nas tribos da cidade '

-

18/05/2010

Potong Gigi - Limacao dos Dentes

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
Jeremias 29.11

Na adolescência  os balineses hindu ; liman  os dentes ; incisivos e caninos. A cerimônia  deve ser realizada na puberdade  mas  como é muito  cara  ( a mais cara ) é comum sua realização em  grupos  ou  na cerimônia de casamento . Apesar de ser uma cerimônia importante  muitos chegam a idade  adulta sem  a realização . Então quando morrem fazem a cerimônia  nos dentes do morto porque acreditam que se  não o fizeram  será negado a entrada do morto no mundo dos espíritos.


Acreditam , também ,  que se não limarem os dentes ficaram semelhantes  aos  animais  e ao  deus  do mal  ; Raksasa ; que parece javali .  Limar os dentes está também relacionado  em  não ofender a alma da mae do  arroz. Pois o arroz  é cortado com a foice .
De certa forma se igualam  a alma do arroz  limando os dentes. Antes da cerimônia ficam três dias  se guardando sem sair de casa. A cerimônia   é realizada pelo brahman que conhece  as formulas ,  rituais , limas e pedras usadas na Cerimônia ; afim de que  o jovem não sinta dor.


A cerimônia é realizada em casa no Balé perto do PURA (templo hindu) da família. Rodeado de oferendas os jovens se deitam e são cobertos com um  pano  , acreditam que seja magico ,  os ajudantes seguram  seus pés e mãos. O  sacerdote  pega um anel de ouro com rubi . Fala umas palavras ; - que dizem ser mágicas.  Bate levemente o anel  nos dentes que serão limados . Então começa a limar os dentes.


A duração  depende  do  gosto do jovem . O brahman lima  , fala com o jovem  . Ele se levanta olha no espelho . Olha se está  do gosto. Tem uns que pedem pra limar  outros  não. Há quem o diga que antigamente não era assim.  O brahman que decidia quando  os dentes estavam aparelhados.




Depois   dos dentes limados . Bebem um liquido marrom  , servido pelo assistente ,  cospem  dentro  de um coco amarelo que será enterrado  , pelos jovens ,  no Pura da família  atrás do altar dos ancestrais .
Perguntei se doía  um disseram que dá arrepios e que depois da cerimônia o muito gelado e muito quente dá  coisa ruim .   Outros firmam a cara e dizem que não dói nadinha.




A cerimônia é demorada  ;  família  ,  amigos e vizinhos são todos convidados ,  pois se trata de uma data especial . Também é uma cerimônia no qual  o poder aquisitivo da família e mostrado (como em todo lugar do mundo).  
Se for família rica a comida servida para os convidados será ; BABI GULIM  . Prato típico de  bali. BABI é porco. Porco no rolete com arroz e muitos complementos  apimentado.  Quando e servido babi gulin nas cerimônias e sinal  que a coisa é boa.

Mas ... Muitas são as comidas servidas nas cerimônias. Quando o convidado chega , logo vem as mocinhas recepcionistas servirem salgadinhos e docinhos típicos  ( kue Bali) e algo para beber.

O tempo todo da cerimônia tem comida . Muitas pessoas presentes não dão muita atenção para o ritual  ; - creio que estão acostumadas ; -  ficam por ali  contando prosa  rindo . Sendo que as mulheres num  canto  , homens em outro fumando ; SEMPRE.


Não tem horário certo pra começar e nem pra terminar. Quando convidam  o horário e mais ou menos a tal horas. As pessoas chegam e vao embora  o tempo todo da cerimônia. Uns ficam muito tempo outros não

Então a cerimônia fica  igual formigueiro  em intenso movimento de  gente chegando indo de gente servindo , gente comendo , gente bebendo , criança correndo ,  criança chorando , homens  fumando , rindo ,  mulheres cozinhando  ;  é a cerimônia rolando.



Normalmente a cerimônia é o dia todo.  No final  apesar de passar o dia  sem esforços físicos  só comendo e assistindo  o  ritual ; dá um cansaço. Pensei que fosse coisa minha . Mas não. Uns amigos me disseram que o cansaço que sentem  após uma cerimônia  é inexplicável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário