nas tribos da cidade '

-

08/04/2010

Nyepí

E disse Deus ; Haja Luz e houve luz.





... Após a  noite do desfile do  Ogoh – Ogoh    , expulsão dos demônios, as 6 da manhã começa o Nyepí
O dia de silencio; não pode trabalhar , sair de casa ,  acender a luz . Na teoria. A quem o diga que  este dia fora  mais respeitado ;
Bali está  cheia de hotéis  e  no Nyipe ; não para. Tem hotel que tem  até cortina especial para o Nyepí para a luz não sair na rua e chamar atenção. Os  balineses que  estão podendo passam  o dia em hotéis ;  na piscina.
Não pode andar na rua. Mas na verdade ; não andam  nas principais ruas.  Andam  nas estreitas ruas (gang) de Bali  ; - que ninguem nem vê.
Tem aqueles mais radicais  que fazem até jejum. Mas a maioria leva um dia normal ; só não acende todas as luzes. 
O acender da luz vai depender do local que mora  e do líder do Banjar (pequenas  comunidades  que formam  as vilas).
No ano passado  passei o  Nyepí em Sukawati  ,  lá as pessoas tiveram um dia normal  e a noite ; uma luzinha acessa aqui outra lá ... Eu também acendi uma.Só podia uma. Me disseram.
Este ano passei na Ilha de Lembongam. Lá foram mais  radicais o governo da pequena ilha desligou a luz geral. O ruim não é  o escuro  ; o ruim é  o calor  e as comidas estragadas.
 Contudo os moradores  , da pequena ilha, trabalharam nos hotéis  até as  6 da tarde ; antes de escurecer.

O  Nyepí  é o ano novo hindu do calendário Saka ; - que começou  a ser contado no ano 78 depois de Cristo  tendo os  meses de  35 dias .  E o calendário solar e lunar. E  ele que indica os dias de festividades  e cerimônias hindu. Em Bali o calendário saka está  embutido com o ocidental.
Tem também  o calendário  wuku ;  nativo balinês de 210 dias  que está dividido em semanas. Uma semana de um dia outra de dois outra de três e assim sucessivamente até   a semana de dez dias. Cada dia da semana tem um nome que determina o  caráter do dia.  São muitos os nomes e datas a maioria dos balineses não sabem decifrá-lo. Sempre que pergunto das datas do calendário wuku eles dissem; oh! Susah! (difícil)
    
Os  calendários hindu  regulam  a vida social e religiosa de Bali. Todos os balineses em suas atividades e trabalhos  consultam o calendário para  o tal propósito. O melhor dia  para comprar casa , para plantar arroz   , para casar...
Todas  as cerimônias são indicados por eles  . O sacerdote do Pura tem o dever de  saber fazer os cálculos  para indicar os dias   certos  das cerimônias.
Quando um balinês compra uma casa ou reforma , por exemplo, ele tem que fazer uma cerimônia para o novo habitar. Então ele vai no Pura e consulta o sacerdote que faz as matemáticas  dos dias do calendário e diz  qual  dia  é   o melhor

Como são muitas  cerimônias e os dias indicados podem cair em qualquer dia. Logo os balineses faltam muito no trabalho e  na escola  devido aos fazeres religiosos .
Tem cerimônia que levam dias de preparo;  a cerimônia da  cremação é uma delas.
Com isto ; o balinês se complica na área de trabalho. O próprio  balinês patrão  não gosta muito de contratar  balineses  porque eles faltam muito devido as cerimônias. Então eles preferem contratar indonésios da ilha de JAWA e  de outras ilhas. Isto gera uma certa revolta nos balineses. 
Por  que  , muitas vezes , o trabalho que resta pra eles são  de tapa  buracos  dos  dias de feriados islã e cristão.

Por isto eles sempre colocam a  culpa das moléstias de Bali  nos javaneses. Se tem roubo ; foram os javaneses. Se tem prostituta ; são as javanesas. Se tem assalto ; são os javaneses ... 
Minha vizinha ficou doente o pai dela disse que a culpa  é  dos  javaneses  que vendem  porcarias para as crianças na frente da escola.

O  dia da comemoração do ano novo hindu  e no mês de março,  mas não tem dia certo. O dia vai depender  da lua ; Nyepí  e comemorado  na data de “ lua escura” (sem lua).   
No calendário kasa  Bali está no ano de 1932




Nenhum comentário:

Postar um comentário