nas tribos da cidade '

-

04/11/2011

Amar

                                                                - Casamento Hindu -                                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                  -  Coríntios 13 - 
"Amar  Verbo Intransitivo" é o título de livro de poesia de Mário de Andrade. Sempre que lembro desse título tento entender o que se passou na cabeça do poeta. Dentro das normas gramaticais, amar é um verbo transitivo, e não intransitivo.

Então..  Por que Amar  verbo Intransitivo ? Pensemos… Verbo intransitivo é aquele que não “pede” objeto, pois a ação que ele exprime está completa. Por exemplo: “A menina dorme”. Compreendemos a ação e isso basta. Já o verbo transitivo pede um objeto (às vezes dois, quando são os objetos diretos e indiretos). Por exemplo: “Maria comprou”. Comprou o quê? “Maria comprou livros” (objeto direto: livros). Portanto   dentro das regras da gramática  o verbo  Amar  é transitivo ; pede objeto. Pois quem ama , ama algo  ou alguém.

Em Bali  ( Indonésia) é  cultural ter namorado(a). Logo pensam que o(a) solteiro(a) está triste, quando ouvem que ele(a) não tem namorado(a). É como se a felicidade suprema do ser , estivesse relacionada em ter alguém. 

Conhecendo mais Bali  , notei que ama-se muito por interesse. Sempre estão medindo as pessoas, perguntando quanto que pagou nisto ou naquilo, se você tem isto ou aquilo. Para algumas pessoas, o único objetivo na vida é arrumar um(a) estrangeiro(a) rico(a). O amor de Bali é um verbo transitivo; pede objetos.

Não sei se posso generalizar; “ quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Por que desta forma de amar?.  Pensei. Seria cultural? Vamos às psicologias. É sabido que o primeiro lugar onde se aprende a amar é ;  em casa , nas  organizações  ; onde as pessoas são inseridas.

Então…   Em Bali o filho homem é  o mais  desejado e amado. Principalmente na primeira gravidez ,  é considerado o mais importante, pois é encarregado de cuidar da cremação (funeral) dos pais .  Também   e responsável pelos  estudos  da filosofia Hindu  ; a fim de ensinar  a próxima geração.
É ele quem representa a família nas cerimônias. Todos podem faltar, exceto o primeiro filho.  Sendo a  crença hindu  baseada em hierarquias. O amor também.

Percebi que o foco está na religião. Em Bali o hinduísmo molda a sociedade.  Sendo assim ; dentro da lógica das coisas, ; molda também o comportamento.

E qual é a relação de amor dos balineses para com os seus deuses? Como os balineses são amados por seus deuses? Através de oferendas. Para eles receberem bênçãos e proteção de seus deuses, têm que dar algo em troca. Não podem aparecer no Pura (templo hindu) de mãos vazias, pois os deuses ficam bravos e podem mandar maldição.
Por isso tem  muitas oferendas, todos os dias, de todos os modelos e cores. E mesmo com toda essa quantidade de oferendas, os deuses não os protegem totalmente.

Por isso eles têm que fazer oferendas para os espíritos maus também. Normalmente são colocadas na frente do portão das casas e nas encruzilhadas com cocos amarelos. As oferendas para os espíritos maus são para eles não ficarem com inveja dos deuses bons e travarem uma guerra espiritual que pode causar muitos infortúnios para os balineses.



Sendo assim eles não têm proteção dos deuses e nem amor genuíno, sempre têm que dar alguma coisa em troca, o que se torna uma pesada obrigação: ficar agradando os deuses. E os deuses, por sua vez, os amam segundo a sua casta.

Penso que amar por interesse é algo que está no inconsciente dos balineses. Pois  é assim a relação deles com os seus deuses a importância maior da vida dos balineses.
Lembro dos anos universitários no qual estudei o amor na História das Mentalidades. A temática discutida foi o esfriamento do amor.  Muitas foram as teorias estudadas. Uma dizia que o amor não existe por si só, que sempre está relacionado por interesses:  satisfação pessoal  , sexual, estético e financeiro.

Por isso tantos casais se separam, pois quando acabam os interesses. Vão  em busca de novos interesses; de um novo amor.  
Sendo assim , o caso não é só de Bali, é geral. Mas aqui me pareceu mais visível aos olhos.
Contudo: Quero acreditar que em Bali há muitas pessoas que amam com o verbo intransitivo. 
Quero acreditar que podemos amar com o verbo intransitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário