nas tribos da cidade '

-

13/06/2010

FÉ, A CERTEZA DO QUE NÃO SE VÊ



" Amplia o lugar da tua tenda , e estendam - se as cortinas  das suas habitações ; não o impeças ; alonga as tuas cordas , e  fixa bem  suas estacas"




Fora da Indonésia  as noticias que se tem é que o pais é mulçumano. Qualquer pesquisa diz que  80%  da populacao  na Indonésia são mulçumanos.  De certo.  Mas. Estando aqui a historia  é outra;

A maioria dos mulçumanos aqui são como os católicos ai. Tive a audácia de titulados de "mulçumanos relaxados." A política da indonésia ( em sua maioria)  é mulçumana ; o presidente da indonésia é mulçumano. Mas segundo os comentários ele  não é radical como Suharto  ; - ex presidente  , ditador  , que ficou no governo mais de 30 anos.  O mandante dos  ataques no Timor Leste. Como foi o governo de Suharto  sei por livros e da  boca do povo. 

O que  escrevo  é  sobre a Indonésia de agora ;
Não existe uma religião na Indonésia que não esteja misturada com as culturas locais . Cada ilha  , em particular ,  tem sua cultura  , língua  e dialeto local. Tem ilha que tem mais de 10 línguas locais. As ilhas são definidas conforme a religião predominante; As vestimentas , as comidas, os feriados ; a maneira de se comportam  na vida e a maneira que tratam  o outro.

Aqui eles não tem nenhum problema com  isto. Sempre orientam os estrangeiros ;   a ilha de Sumatra e Jawa  são  mulçumanas  por causa dos mercadores árabes ,  a de Flores é católica (a maioria) e protestante por causa dos portugueses   e holandeses  , Kupang  70% da população é crista . Sulawesi se dividi entre católicos , protestantes e cristão.  Bali é Hindu.  Segundo eles a religião natural da Indonésia antes dos árabes chegarem.  Nesta salada religiosa os  indonésios  vivem.
Apresentan a Indonesia sempre assim ,  porque para eles ter uma  relegião  é  extremamente importante;    -seja ela qual for. 
Os indonésios não  podem acreditar que alguém possa viver  sem crer em nada. Qualquer documento pede declaração de relegião. Qualquer conversa primeira . Perguntam  ; que relegião você  é. Quando ouvem que não tem  relegião . Precisa ver os olhos de espanto.


Pode  até ter algumas desavenças religiosas  entre eles   mas sempre por motivos políticos. O povo não tem a iniciativa  própria de gange. Se  tiverem  tem sempre um poder político por trás. A Indonésia  é o maior arquipélago do mundo com 18 109 ilhas. Então tem ilhas que sua gente  está esquecida ,  é  gente muito sofrida  de vida miserável . Mal sabem  a religião que seguem. A pesquisa do CENSO passa  ; eles falam que são  ;  eis o resultado.

A cabeça está tão corroída pelos dias miseráveis em que o único objetivo é a sobrevivência. Qualquer coisa que eles ouvem falar que é bom eles acreditam , ou fingem  que acreditam.  Tem olhos que não mora esperança.   O que  eles querem mesmo  é comida , água  , sono ; dias

Em  Bali  o  Hindu trazido  da Índia  misturou – se  com a religião primitiva  que  se misturou com o Buda da China  que por sua vez misturou –se com as crenças do Japão que se resultou no HiNDU  de Bali.
Estas religiões  foram trazidas por homens de guerras , conquistadores com ganas de terras e especiarias ; poder.
Como a Indonésia é um arquipélago é presa fácil para os conquistadores . Então , cansados de tantas invasões ,   em busca da paz os indonésios  procuram , dentro de seus limites , respeitar a religião do outro.

Sendo o islã o governo  ; obviamente  não quer perder o poder. Mas também não quer guerra. A econômica   da Indonésia está em desenvolvimento ( precariamente devido a corrupcao ).  Os economistas palpitam a fortificação do turismo ; - principalmente em Bali. Não é bom para o país ter fama de intolerância religiosa.  Por isto mesmo o governo sendo mulçumano quando  capturado uma organização de bomba ; é morte  na certa.

Contudo parece  que tem uma linha cultural que une todas as relegioes da Indonesia . Todos acreditam e morrem de medo de fantasma. Todos fumam . E   se aos ollhos cristao do Brasil ; O ESPANTO.  Te digo que ; com este mesmo espanto e o espanto daqui quando ficam sabendo que ai  e permitido divorcio ; - fiquei sabendo que  tem cristao que passa pro isla para o divorcio legal  ;  o isla e a unica relegiao da Indonesia que  permite separacao.
Todos respeitam o deus do outro  como se todos os deuses de todas as religioes  existissem. Nunca na vida eles  falam mal do  deus dos outros se falarem de outro Deus eles ouvem , respeitam.  Creio que este respeito coletivo  é  devido ao fato que os Indoneses  sofreram muito  com as invacoes em nome de deuses , em  busca da paz aceitam  todos os deuses que aqui chegam.
Calcula. O mundo já tinha passado por duas revoluções industrias  . A indonésia , ainda, sendo invadida por imposicoes religiosas. 

No mês (maio) passado teve congresso de louvor e cura patrocinado por todas as igrejas protestantes. de Bali . O estádio  estava lotado. Nas cadeiras  ; mulçumanos , hindus , católicos  e protestantes Juntos  com o mesmo objetivo ; A cura.

Os olhos pediam  esperança ,  pediam socorro ...  De que já tudo tinha feito.  Na Indonésia o sistema de saúde do governo  é precária  e o privado caro. Então eles caem para o sobrenatural qualquer coisa que  eles ficam sabendo que é bom eles acreditam. E a crença transita por todas as religiões.
No meu primeiro mês em Bali fui com uma família balinesa Hindu em uma casa de  uma família de católicos que fazem  oração.  A família vende amuleto para espantar as doenças  e infortúnios ; custa 100 dólares. De quando em quando vejo um amuleto andando por ai .

A ilha de Flores é conhecida pelos seus curandeiros. Um professor  balinês me disse que em sua juventude era guia e sempre ia pra lá. Contou que tem muitos curandeiros   , como xamas  , que muitos  os procuram.  Os curandeiros vão até a casa do cliente  pegam  objetos  , afirmam  que é vudo . Levam  penduram  na casa e no quintal.  O professor ressalta ; A casa do curandeiro é cheia de coisas pelo quintal ,  coisas penduradas  nas árvores esparramados pela casa. Sentado do nosso lado estava outro professor  de  Flores que logo foi dizendo que não. Que isto é coisa do passado que agora com a medicina não tem mais disto não.

O professor balinês disse que ainda tem. Os dois ficaram nesta de tem e não tem. Eu. Tirei minhas  próprias conclusões  ; lhe escrevo ;  creio que ainda tem. Porque vieram as medicinas mas o povo não tem dinheiro pra pagar.
E assim é a Indonésia  ; crêem em tudo e não tem certeza de nada.

" Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário