nas tribos da cidade '

-

06/09/2010

5 de SeteMbro de 2010 : 2 aNos em BAli - IndonesiA

                                           *BjinHu di BALi *
                                                                           
Os indonésios de Sumatra e de Sulawesi  estão colocando fogo na Bandeira da Malásia . A causa ; o governo da Malásia está querendo patentiar o BATIK (tecido da Indonesia)  e danças ; tradicionalmente conhecida como sendo da  Indonésia.
Afim de atrair turismo. Estas  causas   lhe dão  forcas  devido ao fato que  a lingua ; bahasa indonésia veio  da Malásia.  O governo  da Indonésia  , deu como uma causa atoa ; não faz conta.
Algumas ilhas  não engoliram ; e  agem por conta própria. Estão queimando as casas e apedrejando os Malaios que vivem na Indonésia. Pois é .  Dois países mulçumanos brigando por Identidade  nacional.

Professora!!  Os japoneses do Brasil  não falam japones! 

No mês do Ramadã  ( jejum mulçumano)  e a época que mais tem propaganda de comida na TV.

Não quero correr atrás do vento.  

As gentes que estão saindo nas ruas em protestos são chamados de vândalos por aqueles que tem trabalho , carro e casa própria; “ Nada é novo debaixo do sol”

Muito problema de pele. A água tratada é cara. Comida suja. Ratos. Banhos e roupas  lavadas   na vala da água da chuva.

A juventude é uma banda ; uma propaganda de refrigerante.

Amar as nações é fácil . Difícil  é amar o vizinho. O colega de trabalho. As motos do transito ; os pensamentos  e comportamentos mal educados.

Soluções fora do contexto é utopia.  Só sabe  quem o  sente.

A vida  das mulheres balinesas é muito penosa. As tarefas do Hindu pesa a vida. Castiga. Fadiga; os olhos que os digam.  Dá mal humor.

Não é o lugar é as pessoas.

Este ano a Indonésia fez 63 anos de Liberdade sendo que 32 foram de ditadura do Suharto ( um dos governos mais corruptos do mundo) .
Dizem que vivem a Democracia. Ainda não. O cidadão não tem direitos. O maior sempre escraviza o menor.
Com baixos salários ; muitas horas de serviços ; sem direito a nada.Sendo que este não tem direito de se manifestar como pessoa. Se o cidadão reivindicar algo. Coisas simples. Certo que será perseguido  ; despedido.
Existe um cala boca invisível de medo. Que vem causando agonia e matando a esperança da Indonésia . Resultado disto ; Ataques histéricos.

Uma escolha ; muda todo o percurso da história.

E comum ver nos  jornais  homens e mulheres com ataques histéricos gritando desesperados ; desmaiam  na frente das  câmeras. 
São problemas que seriam fácies de resolver se houvesse leis de direitos do cidadão comum . A falta delas geram  um desrespeito um com o outro.   Inacreditável. Sendo a lei o dinheiro. 

Eu me sinto bem. No meio do mar , montanhas e flores.
 

 Fazem misturas  perigosas   em comida e bebidas afim de ter lucro. Com isto ; muitas   doenças de pele e  mortes  do nada.

  Mas há . Quem o diga ; Basta. Estão se organizando e saindo nas ruas. Comum , também , ver nos  jornais as passeatas e protestos.  O enfrentamento dos cidadãos   com a cavalaria  do exército nacional. 

A indonésia está lotada de igrejas. Tem ilha que 70% são cristão. Há quem o diga que boicotam  as pesquisas . Para não perder a fama de país mulçumano.

O trabalho  está  sendo  feito. O exército está seguindo pelo mundo. Na boa; Deus não precisa do seu dinheiro  nem  dos dias de   Domingos . A fila anda. 

Eu não gosto de frio ; mas queria abraçar um pinguim. Eu gosto do ar da manha do seu  cheirinho ; mas tenho preguiça de acorda de  manhã

 Já vi passeatas  em  que as mulheres , mulçumanas, vão pra cima da cavalaria e avançam com as unhas  na cara da policia.  De tanto nervos da vida toda.

As criancas. Minhas vizinhas. Nome: Ayu Bintang , Ayu e Komang. Gostam muito da escola Dominical.
As outras criancada ficam querendo ir  também . Mas não  cabe todo mundo na moto. Estamos dando um jeito.

Ondas. Ondas. Ondas... 

Muito antes escreviam ; tem coisas que não vale a pena escrever. Depois. Tem coisas que não vale a pena a caneta escrever. Agora ; tem coisas que não vale a pena  dedos  digitar.

Bali é o lugar que todo mundo quer voltar.

A seis meses atrás um Banco roubou  os dinheiros. Os clientes foram atrás dos seus direitos . E nada. Aquela velha istória da Indonésia ; Espera ... Paciência...  
O esquema é vencer pelo tempo pelo cansaço  da espera ; que mata a esperança. E perdem  as forças.
A galera ficou  agitada . O governo se manifestou. E devolveu o dinheiro. Só que ao devolver o dinheiro Roubaram  o dinheiro outra vez! Consegue imaginar?  O povo continuou   nas ruas . Fogo nos pneus. Pedrada na policia nos cavalos. Gritos . Desmaios. Sangue... 
Foram atrás do ladrão . E ficou assim o Judiciário , Executivo ,  Legislativo  a Policia todos envolvidos.  Quem recorrer?
Fico feio. Pedradas.  Fogo. Gritarias; desmaios...   E nada.
Assim é . O  pior  de tudo   é que ;   se este que foi um dia injustiçado.  Se houver chance eles o farão. Não sei se é educação ou vingança.

Basta.

A  comida da Indonésia , ainda , as vezes  me faz mal.  Desde do primeiro mês tenho alergia. Do ar , da água , da comida; TALVEZ.
Claro. São coisas normais. Que qualquer estrangeiro tem em outro habitar.

Bonito estar aqui.

Mesmo que a Bíblia  não fosse verdade. Está seria a mentira que preferiria viver.

Uma grande parte das mulheres balinesas na idade de 35 anos pra frente apresenta comportamento de distúrbio mental.  Principalmente aquelas que moram perto das montanhas longe do turismo.
Muito gambiara. Direto tem fogo nas casas. Por causa dos botijões. Como a maioria mora num quarto.  Muitas crianças  deformadas  por queimaduras ou mortas. 

Eu falo indonésio.

Está assim. Os chineses estão indo para  BANGLADECHE   , VIETNÃ,  Canboja , Malásia  e por está Ásia  vai...
Os indonésios estão indo para o Timor Leste  Ásia Central ; Oriente Médio.  Um pouco difícil. Enchente na China. Enchente no Paquistão. Agora. Entra ONGS entra CRUZ VERMELHA ; entra todo mundo.

Quando um indonésio vai para o tribunal , por algum crime , ele se veste com as roupas de ir  orar na  mesquita.

O seu Lula está de relacionamento de amizade com o oriente médio.  Enviou ajuda para a enchente. Querem reabrir a embaixada do Brasil por lá. Bom para os  vistos dos brasileiros que querem  ir lá.

Vivi um ano na Indonesia com 100 dolares por mes. 

“Im tirzu ein zo agada” não e indonésio é hebraico. Lema de Israel. Tradução :
“ Se deseja, não é um sonho”

Tem coisas que  a gente gosta que sempre morou dentro da gente. Mas tem gente que  sempre quer que seja trauma . Só conhece a gente. De um lado. De umas horas. E já pensa que sabe.

Religião e política  são casados. 

Segue. 

Os  balineses são loucos pelas estrangeiras. Mas eu lhes digo ; Vocês querem  que as estrangeiras  virem balinesas. Então  fiquem com as balinesas de verdade.  Meu sangue é Latino.

Eu sei ; que nem olhos viram nem ouvidos ouviram .

Eu acho que a coisa mais linda do mundo são os Bebês. Simplesmente. Guarde as  suas psicologias para  suas dores .

A indonésia vai bem. Obrigada.

Voltei no tempo; e me vi de universitária  de regata verde ,  calça jeans e botas  marrom clara  , sentada dizendo para a colega da frente que ano que vem viria para Bali. Onde é Bali? Na áfrica?

Moro com uma familia balinesa. Tem um menino Bayu e uma pré adolescente nome : Linda. A mae foi embora. O pai  é mais velho a mae casou gravida ; nova. O pai ficava o dia fora  , voltava a noite. Diz ele: estava trabalhando com turismo. Ela sozinha com as criancas.Cansou. Arumou outro ; engravidou.
 Quando o casal separa as criancas ficam com o pai.

Quando eu visto cabaia ( roupa tradicional balinesa) dizem que já estou pronta pra casar com um balinês.

Tem manhã  que abro os olhos  é  digo : -  Você mora em Bali é professora de Português. Não fala inglês.  Ainda bem que sou teimosa.

Quando era pequena subia no pé  de goiaba e ficava balançando e cantando  nos galhos. Eu gostava muito. Era  melhor de bom quando tinha vento. Eu ficava imaginando depois das  chácaras depois do riozinho. Eu abria os braços. Imaginava além dos que meus olhos de cima da árvore podiam ver.
Voei. Além que meus olhos podiam ver.

Elas chegam na igreja . Perguntam se é    Natal. 

Fumam. Fumam. Fumam. Na cara das gente. Das criancas. Em lugares fechado.

Eu realmente gosto de viver em meu tempo. Minha tia  Heleninha me disse de  despedida  para a Indonésia  ; - Na modernidade de hoje. Nas  facilidades do tempo e das coisas. Eu jovem . Não correria ; Voaria.  

Nem só de  Mulçumanos , Tsunami e Terremoto é feito a Indonésia .
A comida é  boa. 

Eu estou cansada de ir nas Cerimônias hindus. São demoradas repetitivas e cansativas. O cheiro das comidas   misturadas com das oferendas  e incenso  não me caem bem.  Ver as galinhas  ensanguentadas sacrificadas  me enjoa.
As de cremação são as  piores. São dias de preparos. Os vivos ficam em volta do morto , que levo injeção de embalsamento ,  fazendo oferendas . O cheiro e de carne pobre congelada. Amarram  o pé do pintinho com  barbante e a outra ponta amarram no  pé do  morto . O pintinho fica pendurado  por um pé dias sem comida e água . Piando. Piando.  E a galera rindo. Os homens fumando. Piando. Piando. Me dá uma agonia.

O que vier é lucro.

Gosto de ver  o por do Sol . De ficar olhando bem pra ele. Até  sumi. Imagino a terra girando .  Uns de frente pro Sol . Outros de frente pra lua. Amanhece uns . Anoitece outros. Os planetas   boiando no espaço.  Numa milagrosa sintonia.  Eu fico querendo ir lá . Ver TODAS as estrelas.
Eu sei ; não cabe dentro dos olhos.  O querer não tem fim.

Até as crianças sabem ; os mulçumanos são da ilha de  JAWA. Estes saíram em cruzada religiosa pelas ilhas.

Salomão que o diga; os livros nunca deixaram de serem escritos. Vaidade. Tudo vaidade.

Ando muito de moto aqui. O vizinho me ensinou ligar . Sai andando. Se um dia alguém me mostrasse o transito da Indonésia e me dissesse que eu o enfrentaria.
Não acreditaria.  Eu andei muito de bicicleta. Eu gostava. Do vento sentido balançando os meus cabelos.  Esta é a causa certa da minha facilidade com a moto. Esta vida

Se eu quiser é igual poesia.

Eu sei  que as leis não está nem ai para as conseqüências que  vão trazer.   A intenção é  voto. Poder.

Quando foi liberado o anticoncepcional foi a mesma briga.  Até o Papa.   Agora todo mundo toma.  

Conseguiremos lutar contra as profecias do apocalipse?
Quem  tem ouvidos ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário