nas tribos da cidade '

-

22/03/2010

O Ogoh - Ogoh

Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (João 13:13-15)



Ogoh – Ogoh ; são bonecos gigantes que representam o mundo espiritual  , hindu , no mundo real .
São demônios de corpos de animais e humanos nos quais são homens e mulheres; hemafroditas.
Cada um tem sua estória , mitológica, de luta. A maioria das estória contam que os ogoh- ogoh saem debaixo da terra e pegam as pessoas más ; limpando assim a terra.
Por isto os hindus crêem que os ogoh – ogoh são bons . E comum ouvir-los , até as crianças, dizerem que os monstros são bons pois levam as pessoas más.
Mas qual é a origem das maldades humana no Hindu ? Já que os demônios não levam a culpa das maldades?
As pessoas de comportamento mal , segundo o hindu , são pessoas que em outra vida foram más e nesta vida , reencarnados , manifestam a maldade . E estas pagam a maldade com a vida de misérias e infortúnios.
Então esta vida é amaldiçoada tendo sempre suas reencarnações pagando o preço dos erros das vidas passadas.

Por isto ajudar o próximo no Hindu não existe. Pode até existir um ou outro que se compadece com o próximo . O ajudante ; ajuda.
Após o comportamento nobre ; logo vem as cobranças. O ajudado tem o dever de tratá-los como semi deuses de não ter boca pra nada e viver pagando “ as ajudas” com favores.
E o ajudado nunca será ajudado até uma vida que o iguala o ajudante sempre terá uma diferença entre os dois ; fazem questão. As pessoas logo vêem a alma bondosa que ajuda ; toda bem vestida e bem alimentada. E o ajudado de olhar baixo ; de vergonha de ser.

Também tem as questões das castas (hierarquia hindu) que prega que os hindus são descendentes de Siwa ( a principal deusa da trindade Hindu) ; uns são descendentes da cabeça da deusa ; são de casta alta ; reis ( políticos)
Outros saíram da boca são os bramaah ( sacerdotes hindu) outros das mãos e outros dos pés que são da casta baixa.
Então para equilíbrio da sociedade dita pelo Hindu é preciso ter as castas baixas para os trabalhos no sol , manuais, e para servir a casta alta.

Este foi um pensamento comum na Idade Media no qual os reis com ganas de riquezas não queriam repartir o tesouro do castelo não queriam responsabilidades sócias. Por isto diziam que os pobres eram pobres porque mereciam e tinham muitas teorias e religiões para a veracidade das atitudes de seus governos.
Afim de que o povo acreditasse que estavam em penitencia e não tomasse consciência das coisas e não se revoltasse contra o reino. Ai veio Lutero. Ai veio suas teses. Ai veio um novo tempo na historia.

Mas isto já faz tempo. E o hindu de Balinês agora é contemporâneo. Algumas coisas sempre mudam com o caminhar dos séculos na sociedade.
Muda. Mas a consciência coletiva segue na mesma linha . As castas continuam na sociedade balinesa agora definidas através de nível de profissão.
Com isto gera um desejo desesperador das gente comuns de Bali ; de ter dinheiro para serem servidos. Não somente serem servidos mas serem respeitados terem direitos , serem tratados como gente e isto eles vão ter somente tendo dinheiro.
Na indonésia não tem lei que defende o cidadão comum. Porque? Porque as religiões de seus governos assim o são.

Mas que Viagem! Fui para na Idade Media ! Eu sempre acabo dando uma passada nas terras medievais. Eu não sei o que acontece. Voltamos a Bali de 2010;

 O desfile do ogoh – ogoh acontece na noite anterior do Nyipe dia de silencio e jejum.
Durante o mês de fevereiro os homens de todos os Puras (templo Hindu) se reuniram para fazer os ogoh- ogoh . Quinze dias antes do dia do desfile eles estavam prontos na frente dos puras. Uma semana antes teve ensaio para o desfile. No mês de fevereiro e marco a conversa principal é o Ogoh – Ogoh
As crianças na escola aprendem a faze – los e trazem pra casa . Elas sempre os desenham e os imitam. As mães pedem para as criancinhas os imitarem ; elas imitam . As mães acham graça.
O desfile marca o encerramento da temporada de chuva o inicio da primavera. A mitologia diz que com as muitas chuvas a terra fica doente . Então os demônios que moram embaixo na terra saem para o mundo dos vivos. Sendo então o desfile uma representação simbólicas dos demônios e a expulsão. No desfile as adolescentes com tocha gritam ; Fora ! Fora!


Mas a principal cerimônia da expulsão dos demônios acontece na cerimônia no Pura. Fazem uma grande oferenda chamada ; metjaru para atrair – los e em seguida expulsa-los .
Levantam , também , altares um para o deus do sol ; sanggah agung. Outro para os antepassados e outro para os espíritos maliginos.

Durante a cerimônia tem briga de galo que pelejam até a morte. Dizem que a terra por causa das muitas chuvas está doente e pede sangue.
Hoje em Bali os balineses não sabem o certo os motivo de Ogoh- Ogoh cada uma fala uma coisa. Um balinês me disse que as teorias do hindu são obscuras e confusas . Eu já tinha notado isto , mas achei que eu que nao estava entendendo por causa das explicação em indonésio.
O desfile do Ogoh- Ogoh é festa . Euforia total. Os balineses que conhecem o Brasil diz que ogoh – ogoh é ; carnaval Bali.
O que sabem com certeza é que eles atraem turista para Bali ; o mundo quer ver , fotografar ; escrever.
A curiosidade do mundo enche os balineses de orgulho que dizem serem uma cultura única.

O que tenho observado no Hindu contemporâneo , de Bali é um Hindu para turista ver. Um balinês me disse se não tiver mais cerimônia Hindu em Bali não teria mais turista. E isto os preocupam muito pois o turismo é a principal base da economia balinesa.

Os turistas que passam uma semana , quinze dias , um mês em Bali acha tudo lindo harmonioso , místico , mágico uma maravilha.
Mas aqueles que aqui vivem , com olhos, sabem bem que a cantica é outra principalmente para as Mulheres.
E assim vai ... vivendo Bali de Ogoh – Ogoh em Ogoh – Ogoh ...


Uns são mãos, outros, pés, outros olhos, assim por diante - não somos todos apenas um membro do corpo, mas vários membros formando um só corpo: "E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; ... Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." (vs. 21-22; 25-26).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário