nas tribos da cidade '

-

30/05/2011

A casa do rio do Tio Sérgio


                                                                      " Em todo tempo és bom "

No meio do mundo. No marco zero .  Na linha imaginária  do Equador que divide o mundo em dois hemisférios.  Cá estou  : Amapá.  Sentindo os ares do Norte  vindo  do Rio Amazonas.
Quando vejo o Rio todo marrom. Meus olhos se enchem de saudades  do azul do oceano  Indico.  Canto como Canta Milton Nascimento :

tua saudade corta
Como aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
Os óio se enche d`água
Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai

Vejo coqueiros aqui lembro dos coqueiros de lá. Os olhos fixa ; pisca : paraliza  o instante presente cola no passado e fica  um só. Mas não é. Por  agora não tem nada a fazer… Me debato dentro de mim  e me contenho. Que venha a esperança…

Já  passou…Voltemos.  No  meio do mundo.






Fui. Na casa do Tio Sérgio que fica  no Rio Amazonas indo pra Belém na curva  do   Camarão  na ilha do Marajó no Pará. No barco de colore de redes de criançada pra todos os lados.  O motor   rasga  as águas. Saímos  às  6  e meia   da tarde chegamos  às 3 da  manhã






Nas águas escuras o barco para  no meio do Rio na frente da casa do tio. O barco diminui a velocidade  o tripulante   ajeita a vuadeira ( barco pequeno com motor ) . Tem que descer escalando o navio até a vuadeira que está grudada do lado .  Leva a gente do meio do rio de madrugada  até a  casa do Tio.

Quando chega tem que escalar a ponte pra subir.  Na ponte andando a luz de lanterna de celular.   Entra na casa . As redes. Dormir. Amanheceu.

A porta aberta apresenta o amanhecer do rio . Calmo. O sol vai se firmando . De quando em quando  atravessam  no céu os Macaranãs (aves) gritando .  As águas  marrom do rio vão  ficando espelho. Espelho do céu. Fica  azul. 




Sinto cheiro de café. Ouço o rádio a pilha noticiando. Viro. Tio , caseiro e filho sentados  na mesa:  - Ketulim dormiu bem?  Vem tomar um cafezinho. Fico dividida entre saciar os olhos ; o amanhecer  do rio. Ou saciar o  cheiro ; do gosto  do  café.

A estrela é a cachorra . Branca  ,  magra. Não dão comida pra cachorro . Pensam que ele caça.  O filho Leonardo de 2 anos.
O dia inteiro Estrela e Leonardo brigam. Parece irmãos . Ele puxa as orelhas dela com força  ela mordisca o braço dele até  ele  solta.  O menino  chora mas não desiste pega garrafa de plástico   bate nela . Ela faz que vai e volta  abaixa  mordisca o pé do menino puxa o calção dele. Neste pé de briga vai o dia todo.


DOMINGO –

E dia de missa. Fui convidada. Oito e meia todo mundo pronto. A vuadeira  também. Fomos. Os caseiros  e filho. O Tio não. Fala   fazendo graça  que  a Ketulim é mulcumana , hindu , crente e católica . Onde ela vai ela reza.

Atravessa o rio  chega na casa da mãe dela sogra dele (caseiros) . Ela  e duas crianças vão também.  Agora somos em  sete  na vuadeira. Chegamos. Um lugar fantasma abandonado .

A Dona  me disse que  outrora forá uma vila linda e  alegre. Com muitos trabalhos. Mas o dono do lugar o Senhor Alvares Mendes morreu. A família nunca quis saber. Nem veio  ver os terrenos pra vender.
Eles não sabem o que fazer. Tem receio de arrumar as coisas e a familia vir e tomar. A Dona  com pesar  nos olhos fala que é sempre assim. O pai constroí   na beira do Rio Amazonas; - rio é rico : tem peixe , camarão , açaí e Madeira.


Contudo a vida é de ribeirinho. Os filhos dos donos  não querem saber.  Nem o padre quer saber . Ele vem  uma vez por ano  no mês de outubro.  Batiza os meninos , casa os pombinhos  ,  faz primeira comunhão  , abençoa  e vai.   









A missa  é na escola. De um comodo só. A comunidade  está se organizando para reformar a igreja  de São Cristovão. Está foi a terceira missa depois de anos. O dirigente  toma  conta das missas. Simpático  de boas  palavras   me apresenta   e pede pra eu ler  a primeira leitura do folheto.  Atos  dos apóstolos  capítulo 8.     



Depois outra  leu  a segunda leitura e outra a terceira leitura.  O dirigente  comentou a primeira leitura . Dizendo que assim  como Deus enviou Felipe a Samaria ele enviaria pessoas até eles . Pessoas que se faça   como os pobres  e ensinem valores assim como Jesus fez. 

Afirmou que Deus tinha me enviado até eles  , porque  na missa quase não tem  gente que sabe ler. Convida a todos para  agradeçer  a Deus por minha presença.Cantam o hino da Familia:

Que nenhuma família comece em qualquer de repente. Que nenhuma família termine por falta de amor. Que o casal seja um para o outro de corpo  e de mente. E  que  nada no mundo separe um casal sonhador . Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. Que  ninguém  os obrigue a viver sem nenhum horizonte. Que eles  vivam do ontem , no hoje e em função  de um depois . Que a família comece e  termine aonde vai. E que o homem carregue  no ombro a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura ,  aconchego e calor. E que os filhos conheçam a força que brota o amor.

Abençoa,  senhor as  famílias . Amem.
Abençoa , senhor, a minha também !

Que o marido e mulher tenham a força de amar sem medida. Que ninguém vai dormir sem pedir ou dar perdão . Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. Que a família celebre a partilha  do abraço e do pão . Que o marido e mulher  não se traiam e nem traiam seus filhos. Que o ciúmes não mate a certeza do amor entre os dois. Que no firmamento a estrela que tiver mais brilho. Seja firme esperança  de um céu aqui mesmo depois.    










Mas uma leitura. A criançada anda pra crá  pra lá o dirigente não se incomoda. Olha alguém lá fora comenta com os participantes  e  anuncia a música para a  oferta. Cantam:

Sabes , Senhor, e que temos tão pouco pra dar,
Mas este pouco , nos queremos com os irmãos compartilhar.
Queremos nesta hora diante dos irmãos comprometer a vida , buscando a união . Sabemos que   é difícil os bens compartilhar , mas com tua graça , Senhor , queremos dar .
Olhando teu exemplo , senhor  , vamos seguir  , fazendo o bens de  todos  , sem nada exigir.




Eu vi  aqui nesta beira de rio. Para  os ribeirinhos não falta o que comer. Eles comem o que  a terra  dá . Muito açaí . As crianças adoram. E saudável rico em ferro.
Eles comem o que o rio dá : peixes e camarão. Além. Criam porcos , patos  e caçam.   Perguntei pra meu tio se era só nesta beira do rio que era assim . Ele disse que  é assim tudo parecido.


São  bonitos . Índios misturados com Europeus : franceses , holandeses e portugueses. Gente  mansa , hospitaleiros   , cordiais.  O que falta  na beira do rio é infra-estrutura e educação.

O governo não dá assistência  para os ribeirinhos  e apesar do salário ,  professores não  querem   viver na beira do rio.   Eles sabem disto. Por isto quando vem pessoas querendo construir sonhos na beira do rio  como meu tio  . Eles se alegram muito.
Meu tio me convida  para eu dar aulas pros meninos na casa dele .  Tem  até um barco pra buscar as crianças  ; afirma.  



Pois é ... Sempre existirá um lugar.

Eu estarei  com  voçê e a protegerei em todos os lugares onde  voçê for. E farei com que voçê volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que eu prometi. Gn 28 v 15 





Nenhum comentário:

Postar um comentário