nas tribos da cidade '

-

26/12/2009

Uma Nota de NataL ¸.•*¨*•♫♪...


O natal. Quantas e quantas vezes na vida nem liguei muito pro Natal. Cheguei ate dizer , com todas as filosofias , que Natal e coisa do capitalismo pra vender presentes e que tambem nem e certeza a data do nascimento de Jesus em dezembro . Agora que aqui na Indonesia estou ; te digo ; filosofia chata ; nem parece que foram criancas.
Eu me viro pra mim mesma e digo ; antes tarde do que nunca! Na Indonesia descobri a essencia do Natal.
Aqui tem Natal , tambem ; para os cristaos e catolicos . A tv deu noticias dos cultos e missas de Natal passo reportagem das lindas arvores de Natal nos shopping e nas casas . Teve uma que levou 3 meses pra ficar pronta. Tao lindas cheias de cores , enfeites e luzes ; nao ha olhos na vida que olha uma arvore de Natal que nao a adimira.

Nas relegioes da Indonesia nao tem nenhuma cerimonia como o Natal ; familia e amigos se reunem para comer , beber dar e receber presentes.
A principal celebracao mulcumana e o Ramada , os enfeites que usam para a data sao um pouco parecido com o de Natal , tem que fazer jejum 40 dias das 6 da manha ate as 6 da tarde. Nao importa se esta gravida.

A maioria dos mulcumanos indoneses usam a forca para o trabalho ; sao agricultores de arroz , vendedores ambulantes ; que andam muito embaixo so sol . No ramada as 8 da noite quase nao tem comida nos restaurantes. Eles comem muito a noite , pra guardar pra manha e as 3 da manha tem a cerimonia e de manha de novo e a tarde de novo. Eles ficam muitos cansados sonambulos com a capacidade de raciocinio baixa . Quem aqui chega , e nao sabe das coisas , logo vai achar que eles sao preguicosos.
Na tv os alimentos das fabricas mulcumanas fazem promacoes , montam barracas nas calcadas e depois das 6 comecam a destribuir comida de graca . A galera fica doida! E um empurra empurra teve uma promocao que foi um monte de gente pro hospital pisoteado.

No hindu a cerimonia comparada com o Natal e a Galungan ; acreditam que os espiritos dos antepassados vem visitar sua familias . Por isso e preciso preparar muitas oferendas pra eles comidas tipicas balinesas enroladas en folha de bananeiras , frutas , arroz , coco, flores e roupas do morto dobreda e amarrada com barbante.


Nao tem nenhuma cerimonia como o Natal . O Deus do Natal nao quer sacrificio ; quer um coracao bom ; nao quer que uma familia tenha que comer e a outra nao .
Aqui na Indonesia sao poucos os cristao e catolicos , mas os poucos que tem ; ganha forca do Natal e se enfeitam todos e mostram pra todo mundo! Como e lindo o Natal ! Na tv o dia todo tem Natal.
O clima e alegre as coisas ficam lindas os simbolos sao lindos carinhos faz bem aos olhos ; o vermelho ; sangue , o verde ; esperanca , presentes as luzes . Os presentes... As luzes de NATAL ! Muitas coisas passam em minha mente quando vejo as luzes do Natal na Indonesia ; brilhando na escuridao e os presentes de Natal .

O Natal e um presente! Um presente nascido e vivido na terra ! Um presente para os homens!
As criancas da Indonesia dizem que Natal e aniversario ; deve ser por causa dos presentes.
Eu tive que concordar com elas ; e o aniversario de Jesus! Que felecidade comemorar o aniversario de alguem querido!
Olha so que maravilha os presentes nao sao para o aniversariante ; sao para os homens.

No Hindu os deuses sao de origem duvidosas nao se sabe direito da onde veio quem e o pai quem e a mae e nem ate onde vai dar isto.

Nas celebracoes nao tem presente pros homens os deuses sao mimados querem muitas abajulacoes querem suas imagem , enormes, feitas a mao ; carissimas ! E muita comida. Nao quer saber se o pai tem que trabalhar pra sustentar os filhos nao quer saber se as mulheres
(gravidas) que trabalham o dia todo nos mercados a noite querem descansar. Os deuses hindu querem que os homens nao trabalhem e as mulheres nao descansem , quando essas chegam do trabalho tem que fazer muitas ! muitas ! oferendas com as maos que torna as vidas dessas uma rotina de viva morta. Nao tem presente . Os deuses hindu so querem pra eles ; pq sao deuses e os homens sao inferiores ; sao homens.


O Deus do natal nasceu ... Teve uma mae , pai e irmao andou pela sua gente fez parte da historia de sua gente foi gente como toda a gente. Nasceu na manjedora! O rei.

No hindu , jamais , um Deus nasce na manjedora ; nascem em palacios com muitas riquezas e farturas enquanto os homens ( seres inferiores ) penam pra viver. Os Deuses Hindu ; nao tem misericordia.
O Deus do Natal nos deu o presente ; teu filho Jesus para que haja luz , salvacao , eternidade e Paz . O Deus do NataL . Louvado seja !

Nenhum comentário:

Postar um comentário