nas tribos da cidade '

-

06/07/2010

                                                                              


                                                                                Felipe Melo , na defesa ,  eu também  fiz gol contra 
                                                                               chutei  muitas canelas ... 
                                                                              Quem não ; que atire  as pedras.

Já faz algum tempo que penso em escrever sobre mim contextualizada na cultura balinesa.
Mas tenho um trato comigo mesmo . Todo cuidado é pouco . Posso escrever coisas que os olhos alheios não saberão ler.  Pegaram minhas palavras e farão o que quiserem .
Terei ,  então ,  que me esticar toda  para explicar que não era bem assim ... Me custará umas dores de cabeça , noites  mal  dormidas e umas dores de estomago.  Horas inúteis. Olheiras Horrorosas.
Eis o motivo . Por isto me empenho , agora , em escrever menos e pensar mais . Não . Não . Não é falta de assunto.

Estou disposta a ser responsável pelas minhas letras.  Descobri que não  é bom escrever na primeira impressão. Ainda mais quando se trata da cabeça que escreve   de  uma cultura  e as personagens e conceitos de outra. Eu que não quero ser dona de letras assassinas .
E preciso , ao menos tentar , conhecer todos  os lados tentar ser   depois escrever.
O mais interessante é que , automaticamente ,  quando você  se vê  analisando outras  culturas . As outras culturas também te analisam .
Então me  vejo  na frente de um grande espelho  refletida   de  raízes de toda uma gente.



Os brasileiros? Aqui. Tem fama de  gente boa , festeiros e  alegres.  Meus alunos , a maioria , tem preferência pra trabalhar nos cruzeiros do Brasil . Eles gostam de feijoada , Skol  ,  das  músicas  e das mulheres. Levamos o titulo de  ; as mais bonitas do mundo. Tive um aluno  , muito engraçado , que olhava pra mim  , na aula , e dizia  inclinando a cabeça pra cima  fechando os olhos ; Saudades do Brasil !   e balançava a cabeça repetindo ; Brasil Good !

Quando  trabalham no Brasil em 6 meses eles já  tem uma base do português porque fazem amizade com os brasileiros. Os brasileiros tem fama de amigáveis ; - deve ser porque brasileiro  tem  cor e cara de todo mundo  ; tem facilidade de aceitar diferenças.
E é  claro . Somos muitos conhecidos pelo futebol... O futebol brasileiro.

Porém . Todavia. Contudo . O estrangeiro que  conhece  um brasileiro de perto ... Faz a seguinte reclamação. Dizem que é quase impossível agradar um brasileiro. Dizem que por mais  esforço que se faza  o brasileiro sempre vê defeito . 
Nunca reconhece o esforço. Quase nunca agradece.
Uma estrangeira  “ latina” me disse  que foi liderada por uma brasileira . Como foi difícil pra ela  , dentro de suas limitações culturais.  Tudo que  eu fazia  , nada estava bom  , ela me deixava triste sempre me fazia chorar  . Comentou franzindo a testa ;  - Difícil  agradar  brasileiro.

Pensei.
Eu já tinha pensado nisto  nas terras brasileiras ...
Mas pensei que fossem alguns do caminho . Não um comportamento coletiva.
Eu. Quantas vezes , também , fiz isto?

E agora na Copa. Me veio como um  tapa na cara. Rasga meu peito.  Vendo o Brasil do outro lado do mundo . Foi de doer a alma.  Você já sentiu vergonha  e tristeza por um comportamento de uma nação?

A primeira  vez que senti foi quando  soube da historia do Paraguai. Que tristeza! Nós  nos juntamos com a  ganância da Inglaterra  e acabamos com o Paraguai; nossos irmãos latinos. Covardia.
 Me deu uma tristeza. Uma tristeza histórica. Eu fiquei sem saber de onde veio . Achei tantas coisas. Que o presidente tinha que pedir perdão pros paraguaios.  Ajudar .  Que todos os brasileiros  tinha que fazer algo pros paraguaios . Sei  la.

Pois bem . Agora tenho uma tristeza  contemporânea  ; é o Dunga e seus meninos.
Que vergonha! Que feio! Ver vocês daqui tratando eles deste jeito. Falta de humanidade de respeito e bom senso.
Brasileiro. Se você que ficou ai meses pensando ; que legal a Copa  está chegando !
Finalmente chegou . Se deu o trabalho de comprar uma camiseta um pompom  verde e amarelo , cervejas , cachaça. Sentou na frente e torceu...
Ficou  puto da cara  , chutando ar , soltando palavrão  .... Muito triste pela derrota.
Imagina eles que colocaram a cara . Quatro anos de treino.  Correndo  suando.
Levaram um monte de porrada dos jogadores e da imprensa brasileira.


Do mais. Sempre tentando equilibrar o psicológico as emoções as dores musculares . Pra fazer bonito.
Brasileiros. Se tem alguém que queria nesta vida   vencer é Dunga e seus meninos.
Porque os Torcedores agem assim ? Como se eles tivessem culpa.  Que desumano.

Quem é medíocre?

Fiquei aqui nos meus cálculos pensando se procede assim o andar da carruagem ... Na próxima Copa no Brasil. Para o jogo do Brasil vai ter que chamar o exército brasileiro  e o BOPE.  Caso o Brasil perca ,  corre o risco dos torcedores quererem  lixar  os jogadores.  Estimulados pela   mídia  .
O que pensa os torcedores brasileiros ? A seleção brasileira tem que ganhar todas as Copas? E a mídia ? Que falta de respeito para com Dunga e sua equipe.




Agora entendo. Os jogadores tem que ter salário alto mesmo! Pra tanta pressão e falta de respeito da torcida e da mídia brasileira.  Nunca fui muito com a cara do jornalismo brasileiro . Agora nesta copa ; menos ainda.  A imprensa tem liberdade de expressão . Mas tem que ter limites  e respeito.
Ficaram com raivinha porque o Ronaldo Gaucho não foi escalado. Não pense você que  eles o queriam para o melhor do  Brasil . Eles  queriam por causa do patrocínio da NIKE ; dinheiro , dinheiro...Marketing.
E na copa de 2006? Todos que a mídia e patrocínios queriam estavam lá . E aí? Uma andorinha não faz verão.



Aqui na Indonésia   já tinha  uma propaganda pronta contando que o Ronaldo Gaucho  ia ser escalado. Não foi. A  propaganda rolou  do mesmo jeito ; já estava pronta.
Aqui e no mundo o Brasil é conhecido pelo futebol.  Uns dos jogos mais assistidos  , aqui é do Brasil . Eles dizem que  o futebol do Brasil é bonito. As criancinhas, orgulhosas ,  sempre vestem a camiseta  verde e amarela . Agora com a carinha do Kaká e Robinho  estampada.

Minha aluna do Timor Leste disse que no trabalho dela , ela trabalha na embaixada do Timor Leste em Bali , no jogo do Brasil não deu bolão porque todos torciam para o Brasil. Todos da embaixada estavam muito triste porque os jogadores do Brasil são os melhores do mundo.  Foi azar . Nervosismo . Comentou ela . Jogo é assim mesmo. Complementou. 

Falei pra ela que os torcedores e a mídia estavam maltratando o Dunga e  jogadores.  Falando palavrão pra eles. Ela arregalou os olhos e disse com seu português  timorense  meio lá meio  cá :  - Coitados! Porque isto ? mas  todos são brasileiros ... Os jogadores estão triste mais isto também . Não pode. Não pode. Coitados! Porque?
Respondi : - Por que os torcedores brasileiros estão virando psicopatas irracionais.   Agora o Brasil  tem  obrigação de ganhar todos os jogos do mundo . Por que se não ... Quando chegar em casa  vai apanhar !



Vi na net a chegada dos brasileiros no aeroporto. Boicotaram as informações  era pra desembarcar neste desembarcaram  naquele.  Escoltados .  Com medo .  A mídia  achando o  Máximo .
Que vergonha nacional ...
E na noticia de cima  ; fotos da  festa de recepção  da chegada dos jogadores paraguaios.
Os paraguaios! Que coisa não?

Uma vez Dunga disse ;  - Se o Brasil ganha  pedem futebol bonito se tem os dois  o adversário era ruim.
Isto somos nós ... Vistos de fora
                                                           







“Com a mesma medida que mede será medido..." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário