Sinceramente nao sei como pode construir escolas de andares em lugares que e certeza que tem terremoto , mas nao tem certeza quando. Muitas criancas morreram com suas professoras embaixo da laje.
Na TV passava os pais chorando dando entrevista e mostrando fotos dos filhos mortos. O jornalismo da Indonesia e assim ; conta os minimos detalhes e filma tudo .
A jornalista pergunta pra mae , em prantos, qual era a musica , comida e amigo preferido do filho morto , - minha cabeca brasileira nao deu conta de entender a pergunta.
Contudo a mae responde em minimo detalhes mas nao pode conclui , o choro toma conta o pai a abraca e o jornal filma.
No quarto dia depois do terremoto as noticias mudaram de lugar e comecaram a aparecer as vilas .
O morro que dava sombra para uma vila de agricultores de arroz desabou .
Todas as casas foram soterradas , todos que estava em casa morreram.
Ai tem as istorias ; uns nao morreram porque sairam de casa . Teve um pai que foi na feira com um filho e quando voltou , depois do terremoto . Nao tinha casa nem a mulher nem os dois filhos.
O homem que a entrevista e conduz a jornalista contando detalhes de como era a vila aonde estava as casas e quem morava nelas.
As vezes ele tinha umas virgulas de lagrimas . Criava forca e contava.
Os corpos no meio da lama cheirava mal os bombeiros australianos com o narizes tampados.
Na mesma vila sentado num banco de madeira estava um pai uma mae e a filha . Olhando pro chao os tres estavam.
A jornalista pergunta , pergunta eles mal respondem. Estavam vivos porque tinha saido cedinho. E isto era tudo. A jornalista queria mais.
O pai olha pra filha e fala do deus do isla , ela com lagrimas querendo ; da um sorriso sem sorriso balanca as perninhas continua olhando para o chao.
Na minha vista nao vi nenhum amaldicoando o seu deus por causa do terremoto muito pelo contrario eles pensam que e castigo por uns nao estarem de acordo com as doutrias.
Um balines me disse que la tem terremoto porque la tem ladrao , bebado e drogado mas em Bali nao tem terremoto forte porque tem deuses do Hindu porque tem cerimonia
Na primeira noite do terremoto as mulheres colocam suas jubabes (lenco na cabeca ) e os homens estendem os tapetes para orar. Por onde a camera passava via - se , indoneses ajoelhados na frente dos escombros , pedindo piedade e socorro ao deus Isla.
O governo , tambem , na TV pede calma ao povo e socorro ao deus Isla.
A ilha de Sumatra e de Jawa estao em uma area em que e certeza de terremoto , mas o povo que la vive e o governo nada fazem . Sempre sao pegos desprevenidos como se nunca tivesse tido terremoto na ilha.
Controem casa como se morassem em terra firme.
Aqui todo mundo que mora perto do mar sabe decor ; deu terremoto pega sua motinha , carro e some pra montanha . Porque depois do terremoto tem 15 minutos pra correr , que e o tempo que a onda se formar , caso haja tsunami.
Entao deveria ter estradas largas com varias saidas para as montanhas , nao tem.
As ruas sao estremamente estreitas e o trafego o caos.
Na Tv sempre passava imagem dos minutos depois do terremoto . A rua estava passocada de gente de moto carro querendo fugir do mar , mas nao saia do lugar.
No mes de setembro estas foram as noticias mais faladas na Indonesia.
Chegaram ai ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário