nas tribos da cidade '

-

22/04/2010

Upacara Bayi - cerimonia infantil -



    (...) tu me amas  mas do que estes? 
    (...) cuida das minhas ovelhas.
    (...) tu me amas ? 
   “Sê pastor das minhas ovelhas”.
   (...) tu me amas? (...) cuida das minhas ovelhas.


Muitas são as cerimônias  na vida de um balinês hindu. Começa quando este está  na barriga da mãe. Quando o bebe  nasce pegam a placenta da mãe colocam dentro de um coco ( novo) e enterreram na frente da porta  ou portão da entrada da casa .
 Sendo que  ; se for menino do lado direito , menina do  lado esquerdo. E a cerimônia Ari- Ari 
Em cima da placenta enterrada  levantam um altar  , no qual e feito  oferenda  diária e  é mantido  uma pequena chama. 

 
Esta oferenda  é feita normalmente quando as mulheres terminam de cozinhar. E  cerimônia   para a vida espiritual das crianças. Quando o bebe  completa  um mês e  7 dias ; outra cerimônia  “ satu bulam tujuh hari “ (um mês e  7 dias) .
Nesta cerimônia colocam cordão preto  nos dois tornozelos e braços do bebe  ,  é pra proteger as crianças das doenças ; me disse uma aluna. 

Outra aluna me disse que  a cerimônia da placenta chama – se  ; Akambuan  ou Tutug Kambuan . Argumentou  que quando a criança nasce até  três meses mãe e filho estão sujos ( espiritualmente ). Sendo assim não podem irem no Pura ( Templo Hindu)
 
No terceiro mês  na cerimônia ; Nelulanin  ; é feito a  purificação ,  troca – se as pulseiras de barbantes por  de prata ou ouro ( depende do dinheiro da familia) .  O bebe recebe  anel  , brinco  e um broche na  molera  ,  um  colar com um  muleto (tubo de prata)  dentro  tem pedaço do  umbigo do bebe .  Quando a criança fica doente tira o pedaço do umbigo faz chá  pra  ela   beber.  





 Nesta cerimônia os pés do  bebe  são colocados  no chão pela primeira vez. Acreditam que a criança quando nasce são semalhantes aos deuses  e se colocarem elas no chão se igualaram aos homens.  Em um momento do ritual os      pés do bebe  são  lavados com água  do mar  , que está dentro de um vaso grande cheio de oferendas , com filhotinhos de peixe. 












Esta cerimônia é realizada  por mulheres os homens ficam no  canto sentado ao redor de uma oferenda com pequeno fogo no qual tem  um bebe feito de folha de bananeira. Somente o pai do bebe acompanha. 


 

















 
 



 Os acessórios  que serão colocados no bebe  vestem  um coco que fica dentro do berço  , feito para a cerimônia , pendurado   no teto do lado das oferendas. 


Comentei para umas  alunas  que aquela tinha dito que  a  cerimônia da placenta se chama   Ari- Ari . Umas concordaram que sim outras que não. Um aluno me disse que o Hindu ; não  tem certeza. Depende do lugar que  mora. Então a aluna ressaltou  :  -  Em Denpasar e Ari – Ari ,  mas na minha vila não.



Prosseguiu :  - Quando a criança tem  6 meses tem a cerimônia Potong Rambut  no qual  raspam o cabelo da criança deixando somente um topete na frente. E ao completar  210 dias de nascido pelo calendário  balinês ( wuku) . Tem oferendas ( cerimônias) de  um ano de vida.
Então em seis  e seis meses   do nosso calendário  tem cerimônia que data o nascimento  do balinês pelo calendário wuku.  Os homens comemoram até a morte  as mulheres até o casamento.
Agora  entendo porque as crianças  e os velhos não sabem , direito, suas  idades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário